REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Publicado em

comunicado-importante
Caras e caros responsáveis,
Campus Niterói lamenta pelo problema que impediu o acesso de muitos responsáveis à reunião de hoje.

Será realizada nova reunião em 22 de setembro de 2020, às 10 horas, para aqueles que não puderam ingressar na sala.
Inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link https://forms.gle/CVH6ignKq4CbeQBL7
Segue uma síntese dos pontos abordados na reunião de hoje para orientação dos/das estudantes e suas famílias.
DO INÍCIO DAS ATIVIDADES
   1- A instituição não considera a hipótese de cancelamento do ano letivo.
  2- O pagamento do auxílio digital no campus Niterói foi realizado com êxito. As poucas pendências existentes se deram em função de inconsistência de dados por parte dos pleiteantes. Essas pendências estão sendo corrigidas.
   3- As atividades terão início em 21-09-20 (assíncronas) e 25-09-20 (síncronas). Isso dará às famílias contempladas mais quatro dias para usarem o Auxílio Inclusão Digital.

OBS: Assíncronas são atividades que não pressupõem que todos estejam reunidos ao mesmo tempo. Cada estudante poderá realizar no seu tempo e conforme sua disponibilidade.
DO PRINCÍPIO DE ISONOMIA
       4- As atividades respeitarão os limites dos recursos tecnológicos oferecidos pela escola.
    5- As atividades serão majoritariamente assíncronas. Para sua proposição, a equipe pedagógica do campus está analisando questões importantes  como “consumo de dados”.
     6- As atividades atenderão às especificidades dos/das estudantes com necessidades específicas, no que se refere à possibilidade de mediação das famílias, em suas diferentes estruturas e condições.
DA CARGA HORÁRIA
    7- Não haverá contabilização de carga horária relativa às atividades remotas. Essas atividades não substituirão as aulas presenciais.
    8- A adesão às atividades remotas é opcional e não haverá aplicação de instrumentos de medida que visem à geração de notas (provas, testes, etc).
   9- Os/as estudantes que não realizarem a etapa de atividades remotas poderão participar normalmente das atividades presenciais, quando ocorrer o retorno. A carga horária só será computada a partir do retorno presencial.
   10- A lei 14040 ainda está sendo interpretada naquilo que se refere ao cumprimento, em 2021, da carga horária relativa ao ano letivo de 2020.
CONTEÚDOS CURRICULARES
    11- Os conteúdos curriculares, se trabalhados na etapa de atividades não presenciais, serão retomados por ocasião da implementação das atividades presenciais.
   12- Os livros didáticos estão sendo entregues sob demanda, com necessidade de agendamento por e-mail.  Os livros só serão utilizados regularmente no retorno presencial.
DA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
    13- O blog do campus divulgará, a partir do dia 21-09-20, informes periódicos a respeito da organização das atividades oferecidas. Esses informes trarão dados relativos, por exemplo, à periodicidade e à forma de execução das atividades. Os estudantes e suas famílias deverão acompanhar esses planejamentos.
DO CANAL PARA DISPONIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
   14- O blog do campus continuará sendo usado para divulgação de materiais relacionados às atividades não presenciais. No que se refere a plataformas, o MOODLE será utilizado, podendo também haver uso futuro de outra(s). Nesse caso, haverá coleta de autorização dos responsáveis.
OBS: O MOODLE é um dos ambientes virtuais usados pela escola. Todos os estudantes já estarão inscritos no MOODLE e poderão acompanhar as atividades disponibilizadas. Todas as turmas receberam um manual simplificado de uso da plataforma em quatro passos (COMO ACESSAR O MOODLE EM QUATRO PASSOS). A navegação é muito simples e já pode ser testada. Para entrada no Moodle é necessário o número de matrícula do estudante. Os estudantes que ainda não sabem o seu número de matrícula devem entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do campus pelo e-mail: secretaria.ni@cp2.g12.br
DA NATUREZA DAS ATIVIDADES
  15- As atividades síncronas de cada equipe, disciplinar ou não, deverão respeitar um intervalo de 15 dias, entre uma e outra oferta.
  16- “As atividades acadêmicas não presenciais ocorrerão com foco no apoio emocional e cognitivo” (port. 1254). Buscando oferecer suporte intelectual e afetivo aos/às estudantes, o apoio cognitivo compreenderá atividades ligadas ao desenvolvimento de habilidades intelectuais de construção de conhecimentos e o apoio emocional estará relacionado a questões de afeto, de escuta e de acolhimento. Essas atividades não acontecerão de forma dissociada.
A participação nessas atividades, embora opcional, é FUNDAMENTAL, uma vez que se pretende, por meio delas, reestabelecer vínculos os pedagógicos e socioafetivos.
  17- No campus Niterói será desenvolvido o projeto interdisciplinar “Sentimento do mundo” e haverá, também, atividades específicas de algumas disciplinas.
Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e contamos com a compreensão de vocês.
 
Atenciosamente,

Equipe da Direção do Campus Niterói

Categorizado em Comunicados

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress