PRD-2016: Eventos Extras

Palestra: “Ciência aberta e colaborativa: diálogos com a educação”
Sarita Albagli, pesquisadora do Ibict e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / IBICT-UFRJ
Anne Clinio, pós-doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / IBICT-UFRJ
dia 14/02 – das 14:00 às 16:00 hs

Local: espaço cultural

3 horas (basta comparecer e assinar lista de presença)


Oficina – dia 21/02: “Wikimedia na Sala de Aula”
Juliana Bastos Marques Hanna Halm

Wiki Educação Brasil/ Wikimedia Foundation
às 14 horas
Local: Lab. Informática, SCIII
4 horas (os interessados devem encaminhar e-mail para secretariapos@cp2.g12.br e não esquecer de assinar a lista de presença)


Palestra  “A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO PROPOSTA  ESCOLAR NA IDENTIFICAÇÃO E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS”

Célia Nonato
Data: 07/03/2017
Horário: 14 h
Local: Anfiteatro C – SCIII
3 horas (basta comparecer e assinar lista de presença)
A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV), idealizada por Marshall Rosenberg, pode ser considerada uma metodologia inovadora para desenvolver e promover relações mais saudáveis no ambiente escolar,  sobretudo nas escolas que apresentam um alto nível de estresse entre seus atores. A CNV busca através do diálogo, discutir as relações humanas pautadas na empatia,  a partir da utilização de técnicas comunicativas que visem à humanização das relações profissionais. Nesse sentido,colocamos em tela o seguinte questionamento: Como nossos sentimentos e necessidades podem interferir em nossos relacionamentos interpessoais dentro da escola? O ponto nodal desse encontro é apresentar a proposta para que possamos ir além das respostas. Nosso interesse é investigar novos e outros caminhos em prol do bem estar coletivo, pois compartilhamos com o idealizador da CNV ” Nossa linguagem obscurece a consciência da responsabilidade pessoal” .

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso semipresencial: “Aprender a aprender – contribuições da Teoria Social Cognitiva (TSC) para a prática pedagógica”.

O curso será realizado entre os dias 13/03 e 16/04/17, com duração total de 30 horas (inscrição obrigatória no link abaixo), tendo como público-alvo professores da Educação Básica, licenciandos das redes pública e privada, profissionais da educação e da saúde, cursistas e staff do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.

Parte presencial: acontece nos dias 13 e 20 de março, das 8h às 12h, na Sala de Desenvolvimento Institucional I, no prédio da PROGESP, anexo à Reitoria, localizado no Complexo São Cristóvão. A participação nas aulas presenciais é obrigatória.

Parte online: O curso prevê a realização de aulas online, com carga horária de 22 horas.

As inscrições para os residentes ocorrem no período de 14 a 20 de fevereiro e as vagas são limitadas! Link para inscrição: https://pt.surveymonkey.com/r/inscrPRD 

O curso gratuito faz parte do Fórum Permanente de Formação Continuada de professores, um espaço de interlocução entre os Programas de Pós-graduação do Colégio Pedro II e a Educação Básica e tem como objetivo refletir sobre algumas dificuldades, na prática pedagógica, de natureza didática e epistemológica, com base em referenciais teóricos oriundos da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura.

São ainda objetivos do curso problematizar a influência dos processos afetivos, motivacionais, cognitivos e comportamentais para a promoção da autorregulação da aprendizagem de estudantes em diferentes níveis e modalidades de educação; e analisar estratégias de ensino e materiais didáticos que potencializam o processo de autorregulação da aprendizagem.

O Curso foi concebido e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GPEAIINEDU) e pelo Laboratório de Criatividade, Inclusão, e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) do CPII.

Estrutura

O curso é composto por vídeos e textos de apoio que focalizam aspectos centrais da Teoria Social Cognitiva e trazem contribuições importantes para a prática pedagógica na Educação Básica, no que se referem aos aspectos ligados à aprendizagem dos estudantes. Dividido em duas partes complementares e interdependentes, as aulas presenciais serão compostas por dois encontros de quatro horas, e a parte on-line, com carga horária de 22 horas, deverá ser realizada por meio da Plataforma Moodle.

Ao final do curso, o participante será convidado a avaliar um material didático, que tem como base os referenciais da Teoria Social Cognitiva, e a contribuir para o aprimoramento desse material através de suas vivências profissionais e dos conhecimentos adquiridos no curso.

Receberão certificados os participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência e/ou aproveitamento igual ou superior ao mínimo definido no regimento do Colégio Pedro II.