História do campus

Publicado em

Fundado em 2 de dezembro de 1837, o Colégio Pedro II é uma das mais tradicionais instituições públicas de Ensino Básico do Brasil. Ao longo de sua história, a escola tem sido responsável pela formação de alunos que se destacam nas mais diversas áreas de atividades. Seu quadro de egressos possui presidentes da República, músicos, compositores, poetas, médicos, juristas, professores, historiadores, jornalistas e outros.

O Colégio tem vivenciado, nos últimos anos, um grande processo de expansão e modernização. Equiparado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a sanção da lei 12.677/12, o Colégio Pedro II conta hoje com 14 campi, além do Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo. Doze de seus campi estão localizados na cidade do Rio de Janeiro e, os outros dois, em Duque de Caxias e Niterói. A criação da então UNED Niterói (atual Campus Niterói), em 2006, fez parte do programa de expansão da rede Colégio Pedro II, iniciado em 2004 com a inauguração da Unidade Escolar Realengo. As primeiras instalações foram fruto da parceria entre o Colégio Pedro II e a Prefeitura Municipal de Niterói, que cedeu um prédio localizado na Rua Luiz Palmier para abrigar, inicialmente, seis turmas. Assim o campus Niterói iniciou suas atividades em fevereiro de 2006, com a realização do Concurso de Admissão à 1ª série do Ensino Médio, oferecendo 210 vagas para o 1º turno de aulas. O aumento no número de turmas nos dois anos subsequentes requereu uma primeira movimentação, em 2008, para o prédio do CIEP 047, localizado na rua General Castrioto. Em 2016, em seu 11º ano letivo, o campus inaugurou uma sede própria, localizada na Rua Assis Vasconcelos. Atualmente, a comunidade escolar do Campus Niterói é constituída por cerca de 550 alunos, 105 servidores e 32 funcionários de empresas terceirizadas.

nit1

O campus oferece atualmente Ensino Médio Regular em período diurno para 17 turmas, com previsão de retorno a um total de 18 turmas em 2020. Anualmente são abertas cerca de 180 vagas para novos ingressantes. O campus Niterói tem alcançado resultados expressivos no Enem e nos vestibulares das mais variadas universidades brasileiras, ficando sempre entre as primeiras colocações das escolas de Niterói e do Rio de Janeiro.

O espaço físico do campus é constituído de nove salas de aulas regulares, duas salas de apoio para atividades extras, duas salas de Desenho, uma sala de Música, sete laboratórios (Biologia, Física, Química, Línguas Estrangeiras, Humanidades, Informática e Matemática, um auditório para cerca de 150 pessoas, uma Biblioteca, uma quadra poliesportiva coberta, um teatro (a ser finalizado) que  atenderá a um público de cerca de 400 pessoas e  um NAPNE (Núcleo para Atendimento a Portadores de Necessidades Específicas).

nit2

Categorizado em

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress