EDITAL DE VAGAS PARA PRD

Arte Para Blog Lato Sensu

  • O processo seletivo visa a selecionar candidatos para ingresso no Programa de Residência Docente para o ano letivo de 2022.
  • O Programa de Residência Docente é uma Pós-Graduação, com foco na formação continuada, que tem como público-alvo o professor em exercício em escolas de Educação Básica.
  • O PRD permite que professores tenham um convívio profissional com professores orientadores do Colégio Pedro II (Professores Supervisores), de modo a obter uma formação complementar referente a questões de ensino-aprendizagem em sua área/disciplina, bem como em aspectos da vida escolar.
  • Adicionalmente, o PRD pretende possibilitar a aplicação de novas metodologias e estratégias pedagógicas na instituição de atuação do Professor Residente, que venham a incrementar os resultados de aprendizagem dos alunos da Educação Básica.
  • O PRD é uma Especialização em caráter presencial, com a possibilidade de até 40% das atividades de formação serem realizadas no modo remoto.
  • Ao final do curso, o programa confere ao Residente que atender a todos os requisitos do programa o título de Especialista em Educação Básica.
  • A Residência Docente terá duração de 375 (trezentas e sessenta) horas. A duração do curso é de 12 (doze) meses, prorrogáveis por mais 6 (seis) meses. Ao final do curso, deverá ser apresentado, obrigatoriamente, um PAF (Produto Acadêmico Final).
  • Informações detalhadas acerca do Programa de Residência Docente estão disponíveis no endereço eletrônico cp2.g12.br/blog/prdcp2.
  • São oferecidas 33 (trinta e três) vagas, no presente Edital, distribuídas conforme o quadro abaixo:

Disciplina

Vagas

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

02

Biologia

02

Desenho

02

Educação Física

03

Educação Infantil

04

Educação Musical

02

Física

02

História

02

Inglês

02

Matemática

04

Português

04

Química

02
Sociologia

02

Total

33
  • Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo de Candidatos ao Programa de Residência Docente – Turma 2022 serão divulgadas, exclusivamente, por meio da página oficial do Colégio Pedro II, na Seção Concursos.
  • Poderá inscrever-se para o Programa de Residência Docente a pessoa que atender aos seguintes requisitos:
  1. Ser professor regente de pelo menos uma turma, na área/disciplina oferecida na Educação Básica;
  2. possuir diploma (ou declaração de conclusão) emitido por Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo MEC, em Licenciatura Plena na sua área de atuação.
  3. ter disponibilidade mínima para cumprir as atividades do Programa.
  4. Observação: não serão aceitos certificados ou declarações de cursos de complementação pedagógica.
  • O Processo de Seleção será constituído por Exame Escrito e Prova Oral, ambos de caráter eliminatório e classificatório.

Evento

Período

Inscrições                               http://dhui.cp2.g12.br/

18/01/2022 a 03/03/2022

Divulgação da bibliografia para o exame escrito

20/02/2022

Exame escrito (9h)

20/03/2022

Exame Oral

01/04/2022 a 09/04/2022

Seja bem-vindo

O Colégio Pedro II, ao criar o Programa de Residência Docente (PRD), em 2011, implantado em maio de 2012, pretendeu cumprir de forma mais abrangente o seu papel como Instituição Federal de referência na Educação Básica, ampliando seu escopo de influência com ações na formação complementar de profissionais que atuam em diferentes sistemas educacionais do país.

Priorizando o desenvolvimento da autonomia na produção e aplicação de estratégias didáticas, a internalização de preceitos e normas éticas e o estímulo à reflexão crítica sobre a ação docente, pretende-se que o novo profissional do magistério acumule subsídios para o exercício de sua docência com maior qualificação.

Esperamos que a nova versão 2016 do Programa possa cumprir seus objetivos de forma cada vez mais aperfeiçoada e contribua para o crescimento da educação no país.