Artes Visuais – Apresentação

A Especialização em Ensino de Artes Visuais é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade à distância. O curso busca oferecer aos professores do ensino básico das redes pública e privada do Rio de Janeiro a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos teóricos e analisarem suas práticas docentes na área de artes visuais, perpassando pelos diferentes níveis da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O curso busca aprofundar nos discentes os conhecimentos teóricos sobre a História da Arte, a Cultura Popular, as técnicas e os materiais artísticos e não artísticos – presentes nas produções contemporâneas – e as práticas e metodologias aplicadas ao exercício docente.

A Especialização em Ensino de Artes Visuais é oferecida pelo Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II.

Objetivos

O curso de pós-graduação no Ensino de Artes Visuais tem os seguintes objetivos:

  1. Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a História da Arte, a Cultura Popular, as técnicas e os materiais artísticos e não artísticos;
  2. Analisar as práticas e metodologias aplicadas ao exercício docente;
  3. Demonstrar a necessidade de auto avaliações sobre saberes e fazeres pedagógicos;
  4. Debater sobre as práticas de ensino no campo das Artes Visuais.

Público alvo

A especialização é voltada para professores que atuam no ensino das Artes Visuais, em classes regulares e especiais do ensino público e privado. Poderão inscrever-se os docentes que possuam diploma ou certidão de conclusão do curso de licenciatura em Artes Visuais, História da Arte, Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual ou Educação Artística, devendo comprovar a formação no ato da inscrição.

Estrutura Curricular

Clique aqui para fazer o download da Estrutura Curricular do curso.

Estrutura Curricular – Artes Visuais

Avaliação

O processo de avaliação de desempenho do aluno acontecerá por meio de um trabalho ao final de cada módulo (3 avaliações, no total) e um Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser um Produto Educacional. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, sendo a nota mínima para a certificação igual ou maior que 7,0 (sete).

 

apresentação (2)

apresentação (3)apresentação (4)