Artigos e Publicações

Diálogos entre o ensino e a escrita da História e da Geografialivro

O livro reúne narrativas de professores – supervisores e residentes – da Área de Humanas do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, no biênio 2012-2013. As narrativas, guardadas as suas singularidades, reafirmam, de maneira propositiva, a importância da Educação como janela aberta para o mundo capaz de ensejar o entendimento crítico dos estudantes sobre o trabalho do homem na produção da vida social.

Reconhecendo a distância entre a produção acadêmica e a elaboração/interpretação desse conhecimento no âmbito da Educação Básica, a polifonia de alteridades que compõe o livro desvela, acima de tudo, que ainda é factível construir pontes entre territorialidades diversas, em diferentes momentos.

Vivemos tempos difíceis, que trazem para todos nós referências acerca de um modelo de sociedade que precisa ser reconstruído e transformado pelas nossas mãos.  E, sem dúvida, um dos mais relevantes espaços de reflexão, diálogo e resistência é a escola pública – caminho possível de elaboração de uma outra civilidade.

Profª. Dra. Ana Maria Ribas