Artes Visuais (EAD)

1. Apresentação

A Especialização em Ensino de Artes Visuais é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade à distância. O curso busca oferecer aos professores do ensino básico das redes pública e privada do Rio de Janeiro a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos teóricos e analisarem suas práticas docentes na área de artes visuais, perpassando pelos diferentes níveis da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O curso busca aprofundar nos discentes os conhecimentos teóricos sobre a História da Arte, a Cultura Popular, as técnicas e os materiais artísticos e não artísticos – presentes nas produções contemporâneas – e as práticas e metodologias aplicadas ao exercício docente.

A Especialização em Ensino de Artes Visuais é oferecida pelo Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II.

Objetivos

O curso de pós-graduação no Ensino de Artes Visuais tem os seguintes objetivos:

  1. Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a História da Arte, a Cultura Popular, as técnicas e os materiais artísticos e não artísticos;
  2. Analisar as práticas e metodologias aplicadas ao exercício docente;
  3. Demonstrar a necessidade de auto avaliações sobre saberes e fazeres pedagógicos;
  4. Debater sobre as práticas de ensino no campo das Artes Visuais.

Público alvo

A especialização é voltada para professores que atuam no ensino das Artes Visuais, em classes regulares e especiais do ensino público e privado. Poderão inscrever-se os docentes que possuam diploma ou certidão de conclusão do curso de licenciatura em Artes Visuais, História da Arte, Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual ou Educação Artística, devendo comprovar a formação no ato da inscrição.

Estrutura Curricular

Clique aqui para fazer o download da Estrutura Curricular do curso.

Estrutura Curricular – Artes Visuais

Avaliação

O processo de avaliação de desempenho do aluno acontecerá por meio de um trabalho ao final de cada módulo (3 avaliações, no total) e um Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser um Produto Educacional. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, sendo a nota mínima para a certificação igual ou maior que 7,0 (sete).

2.Corpo Docente

Docente Titulação Currículo
Alessandra Oliveira da Silva Caetano Doutora Lattes
Camila Nagen Marques Vieira Doutora Lattes
Fabiana Alcântara Mestre Lattes
Valquíria Cordeiro Fernandes Mestre Lattes
Vera Rodrigues de Mendonça Mestre Lattes
Vivian Greco C. Araujo Mestre  Lattes

Coordenadora: Profa. Valquíria Cordeiro Fernandes

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais é composto por duas etapas:

1. Análise documental comprovatória da formação, de caráter eliminatório, e análise do tempo de atuação docente do candidato, de caráter classificatório. Nesta etapa será verificada a formação do candidato e se ela se encaixa nos critérios de público alvo. O tempo de atuação docente será pontuado da seguinte forma:

Tempo de serviço na atividade docente em Artes Visuais (T)
Peso: 1 | Máximo: 10 pontos
Mais de 20 anos 10 pontos
De 20 a 15 anos 8,0 pontos
De 15 a 10 anos 6,0 pontos
De 10 a 5 anos 4,0 pontos
Até 5 anos 2,0 pontos

2. Avaliação da Carta de Apresentação e Motivação, de caráter eliminatório e classificatório. A banca examinadora atribuirá a cada candidato um grau em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), a partir da avaliação dos seguintes pontos:

Carta de Apresentação e Motivação (C)
Peso: 2 | Máximo: 10 pontos

Trajetória de atuação profissional na área: a relação com os objetivos do curso 5,0 pontos
Coesão e coerência do texto 3,0 pontos
Motivações: o impacto do curso na formação profissional do candidato 2,0 pontos

Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Concluídas as duas fases, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).

Editais anteriores:

Edital Nº 2/2018 – Especialização em Artes Visuais

4. Horário e Local

As aulas do curso serão ministras a distância, através da plataforma de cursos online Moodle. Uma das características dos cursos a distância é que eles não têm um horário de funcionamento, podendo o aluno estudar na hora que lhe for mais conveniente. No entanto, o curso não será 100% online. Ao final de cada módulo, os alunos terão um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 4 (quatro) horas. Serão realizados, ao todo, 3 (três) encontros presenciais, que acontecerão em museus da cidade do Rio de Janeiro.

O prédio da PROPGPEC é o local onde estão a coordenação, secretaria e administração do curso, caso o aluno venha a ter algum problema. Mesmo se tratando de um curso à distância, o discente nunca estará só: sempre haverá alguém para sanar suas dúvidas, sejam administrativas, acadêmicas ou pedagógicas.

PROPGPEC – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura
Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão
Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
(Acesso pela entrada dos alunos)