Maio, mês das flores

POSTAGEM ABR MAI 22 - IMAGEMEm crônica publicada na Gazeta da Tarde, no dia 4 de maio de 1911, Lima Barreto escreveu:Estamos em maio, o mês das flores, o mês sagrado pela poesia. Não é sem emoção que o vejo entrar. Há em minha alma um renovamento; as ambições desabrocham de novo e, de novo, me chegam revoadas de sonhos”.

Neste mês de maio, também temos buscado esse sentimento de renovação e alegria, experimentando uma sensação de recomeço depois de uma série de feriados – o que inclusive nos levou a fazer uma postagem única para os meses de abril e maio nesta página. Além das pausas de Páscoa e Tiradentes, tivemos, em abril, a volta em grande estilo da festa do carnaval, marcada, neste ano, pela vitória da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio. O enredo vencedor fez uma homenagem a Exu, orixá mensageiro que vem abrir nosso caminhar por este ano letivo de 2022. 

Nos dois últimos meses, tivemos renovação em algumas equipes, defesa de titularidade e lançamento de livros. Mais informações estão disponíveis a seguir. 

  RENOVAÇÃO DAS EQUIPES

CORPO DOCENTE (1)Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e as necessidades. Assim, a cada ano letivo, acontecem mudanças na composição das equipes, atendendo às solicitações dos docentes e de acordo com as possibilidades institucionais. Além disso, recebemos novos colegas e nos despedimos de outros. Desejamos uma boa acolhida aos ingressantes e aos que mudaram de campus e boa sorte aos que seguiram em novas jornadas. Confiram, na aba Corpo Docente, a lotação atual dos professores do DPLLP.

SILVIA ROSA (TIJUCA II) É A MAIS NOVA PROFESSORA TITULAR DO DPLLP

9No dia 10 de março, a docente Silvia Oliveira da Rosa Fernandes, do campus Tijuca II, tornou-se professora titular do DPLLP. A banca examinadora contou com a presença da professora Simone da Cruz Chaves, do departamento de Francês do CP2, e dos professores da UERJ André Valente, José Carlos Azeredo e Magda Bahia. 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Vieram a público recentemente valiosas contribuições de docentes do DPLLP para o ensino de língua, literatura e linguagem na educação básica.

O TEXTO E SUAS LINGUAGENS

Bauclair livro

O professor Marcelo Beauclair, do Colégio Pedro II (Tijuca II) e da UERJ, lançou recentemente o livro O texto e suas linguagens.  Como escreveu o próprio autor na apresentação, trata-se de um livro fruto “das vivências da sala de aula, do aprendizado com os estudantes, da troca de experiências com os colegas”. A obra propõe o estudo da língua a partir do texto, explorada em suas linguagens, e no emprego de variados gêneros textuais. O conteúdo se divide em três partes (“As várias linguagens”, “A semântica da linguagem” e “A sintaxe da linguagem”), e cada tópico é abordado a partir de um eixo temático – por exemplo: o homem e sua tecnologia, família, as representações da mulher etc. Além da discussão teórica, apresentada em linguagem bastante acessível, há ainda diversos exercícios de revisão, questões do Enem e sugestões de livros e filmes para ampliar o repertório cultural dos leitores e leitoras. Indicado para estudantes do ensino médio e professores de língua portuguesa.

LITERATURA NA ESCOLA

DIEGO E THIAGO livro

No dia 18 de março, os professores Diego Domingues (São Cristóvão III) e Tiago Cavalcante (Centro) lançaram, com os docentes Marcel Alvaro Amorim e Debora Klayn, ambos da UFRJ, o livro Literatura na escola, pela Editora Contexto. Para lançar a obra, foi realizada uma live, cuja mediação ficou a cargo da professora Cynthia Neves (Unicamp).  O livro levanta a discussão sobre o ensino de literatura na educação básica, desenvolvendo uma reflexão acerca da pertinência desse saber para os alunos e dos desafios relacionados ao trabalho com o texto literário. Os leitores encontrarão também discussões teóricas a respeito do letramento literário, bem como atividades concretas que potencializem sua prática em sala de aula. 

EVENTO SOBRE LIMA BARRETO

ELAINE LIMA BARRETO

As professoras Elaine Brito e Wilca Suzano na Semana Literária da Escola Parque

No dia 28 de abril, a professora Elaine Brito (Engenho Novo II) participou da Semana Literária da Escola Parque, na Gávea. Elaine, especialista na obra de Lima Barreto, dialogou com estudantes do nono ano do ensino fundamental, a convite da professora Wilca Suzano. Os estudantes da Escola Parque tinham lido contos do autor suburbano e, durante a Semana Literária, conheceram melhor a trajetória e as interpretações da obra de Lima.

 

Centenário da Semana de Arte Moderna e retorno às aulas presenciais

IMAGEM - POSTAGEM FEVEREIRO 2022“Acho perfeitamente dispensável comemorar o trigésimo aniversário da Semana [de Arte Moderna]. Que esperem o centenário. Se no ano de 2022 ainda se lembrarem disso, então sim” – declarou o poeta Manuel Bandeira a um repórter do Diário CariocaCem anos se passaram e muito se tem dito e ainda há a ser explorado sobre aquele acontecimento, um marco inegável na trajetória da cultura brasileira. Palestras, seminários, aulas, lançamentos de obras e diversas outras atividades estão programadas para este ano de 2022, com o objetivo de resgatar, de forma comemorativa e crítica, as inovações, continuidades, rupturas, silenciamentos e ausências que caracterizaram esse movimento cultural. O Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II está planejando uma atividade sobre a Semana de 1922 e seu legado, em breve divulgaremos aqui as informações. 

E é nesse clima de renovação e (re)descobertas que estamos retomando, neste final do ano letivo de 2021, as aulas presenciais nos campi do Colégio Pedro II. No dia 14 de fevereiro começamos com o regime semipresencial, e desde o dia 3 de março estamos com as turmas completas. É tempo de matar a saudade e voltar a ver o colégio habitado por tantos sons e movimentos.  Estamos fazendo o possível para que nossos encontros sejam repletos de aprendizado, trocas, acolhimento, e também para que possamos, juntos, enfrentar as angústias e os desafios que ficaram depois desse período de ensino remoto. 

Enquanto isso, seguimos trabalhando e produzindo na seara das Letras: foi publicado o terceiro número da DeSlimites –  Revista de Linguagens do Colégio Pedro II, dedicado à obra de Paulo Freire; aconteceu a  I Jornada em Língua e Discurso, primeiro evento do recém-criado Grupo de Estudos em Língua e Discurso, que conta com pesquisadores de várias universidades, como UERJ, UFF, UFRJ, e do Colégio Pedro II; e a professora Adriana Armony lançou seu novo romance, Pagu no metrô, sobre a importante artista modernista Patrícia Galvão.

Foram tantas movimentações no Colégio Pedro II neste início de 2022 que nossa página até tardou um pouco a sair, e já aconteceram mais coisas depois que fechamos a pauta. Assim, a edição de abril virá cheia de novidades. Para divulgar seu trabalho na página do DPLLP, os docentes podem entrar em contato conosco, por meio dos representantes do  GT de Comunicação ou de seus coordenadores pedagógicos nas equipes. Sua colaboração é muito importante para a construção da memória do nosso Departamento. Confiram a edição de março:

Lançamento da Revista DeSlimites (n. 3)

imagem_2022-03-26_085041

No começo de 2022, os editores da Revista DeSlimites: Revista de Linguagens do Colégio Pedro II publicaram o número 3 do periódico, que completou quatro anos de atividade em 2021. A edição se dedica a refletir sobre perspectivas utópicas na prática educacional, de acordo com as ideias de Paulo Freire. Organizada em diversas seções e compostas por textos de diferentes gêneros, é possível ler uma entrevista com a professora Ana de Oliveira, que atuou nos departamentos de Anos Iniciais e História do Colégio Pedro II, e dirigiu a Associação de Docentes da instituição. Outros textos publicados incluem reflexões sobre ensino de Linguagens em contexto pandêmico, produção ficcional de professores da área de Letras e homenagem a estudante do CPII assassinado pela ditadura civil-militar brasileira. Para ler o número 3 da DeSlimites, acesse aqui. 

I Jornada em Língua e Discurso 

jornada

A I Jornada em Língua e Discurso: descrição e ensino foi realizada nos dias 7, 8 e 9 de março, de forma remota por meio da plataforma RNP. Foi o primeiro evento do Grupo de Estudos em Língua e Discurso, que conta com pesquisadores de várias universidades, como Uerj, UFF, UFRJ, e do Colégio Pedro II. Na mesa de abertura, os professores Marcelo Beauclair, docente da UERJ e do CP2, e Charleston Chaves, da UERJ, falaram sobre “Argumentatividade e efeitos de sentido: estratégias discursivas em textos midiáticos”. No dia 9, as professoras Lucia Deborah e Eliane Mello, do campus Tijuca 2, abordaram o tema “Lições de língua e literatura: estruturas argumentativas e sintáticas como chaves de leitura”.

Lançamento do romance Pagu no metrô

pagu

Em meio às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, a escritora e professora Adriana Armony, do campus Humaitá II, lançou seu novo romance, Pagu no metrô. O lançamento ocorreu de forma presencial no dia 5 de março, durante o evento Lavradio Literário, no centro histórico da cidade. Na obra, a ficção ganha novos contornos com a descoberta real de documentos e fotografias inéditas que ressignificam o exílio de Pagu em Paris, remontando o quebra-cabeças de suas faces de mulher-intelectual-ativista sempre cercadas de mitos e distorções. O romance é fruto da pesquisa de pós-doutorado realizada recentemente pela autora na capital francesa. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

 

O amanhã

porque-o-amanha-e-

Como será o amanhã
Responda quem puder
O que irá me acontecer
O meu destino será como Deus quiser
(João Sérgio da Silva Filho, “O amanhã”.)

Chegamos ao fim de mais um ano, mas com impressão ambígua de que ele sequer tenha começado. Já se vão quase vinte meses de muitas dificuldades, incertezas, angústias, perdas e um enorme sentimento de vazio. Todas e todos nós, desde que abraçamos essa nossa profissão, jamais poderíamos imaginar que ficaríamos tanto tempo longe da escola e, principalmente, fora da sala de aula. Aguardamos ansiosamente a hora em que esse parêntese será fechado para que retomemos nossas escrevivências.

No entanto, apesar de pesares, mesmo quando tudo parecia conspirar contra nós, conseguimos realizar verdadeiras proezas, que nos davam “uma esperança mínima”, como diria o poeta. Felizmente – e com muita competência – nossa equipe de Comunicação do DPLLP esteve sempre muito atenta para registrar cada momento especial que vivemos ao longo desse período. E toda essa beleza foi uma força a mais para que continuássemos alimentando essa nossa “estranha mania de ter fé na vida”. Muito obrigado!

Que esse Natal possa ser de muita luz e de muita esperança para todas e todos nós. O bom tempo há de vir e o amanhã será muito melhor. Não percamos a fé.

Paz e Bem!

Márcio Hilário.

https://www.youtube.com/watch?v=PMtTtN7UjR0

FÉ EM DEUS

A luta está difícil, mas não posso desistir
Depois da tempestade, flores voltam a surgir
Mas quando a tempestade demora a passar
A vida até parece fora do lugar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus
Que tudo irá se acertar

Aquilo que não mata só nos faz fortalecer
Vivendo aprendi que é só fazer por merecer
Que passo a passo um dia a gente chega lá
Pois não existe mal que não possa acabar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus
Que tudo irá se acertar

Pois o sol de um novo dia vai brilhar
E essa luz vai refletir na nossa estrada
Clareando de uma vez a caminhada
Que nos levará direto ao apogeu

Tenha fé, nunca perca a fé em Deus
Pra acha que a vida não tem esperança (Fé em Deus)
Pra quem estende a mão e ajuda a criança (Fé em Deus)
Pra quem acha que o mundo acabou
Pra quem não encontrou um amor
Tenha fé, vá na fé
Nunca perca a fé em Deus

Pra quem sempre sofreu e hoje em dia é feliz (Fé em Deus)
Pra quem não alcançou tudo que sempre quis (Fé em Deus)
Pra quem ama, respeita e crê
E pra aquele que paga pra ver
Tenha fé, vá na fé, nunca perca a fé em Deus
Em Deus

(FLAVINHO SILVA, In: Diogo Nogueira – Ao vivo. Cd. EMI – Music, 2007, faixa 3.)

Novembro e o retorno gradual às atividades presenciais

IMAGEM POSTAGEM NOVEMBRO (1)

Este mês foi marcado, no Colégio Pedro II, pelo retorno gradual da comunidade escolar às atividades presenciais, que voltaram a acontecer a partir do dia 22/11. Por enquanto, o ensino continua sendo ofertado de modo híbrido, com a manutenção das aulas virtuais nos horários definidos no início do ano letivo de 2021. No contraturno, os estudantes voltam à escola para atividades de apoio,  reforço pedagógico, acolhimento e socialização. Têm sido momentos emocionantes de reencontros, trocas, debates e expectativa pelo retorno integral no próximo ano, caso haja condições sanitárias.

Além disso, em novembro também aconteceram eventos virtuais para marcar o mês da Consciência Negra. No dia 9, foi realizado o II Fórum Virtual do LEPELL (Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura), com a participação do professor e escritor Jeferson Tenório, autor do romance O avesso da pele, ganhador do prêmio Jabuti 2021. No mesmo dia, teve início o II Seminário do LITAN (Grupo de Pesquisa em Literatura de Autoria Negra), com o tema “Narrativas que resgatam o passado e imaginam o futuro”. 

Destacamos, ainda, o encontro organizado pelo DPLLP, em parceria com o Departamento dos Anos Iniciais, sobre ensino de língua e literatura;  a apresentação do LAL (Laboratório de Autoconhecimento e Linguagens), do campus Realengo II, na pós-graduação de Psicologia da Uerj; a colaboração da professora Juliana Behrends, também do campus Realengo II, em obra recém-lançada sobre prática docente; e a conversa da youtuber Rita Von Hunty com o professor Luciano Nascimento, do campus Engenho Novo II.

Confira os links abaixo para acessar os eventos on-line.

Língua e Literatura no Ensino Fundamental: a perspectiva dos anos iniciais

WhatsApp Image 2021-12-01 at 09.04.44

O DPLLP organizou, no dia 28 de outubro, a webconferência “Língua e literatura no Ensino Fundamental: a perspectiva dos anos iniciais”, em parceria com o Departamento dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. No evento, as professoras Aline Lanzillota, Clara Corrêa, Cláudia Reis, Cristiane Moraes e Renata Gondim compartilharam algumas de suas ações pedagógicas voltadas ao ensino de língua e literatura para alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, além de tirarem dúvidas e darem dicas e sugestões ao final da apresentação. A ideia é que esse seja o início de uma série de diálogos para tornar constantes as trocas entre professores das duas fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, algo tão necessário para o enriquecimento de nossa prática e uma atuação mais coesa e produtiva.  

II Fórum Virtual do LEPPEL recebe Jeferson Tenório, ganhador do Jabuti

II LEPELL

O II Fórum virtual do LEPELL promoveu uma palestra com o professor e escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele, vencedor do Prêmio Jabuti 2021, na categoria Romance Literário. O escritor impressionou a todos pela objetividade no trato com as questões relacionadas ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário. Quem não pôde acompanhar ao vivo pode conferir no canal do Youtube do LEPELL

II SEMINÁRIO LITAN: Narrativas que resgatam o passado e imaginam o futuro

II LITAN

O Grupo de Pesquisa em Literatura de Autoria Negra (LITAN), do Colégio Pedro II, promoveu o seu 2º Seminário, com o tema geral “Narrativas que resgatam o passado e imaginam o futuro”. A primeira mesa, realizada no dia 9 de novembro, sobre “Narrativas afrofuturistas”, contou com a participação de Juliana Berlim (campus Engenho Novo II) e  Sandra Menezes, autora do livro O céu entre mundos. No dia  11, houve o sarau de lançamento do livro Poetas negras brasileiras: uma antologia, que reúne textos de diferentes autoras, dentre elas Silvia Barros (campus Tijuca II) e Juliana Berlim. No mesmo dia, a mesa “As narrativas do nosso tempo”, mediada por Ingrid Matos (campus Tijuca II), contou com a presença da escritora Lilia Guerra. Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ).

 LAL na Pós-graduação de Psicologia da Uerj

LAL

Segundo os pesquisadores do LAL, emocionante é o adjetivo que mais se aproxima do que sentiram  ao apresentar a um público de psicólogas no Curso Práticas Psicoeducativas da Pós-graduação de Psicologia da Uerj o Laboratório de Autoconhecimento e Linguagens, que surgiu no Colégio Pedro II, campus Realengo II. Assista aqui a apresentação do LAL no evento. Para saber mais, acesse aqui. 

Projeto ‘Dê eficiência’ recebe Rita Von Hunty

rita

A professora, palestrante e youtuber Rita Von Hunty bateu um papo com o professor Luciano Nascimento, do campus Engenho Novo II, sobre “Educação, inclusão e libertação”. A conversa ocorreu no dia 23 de novembro, às 16h30, e foi transmitida pelos canais do projeto “Dê eficiência”, no Instagram e no Youtube.

 

Lançamento do livro A mediação pedagógica como prática docente

lançamento

A professora Juliana Behrends, do campus Realengo II, é uma das autoras do livro A mediação pedagógica como prática docente, organizado por Roza Palomares (UFRRJ) e lançado no dia 26 de novembro em evento on-line transmitido pelo Youtube. Este livro é fruto de reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de pesquisas-aplicadas pelos autores-pesquisadores, que apresentam pesquisas testadas e bem-sucedidas de mediações pedagógicas que trataram da compreensão leitora de gêneros variados e da consciência metassintática necessária para o entendimento das relações lógico-discursivas dos textos, todas elas tendo a didática metacognitiva como proposta pedagógica. Esta obra se destina, portanto, a todos os professores de Língua Portuguesa do ensino básico que buscam, diariamente, novas alternativas para colaborar com o sucesso de seus alunos no que tange à compreensão e produção textuais.

Educação Inclusiva, Novo Ensino Médio e outras pautas

IMAGEM - POSTAGEM OUTUBRO

Em outubro comemoramos o Dia dos Professores. E nós, professores de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do CP2, começamos o mês motivados e sensibilizados pela roda virtual de conversa organizada pelo nosso Departamento e comandada pelo colega Luciano Nascimento (campus Engenho Novo II). No dia 30 de setembro, ele nos presenteou com reflexões sobre o tema “O ensino inclusivo de língua e literatura”. A seguir apresentamos mais informações sobre o encontro, que foi transmitido ao vivo pelo canal do Departamento no YouTube e está disponível na internet

Depois, no dia 7 de outubro, tivemos um Colegiado Extraordinário para discutir a adequação legal do Colégio Pedro II ao Novo Ensino Médio (NEM), instituído pela Lei 13.415/17. A proposta do Departamento de Português, elaborada por um GT específico, foi apresentada publicamente à comunidade escolar em uma audiência realizada no dia 13 de outubro, na qual foram divulgadas outras três propostas. Todas elas podem ser lidas aqui

Além disso, trazemos o registro do Simpósio Conexão e Ensino, coordenado pelas professoras Lúcia Deborah (Colégio Pedro II, campus Tijuca II) e Claudia Moura (Uerj). Participaram pesquisadores de diversas instituições, dentre eles o professor Daniel Moutinho, também do campus Tijuca II do CP2. O Simpósio pode ser visto no Youtube. Acesse aqui. 

Anunciamos, ainda, o II Fórum Virtual do Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL), que será realizado no dia 9 de novembro de 2021, às 14h, com o tema “Reflexões sobre o ensino de literatura”. O convidado é o professor e escritor Jeferson Tenório. Informe-se aqui sobre o evento.

Mais detalhes a seguir.  

Educação inclusiva em debate no DPLLP

Foto_Luciano

 No dia 30 de setembro, o professor Luciano Nascimento (campus Engenho Novo II) comandou uma conversa virtual sobre “O ensino inclusivo de língua e literatura”. A live está disponível no canal do YouTube do Departamento e pode ser vista aqui. Luciano iniciou mostrando imagens e contando a história de seu segundo filho, Felipe, que tem paralisia cerebral: “Minha experiência com educação inclusiva vem de antes de ser professor; foi primeiro como pai.”. Clique para ler a cobertura do evento. 

Proposta, elaborada pelo DPLLP, para adequação legal do CP2 ao Novo Ensino Médio 

NEMDurante nosso Colegiado Extraordinário, ocorrido em 7 de outubro, os docentes do DPLLP puderam apreciar o documento criado pelo GT específico para esse fim, que contou com a presença de professoras e professores de todos os campi, e tinha como objetivo apresentar uma alternativa às primeiras versões de adequação propostas pela PROEN. 

Cabe dizer que o DPLLP sempre se posicionou de maneira contrária à implementação da Base Nacional Curricular Comum e, portanto, ao NEM, por entender que se trata de um movimento de homogeneização que é o oposto do que a comunidade escolar quer para o futuro da instituição. No entanto, frente às imposições legais, colocou-se numa postura propositiva acreditando ser possível cumprir a legislação, mantendo o que foi construído historicamente no Colégio e abrindo espaços para novas descobertas, mas sem adotar uma posição subserviente à Lei nº 13.415/2017. A proposta, elaborada pelo DPLLP, pode ser lida aqui.

 II Fórum Virtual do LEPPEL

WhatsApp Image 2021-10-08 at 14.18.42

No dia 9 de novembro de 2021, será realizado o II Fórum virtual do LEPELL – Reflexões sobre o ensino de Literatura. Para discutir sobre o assunto, haverá uma palestra com o professor e escritor Jeferson Tenório, autor do romance O avesso da pele. Faça sua inscrição clicando aqui e não deixe de participar enviando perguntas e comentários. Será uma tarde de muito aprendizado. Para outras informações, clique aqui.

Simpósio Conexão e Ensino

CCOAconteceu, no dia 18 de outubro, o Simpósio Conexão e Ensino, que refletiu sobre as práticas pedagógicas relativas ao conteúdo de orações, conexões e conectivos. O simpósio, coordenado pelas professoras Lúcia Deborah (Colégio Pedro II) e Claudia Moura (Uerj), foi parte do 3º Seminário do CCO, Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações, liderado pelo professor Ivo Rosário, da UFF. 

O professor Daniel Moutinho (campus Tijuca II) apresentou um relato de experiência desenvolvida junto a turmas do 9º ano, com base na letra da canção “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana. Daniel fez um comparativo entre a versão presencial da atividade e sua adaptação para o ensino remoto, trazendo reflexões sobre a forma como os estudantes estão processando o conhecimento acerca do uso de conectivos, numa perspectiva centrada na semântica e no uso,  não na classificação. 

O Simpósio Conexão e Ensino pode ser visto no Youtube. Acesse aqui. 

Ex-aluno do CP2 é semifinalista do Prêmio Oceanos

oceanosO ex-aluno do campus Realengo II do Colégio Pedro II, Gabriel Bustilho, está entre os semifinalistas do Prêmio Oceanos 2021, premiação literária concedida pelos governos de Brasil e Portugal e organizada pela Biblioteca Nacional. Os poemas do livro de estreia de Gabriel, O dia após, foram publicados em 2020 pela editora paulista Urutau. Gabriel se formou no ensino médio do CP2 em 2014 e reconhece na escola um espaço de formação de escritores, conforme declarou em entrevista publicada nas redes sociais da instituição: “foi justamente no CP2 que eu encarei a escrita como algo sério e vi que poderia estudar a escrita, desenvolver minha escrita”. A entrevista completa pode ser acessada aqui.

Centenário de Paulo Freire

IMAGEM POSTAGEM SETEMBRO

Em 19 de setembro de 2021 comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira. O educador pernambucano é reconhecido internacionalmente por suas ideias e práticas pedagógicas transformadoras. Temos como inspiração sua defesa de uma educação emancipadora, baseada na autonomia dos sujeitos, na reflexão constante sobre a atuação docente e no reconhecimento de diversos saberes, entendendo que as aprendizagens não começam nem terminam na sala de aula.

Cada vez mais percebemos a importância de valorizar as trocas e os diálogos com nossos educandos, além de adotar uma postura ética em relação ao outro e ao mundo, aliada ao necessário compromisso com o conteúdo. Como escreveu Paulo Freire em Pedagogia da autonomia, “quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total […] em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade”. E procuramos nos lembrar sempre de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”

Pedro II homenageia Paulo Freire

Abrindo as comemorações pelo centenário de Paulo Freire, a Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II recebeu, em março deste ano, três integrantes do espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia, para refletir sobre o legado do educador e o papel do teatro e das artes na educação. O registro do debate está disponível no Youtube, assista aqui

E agora, no mês de setembro, Paulo Freire também será o homenageado pelo projeto Prata da Casa, evento voltado a estudantes do Ensino Médio que promove um diálogo sobre carreira profissional com a participação de ex-alunos do Colégio Pedro II. A mesa de abertura é dedicada ao educador. A programação completa está disponível no site do Colégio, confira aqui.  

Notícias do DPLLP

Estamos criando o perfil do DPLLP no Instagram: @depto.port Com este novo canal de comunicação, buscamos promover uma maior interação entre o Departamento e o corpo discente e incrementar a divulgação de eventos, atividades, projetos e produções dos professores de Português do Colégio Pedro II. Sigam o nosso perfil para saber as novidades do DPLLP!

Outras notícias vêm a seguir. Boa leitura!  

Criação do Laboratório de Estudos Feministas na Escola (LEFEMES)

evento gláucia

No dia 16 de setembro ocorreu o primeiro encontro do Laboratório de Estudos Feministas na Escola (LEFEMES), que reúne docentes de Português de diversos campi do Colégio Pedro II. O projeto foi idealizado pelas professoras Glaucia Secco, do campus Humaitá II, e Daiane Crivelaro, de São Cristóvão III. O objetivo é pensar sobre como os recortes feministas podem contribuir para a construção de uma escola mais igualitária, justa e plural. No primeiro encontro do grupo, além das organizadoras, estiveram presentes Roberta Guerreiro Costa, do campus Caxias; Cristiane Barbalho, Luciano Nascimento, Paula Alves e Yandara Moreira, do campus Engenho Novo II; Teresa Cruz, do campus São Cristóvão III; Carol da Matta, Ingrid Matos, Sheila Jacob e Silvia Barros, do campus Tijuca II.

A proposta de criação de um núcleo de estudos feministas na escola pensa nas diversas possibilidades de (re)criação do mundo a partir da ótica do gênero, das mulheres, das dissidências, da interseccionalidade e das obras de artes, partindo da literatura, como demonstrações desses diversos pontos de vista sobre o mundo. As reuniões estão sendo quinzenais, às quintas-feiras, pelo Google Meet. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

Atualidade de Machado de Assis

atualidade_machado

 Um artigo da professora Flávia Amparo, do Campus Engenho Novo II, integra a coletânea Atualidade de Machado de Assis: leituras críticas, organizada pelos professores Andréa Sirihal Werkema e João Cezar de Castro Rocha, ambos da UERJ. O texto da pesquisadora, intitulado “‘Sob o véu dos versos’: as artes sibilinas do poético na obra de Machado de Assis”, trata não apenas da poesia do autor, mas faz uma leitura do poético como princípio fundador da obra machadiana, resgatando a influência de clássicos como Shakespeare, Dante e Goethe. O livro foi lançado no dia 8 de setembro, no Colóquio on-line promovido pela Alameda Editorial, com a participação da professora Flávia e dos demais autores. Para ter acesso ao evento e ao debate basta clicar aqui

Estamos de volta!

Imagem - Postagem agostoEm agosto, depois de uma breve pausa, demos início ao nosso ano letivo de 2021. Voltamos com energia renovada, prontos para repensar estratégias, trocar experiências e aproveitar ao máximo os encontros com as nossas turmas, mesmo que ainda remotamente. Com a experiência adquirida no semestre passado, o aumento do número de aulas síncronas, a familiaridade com a plataforma Moodle e as variadas possibilidades de interação, esperamos fortalecer os vínculos com os nossos estudantes e compartilhar ainda mais momentos de aprendizagens, trocas e descobertas. Desejamos um excelente período de reencontros e recomeços para todos! 

A seguir, veja as novidades do nosso Departamento.

LAL  PLURAL: Roda de samba & saberes

LAL PLURAL ago 2021 Ivone Lara

Em homenagem ao centenário da grande poetisa sambista e arteterapeuta brasileira D.Ivone Lara, o LAL realizou uma roda de samba e saberes no dia 24 de agosto, na mais recente edição do LAL Plural, com a participação de Lazir Sinval, cantora do Jongo da Serrinha. O LAL está com inscrições abertas para novos colaboradores e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, com vínculo ou não com o Colégio Pedro II. Saiba mais.

PIBID/UFRJ desenvolve projetos em turmas de PROEJA no CP2/ Engenho Novo II

PIBID

Durante o ensino remoto do Colégio Pedro II, o PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, vinculado à UFRJ, tem desenvolvido um trabalho de produção textual com as turmas de PROEJA no Campus Engenho Novo II. Saiba mais

 

 

Podcast sobre Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

Imagem de apresentação do podcast sobre Úrsula

 

O Podcast sobre Úrsula surgiu com o objetivo de apresentar o referido romance e sua autora aos alunos do segundo ano do Campus São Cristóvão III. Acesse aqui!

 

 

Alunas do CP2 são premiadas em Concurso de Redação da DPU

concurso redação

A Defensoria Pública da União promoveu um concurso de redações com o tema “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”. No Rio de Janeiro, na categoria I (6º  a 9º ano), a vencedora foi Maria Beatriz Fernandes Carlos, do Campus Humaitá II; na categoria II (Ensino Médio) , tivemos uma dobradinha: Maria Clara Scrivano (1º lugar) e Maria Luísa Teixeira dos Santos (2º lugar), ambas do Campus Centro. Parabéns às garotas pelo sucesso!

 

 

Um balanço do ano letivo de 2020

Imagem - Postagem de julho de 2021

Chegou ao fim nosso ano letivo de 2020. Foram meses bastante desafiadores tanto para nós, professores e professoras, quanto para os discentes, todos tendo que nos adaptar a essa nova realidade de atividades remotas e à novidade das aulas síncronas e assíncronas. Apesar dos obstáculos e das novas estratégias que precisamos elaborar, foi muito bom reencontrar – ainda que virtualmente – nossos alunos do Colégio Pedro II e ter a oportunidade de com eles estabelecer diálogos, via chat ou microfone aberto. É na interação e nas trocas constantes que nosso trabalho se atualiza, cresce e ganha sentido. Agora, chegou o momento de darmos uma pausa, recarregarmos as energias e nos prepararmos para o ano letivo de 2021, torcendo para que os encontros continuem a ser tão produtivos e frutíferos quanto foram até aqui, principalmente com a perspectiva de mais aulas síncronas. 

Não poderíamos deixar de lembrar que o dia 25 de julho é marcado por diversas homenagens. Nessa data, no Brasil, comemoram-se o Dia Nacional do Escritor e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Internacionalmente, é reconhecido como o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Essas datas mostram a importância de lermos cada vez mais escritoras negras brasileiras. Nesta edição, inclusive, destacamos o lançamento da obra Poetas negras brasileiras: uma antologia, organizada pela escritora Jarid Arraes, com poemas de mais de 70 autoras nacionais, das mais diversas regiões do Brasil. Dentre elas, estão as professoras do Colégio Pedro II Juliana Berlim (campus Engenho Novo II) e Silvia Barros (campus Tijuca II). Além disso, damos destaque à participação do professor Hélio de Sant’anna, do Campus São Cristóvão III, em um encontro sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, escritora negra que foi uma das primeiras mulheres romancistas do Brasil e pioneira na crítica antiescravista da nossa literatura. 

Trazemos, também, o anúncio do mais novo professor titular do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa (DPLLP): Marcelo Gomes Beauclair, do campus Tijuca II. Essa e outras notícias você confere a seguir.  Boas leituras e até agosto! 

Professor Marcelo Beauclair (Tijuca II) torna-se Professor Titular do CP2

CORPO DOCENTE (1)Na terça-feira, 6 de julho, o professor do campus Tijuca II Marcelo Gomes Beauclair tornou-se mais um professor titular do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa (DPLLP). Depois de ter se formado como aluno do Colégio Pedro II, Marcelo retornou à escola como professor em 1992. Passou pelo campus Humaitá e, desde 2012, leciona no campus Tijuca II, com foco na Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

A Banca examinadora contou com a participação do Professor Márcio Hilário, atual coordenador-geral do DPLLP, e de três docentes da UERJ (pela qual Marcelo é doutor em Língua Portuguesa): André Valente, Maria Teresa Tedesco e Tania Câmara. A defesa do memorial teve diversos momentos emocionantes, como quando o professor lembrou que abriu mão de um cargo de gerente de banco para se dedicar ao magistério. Marcelo recordou também sua prova de aula para ingressar no Pedro II, para a qual compôs uma música e levou um violão. 

Para falar da importância desse momento, Marcelo pegou emprestada uma expressão usada por Machado de Assis em Dom Casmurro: “Tem um quê de atar as duas pontas da vida. Dá uma sensação de completude, de plenitude. Vem à lembrança o sonho de ser professor do Pedro II, ainda quando aluno, e do dia em que recebi o diário de classe com o meu nome e o brasão da escola em cima. Lembro como se fosse hoje. Me sinto realizado: a história da minha vida passa pela minha trajetória no Pedro II”.

Agora, o DPLLP conta com 10 professores titulares na ativa; Marcelo se junta aos colegas Tatiana Batista Alves (Centro), Flávia Vieira da Silva do Amparo, Jorge Luiz Marques de Moraes (Engenho Novo II); Renata Lopes Marafoni (Niterói), Luciana Kühn Viegas de Medeiros (São Cristóvão II); Hercules Alberto de Oliveira, Liliane Machado, Márcio Vinícius do Rosário Hilário (São Cristóvão III), e Dilma Mesquita de Lacerda Loureiro (Tijuca II).

LAL – CICLOS DE ESTUDOS: Respiração e autoconhecimento na escola/ Emoções na pandemia e processos de regulação

lalciclo

Os ciclos de estudos do Laboratório de Autoconhecimento e Linguagens (LAL) continuam fornecendo, quinzenalmente, combustível para seguirmos nesse contexto tão adverso e repensarmos, primeiramente, nossa relação interna associada à necessidade constante de ressignificação do nosso papel na escola.

lal pandemia

O debate coletivo por meio de temas sugeridos pelos próprios pesquisadores do Laboratório, entre professores, terapeutas, estudantes de Ensino médio e da graduação, foi fortalecido no mês de junho com a partilha generosa de nossas convidadas: Cecília Pessoa (professora aposentada de Ed.Física do CPII, professora de yoga integral e yogaterapia) e Edna Ponciano (Professora de Psicologia da Uerj e Coordenadora do DERA – Desafios Emocionais e Relacionais da Adolescência para a Adultez emergente/ IP/Uerj).  Saiba mais.

Diálogo sobre Úrsula, romance de Maria Firmina dos Reis

úrsula

O professor Hélio de Sant’anna dos Santos, do curso de especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais (EREREBÁ) e do campus São Cristóvão III, participou de um diálogo sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, escritora negra que foi uma das primeiras mulheres romancistas do Brasil e pioneira na crítica antiescravista da nossa literatura. Também participou da conversa a pesquisadora Luciana Martins Diogo, criadora e editora do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis. O encontro foi promovido pelo Coletivo de Leituragens Os Pacová, um projeto de extensão da UFRJ que promove rodas de leitura mensais. O encontro está disponível no Youtube (assista aqui) e também pode ser ouvido no Spotify (ouça aqui).  

ProjetosA obra de Maria Firmina dos Reis é um dos temas do projeto Resgate da autoria negra na literatura brasileira”, que o professor Hélio, junto ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL),  vem desenvolvendo com estudantes do ensino médio do CP2. Saiba mais sobre o projeto aqui na nossa página.

Lançamento da antologia Poetas negras brasileiras

poetas negras

As professoras Juliana Berlim, do campus Engenho Novo II, e Silvia Barros, do campus Tijuca II, integram a antologia Poetas negras brasileiras, organizada pela escritora Jarid Arraes. A obra apresenta uma visão panorâmica de mais de 70 autoras contemporâneas de regiões distintas do país e idades diversas. Os poemas abordam temas como identidade, linhagem, ancestralidade, sexualidade, cabelo e fenótipo, violência, racismo, equidade, maternidade, amor, entre outros. A obra está em pré-lançamento.

Evento Brazilian Translation Club

Translation

No dia 8 de julho, a professora Juliana Berlim, da equipe do Engenho Novo, participou do projeto Brazilian Translation Club, em conversa com Ricardo Silveira e Ana Frederico sobre a tradução do conto “Myto”, da autoria de Juliana. Ela é uma das autoras do livro Carolinas: A nova geração de escritoras negras brasileiras, organizado por Julio Ludemir, e vem angariando prêmios literários, como o Concurso de Cartas Prêmio Estação Leitura, já informado aqui. Recentemente, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional de Resenhas, da Embaixada da República da Coreia, que premiou textos sobre a obra Por favor, cuide da mamãe. O projeto Brazilian Translation Club é organizado pela Festa Literária das Periferias (Flup), pelo Laboratório de Tradução Ana Cristina Cesar da Uerj e pela University College London, com o apoio da UCL Global Engagement.

Programa As palavras e as coisas sobre poesia na escola

luizO professor Luiz Guilherme Barbosa, do campus Engenho Novo II, participou do programa As palavras e as coisas sobre o tema “Poesia na escola”. Também foi entrevistada Duda Quiroga, professora de educação infantil e fundamental de primeiro segmento da rede municipal do Rio e ativista sindical. O programa é exibido no canal da Kotter TV e pode ser visto aqui 

 

Luto, esperança e homenagem

imagempostjunho(2)Neste mês, alcançamos a terrível marca de 500 mil mortos por Covid-19 em nosso país. Em meio à tristeza e à indignação geradas por tantas vidas perdidas, nós, professores e professoras do Colégio Pedro II, tivemos a oportunidade de tomar a primeira dose da vacina, o que traz uma ponta de esperança e nos permite vislumbrar a possibilidade de um retorno seguro para a sala de aula. Além disso, foi divulgada a previsão de vacinação de toda a população adulta do município do Rio de Janeiro até agosto. E, em setembro, será a vez da imunização dos adolescentes, conforme calendário da Prefeitura. Torcemos para que essa previsão seja mantida, cientes da importância de seguirmos com medidas protetivas, como distanciamento social e uso de máscara, até que a maioria da população esteja vacinada.

Junho também é tempo de celebrarmos o aniversariante do mês: Joaquim Maria Machado de Assis, carioca nascido em 21 de junho de 1839.  A relevância do nome de Machado na literatura em língua portuguesa é inegável, por isso não poderíamos deixar de homenagear o nosso Bruxo do Cosme Velho, autor de contos, romances, novelas, crônicas, poemas e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Para isso, trazemos dois conteúdos produzidos por professores do Colégio Pedro II sobre a obra do autor.

aliterariamini

O mais recente é o vídeo divulgado no canal Aliterária, da Alita Caiuby (SCII), sobre o romance machadiano Quincas Borba, em que a livro é comentado e atualizado tendo em vista a condição humana no contexto pandêmico. Assista ao vídeo aqui.

Logo_LinguaLivre

Temos também o  Língua Livre Podcast, de Vivian Paixão e Liliane Machado (SCIII), cujo episódio  “Capitus, madalenas e os ciumentos da literatura”, com as professoras Denise Grimm e Elisa Vieira, focaliza as protagonistas femininas dos romances Dom Casmurro, de Machado, e S. Bernardo, de Graciliano Ramos.

Outras notícias sobre o Departamento você confere a seguir.

III Seminário do CCO – Inscrições abertas

Imagem1[

Acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em evento on-line, o III Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações, da UFF. O CP2 está presente na comissão organizadora, na pessoa do professor Tharles Gervasio, do campus S. Cristóvão II, e na coordenação do Simpósio 7, intitulado “Conexão e Ensino”, na pessoa da professora Lúcia Deborah, do campus Tijuca II, em parceria com a professora Cláudia Moura, da UERJ.  Segundo as professoras, o simpósio está recebendo submissões de trabalhos que tratem de abordagens produtivas de conectivos e conjunções nas aulas de línguas. Serão acolhidos tanto trabalhos que ofereçam suporte ao ensino quanto relatos de experiência, seja no âmbito da Educação Básica como no do ensino superior. As inscrições estão abertas e as submissões de trabalho vão até o final de junho. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis em http://cco.sites.uff.br/iii-seminario-do-cco/

DÊ EFICIÊNCIA – Carta aberta para o diálogo LGBTQIA+

7795c595-5dec-4e3e-8173-04a7be4be9ea

Neste mês do Orgulho LGBTQIA+, o Projeto Dê Eficiência, do qual participa o professor Luciano Nascimento, do Campus Engenho Novo II, convidou uma família, uma docente e um estudante para papos que  buscam apresentar diferentes pontos de vista sobre uma mesma questão: o espaço das pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar. Na primeira live, às 19h do dia 27/06, a conversa foi sobre como tem sido a experiência família-escola da perspectiva de um casal homoafetivo, pais de um casal de irmãos, de 10 e 8 anos. O convidado foi Adriano Medeiros (administrador, empresário do ramo hoteleiro, casado com o ator Luiz Fernando Guimarães).

LAL PLURAL: mitos e estórias

Imagem4

Aconteceu, no dia 27/05, às 16 horas, mais uma edição do LAL Plural, evento pensado e organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Autoconhecimento e Linguagens (LAL). Ocorreram várias trocas sobre mitos e estórias de culturas diversas, trazendo à discussão o significado simbólico que cada narrativa proporciona à vida humana. As partilhas tiveram como objetivo oportunizar a vivência e a reflexão do impacto emocional que os mitos podem gerar. Os significados trazidos são relevantes para a psique humana, que tem realidade própria e diversa. O encontro se desdobrou entre pensar sobre e vivenciar as estórias. Saiba mais

Programa Faixa Livre – Entrevista

image

No último dia 10, Tiago Cavalcante da Silva, professor do Departamento de Português e membro do Conselho de Representantes da Associação de Docentes do Colégio Pedro II, representou a Associação no Programa Faixa Livre, da Rádio Bandeirantes, falando sobre os cortes e bloqueios no orçamento da instituição por parte do MEC. Na entrevista, o docente destacou a importância do Colégio Pedro II como um bem público e um espaço democrático de produção de conhecimento e cultura, alertando para o fato de que a escola corre o risco de suspender suas atividades a partir de setembro, em razão da falta de verba de custeio, isto é, verba para manutenção de serviços básicos, como pagamentos referentes a limpeza, segurança, água, luz, telefone, compra de material de consumo diário, dentre outros. Para ouvir a entrevista na íntegra, acesse: (18) Faixa Livre 10-06-2021 com Adriano de Freixo, Adhemar Mineiro e Tiago Cavalcante da Silva – YouTube

Lançamento do livro ‘Relações lexicais: uma introdução à semântica’

Imagem3Foi lançado o primeiro volume da coleção “Português na Universidade”, uma série de estudos com o intuito de investigar a língua portuguesa com o viés de uso. O livro inaugural analisa a produção e a apreensão de sentido presentes nas relações lexicais, tendo como exemplos textos midiáticos como jornais, propagandas e memes. Os autores são os professores Marcelo Beauclair, do campus Tijuca II e também da UERJ, e Ana Malfacini, da UERJ. Para saber mais sobre a publicação, basta clicar aqui. Outras informações estão disponíveis em https://editoratelha.com.br/product/portugues-na-universidade-vol-i-relacoes-lexicais-uma-introducao-a-semantica/

Ação Solidária

195299004_1243152526118339_5608616780311989532_n A Ação Solidária do Humaitá II lançou, no dia 7 de junho, uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria. Agora o doador poderá fazer uma assinatura de um valor que será debitado mensalmente do seu cartão de crédito. Saiba como doar no link: https://bit.ly/34YZMRD. Conheça as diversas ações de solidariedade existentes nos campi do CP2 clicando aqui.

 

Em maio, nossa homenagem ao escritor Lima Barreto

limabarreto

“Estamos em maio, o mês das flores, o mês sagrado pela poesia.”

Assim Lima Barreto começa uma crônica de 1911, 23 anos depois da assinatura da Lei Áurea. A Abolição foi decretada no dia em que o futuro escritor completara sete anos de idade – 13 de maio de 1888. Junto com o pai, foi ao Paço Imperial para ver a “canetada” da princesa e à missa no Campo de São Cristóvão. O menino nunca tinha visto tanta alegria na vida. O sentimento de liberdade que tomou conta da multidão contrasta com a realidade do negro recém-liberto: “Mas como ainda estamos longe de ser livres!”.

Quem narra esse acontecimento é a professora Elaine Brito de Souza (campus Engenho Novo II), em texto publicado na página da revista Veja Rio. Autora da tese “Lima Barreto e a memorialística: sujeito e autobiografia em crise”, ela foi convidada pelo colunista Rafael Mattoso para tratar da relação entre o escritor e o bairro do Méier, cujo aniversário também se comemora no dia 13 de maio. Em seu texto, Elaine passa ainda pela questão do negro e da escravidão, prestando uma homenagem a esse escritor tão importante para a cena literária brasileira.  

Em nossa página do DPLLP, é possível encontrar diversos materiais interessantes sobre a produção do escritor carioca. A equipe de Português do Campus Humaitá II, por exemplo, dedicou, no ano passado, o quarto episódio do projeto “Resenhas de Quarentena”, série “Palavras pretas”, ao autor, com o título “Lima Barreto: o delírio da lucidez”. Em vídeo, as professoras Marta Rodrigues e Magda Furtado leem trechos da sátira “Os Bruzundangas” e do romance “Recordações do escrivão Isaías Caminha”. No Podcast, Osmar Filho apresenta o autor e, junto com Magda Furtado, recebe a professora Marta Rodrigues, que é especialista na obra barretiana, e o ator e dramaturgo Hilton Cobra, que interpreta o autor no teatro.

Já as professoras Flavia Amparo e Aline Brito, do campus Engenho Novo II, produziram uma série de “Dicas do Terceirão CPII”, com o objetivo de contribuir para a preparação dos estudantes para o Enem e outros exames de seleção. Há vários episódios sobre Lima Barreto, principalmente sobre suas crônicas. Vale lembrar que “Triste fim de Policarpo Quaresma” foi uma das obras pedidas pelo vestibular da Uerj 2021.

Além da merecida homenagem a Lima Barreto, no mês de maio também houve uma série de atividades e lançamentos que contaram com a participação de professores de Português do Colégio Pedro II.  Alguns desses eventos estão listados a seguir.   

DeSlimites – Revista de Linguagens

jurema

Dia 19.05, às 17h, a Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do CP2 recebeu a Professora Jurema Gomes da Silva, docente aposentada do Departamento de Francês do Colégio Pedro II, para um bate-papo sobre sua trajetória de resistência e luta pela educação no Brasil. O evento ocorreu via Meet, e na ocasião a comunidade escolar pôde homenagear essa professora tão querida e importante para a história do CP2.

 A DeSlimites também abriu chamada para seu terceiro número, que traz como tema Educar para o presente: práxis, discursos e utopias. Os textos – de natureza acadêmica ou literária – podem ser enviados até o dia 30 de junho de 2021. Para mais informações, acesse a chamada aqui: Chamada – Revista DeSlimites 2021

Aliterária

aliterariamini

Durante a pandemia, a professora Alita Caiuby, do campus São Cristóvão II, percebeu que precisava comunicar mais sobre as reflexões que iam aparecendo a cada livro que lia. Aos poucos, as gravações foram se organizando e tomando forma de projeto até culminarem no canal Aliterária. Nos vídeos, a professora  apresenta suas reflexões sobre os livros que lê. A cada episódio, ela explica algum conceito sobre a área da linguagem e compartilha seus pensamentos sobre aquela leitura, trazendo relações com o momento atual. Saiba mais aqui.

Sarau Carolinas

carolinas

A professora Juliana Berlim, do campus Engenho Novo II, teve um de seus textos publicado na coletânea Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras, como já anunciamos por aqui. Na quinta-feira, 27 de maio, ela participou do Sarau Carolinas, com transmissão pelo Youtube pelos perfis da FestiPoaLiteraria e da FLUPP. Confira como foi o evento clicando aqui.

 

Leitura e produção textual para nativos e não nativos

leitura

Acabou de ser lançado o livro “Leitura e produção textual para nativos e não nativos”, fruto da 3ª Jornada de mesmo nome realizada em junho de 2019 na UERJ. Organizado pela professora Maria Teresa Tedesco, o conjunto conta com contribuições de diversos pesquisadores e professores da área de Letras. Dentre eles está a professora Lúcia Déborah Araujo, do Colégio Pedro II (campus Tijuca II), com o artigo “Mais um olhar para o ensino da gramática”. O livro está disponível na internet.