Culturas

 logoespácocultural2

A Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II constitui-se como uma das diretorias subordinadas à Pró -Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Buscamos trabalhar com um conceito de cultura mais ampliado, ou seja, não concebemos cultura apenas enquanto evento, mas sim enquanto conjunto de manifestações relacionadas à cidadania, à sustentabilidade, ao patrimônio cultural e a outras áreas de conhecimento, vinculadas à sociedade e à vida, como forma de responder às indagações e aos desafios presentes no mundo contemporâneo, gerando transformações educacionais, políticas e sociais.

Nesta perspectiva, a Direção de Culturas do Colégio Pedro II mantém-se como espaço de referência, apoio, integração, divulgação e avaliação de produções acadêmicas e práticas nas áreas de Arte e Cultura, desenvolvidas por servidores e alunos do CPII, bem como enquanto espaço de acolhida institucional aos diversos grupos e aos diversos projetos e atividades, oriundos de outros órgãos e instituições, que habitualmente, recorrem ao Colégio Pedro II, buscando-o como parceiro em projetos e como campo de investigação acadêmica, artística e cultural. Temos como meta empreender políticas culturais com as comunidades interna e externa do Colégio Pedro II, baseadas na integração, troca e valorização dos recursos artísticos e culturais, promovendo práticas emancipadoras, inclusivas e interculturais.

A Direção de Culturas apresenta três eixos de ação em seu Plano de Culturas, apresentados à Comunidade CPII:

Programa de Apoio a Eventos Artísticos e Culturais em todos os campi do Colégio, oportunizando aos servidores a dinamização curricular de seus projetos de trabalho, pelo viés da arte e das culturas e priorizando ações significativas, prazerosas e formativas para as comunidades interna e externa.

Programa de Apoio a Projetos de Iniciação Artística e Cultural, destinado a alunos que participam de projetos de diferentes Departamentos Pedagógicos do CPII, com ênfase no aprofundamento das linguagens artísticas e das vivências culturais.

Programa de Apoio ao Fortalecimento de Núcleos de Arte e Cultura, que objetivam o incremento e a divulgação dos projetos de Arte e Culturas, em suas ações, estudos e pesquisas.

O oferecimento de uma programação artística e cultural de qualidade e a preocupação com a formação de crianças e jovens nestas áreas de conhecimentos constituem-se como compromissos de nossa política de gestão cultural na educação básica. O estabelecimento de parcerias culturais com diferentes instituições, articulando o Colégio com vários outros locais de conhecimento, equipamentos e projetos de cultura, como a Fundação Eva Klabin, o Centro Coreográfico da Tijuca e o Theatro Municipal, dentre outros, têm nos ajudado na concretização de tais objetivos.

Anualmente, temos participado do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil e do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, eventos internacionais que ocorrem anualmente na cidade do Rio de Janeiro. Já chegamos a sediar uma parte do FIL em 2015, através do Teatro Bernardo de Vasconcelos – Campus Realengo. A participação nesses eventos tem trazido impactos positivos e efetivos na aprendizagem e formação de nossas crianças e jovens.

A criação da Agenda Cultural eletrônica para toda a comunidade escolar, com acesso gratuito ou a preços populares à riqueza e à diversidade da programação cultural da região metropolitana do Rio de Janeiro, proporciona a cada aluno ou aluna a apropriação de sua cidadania cultural, amplia repertórios e investe na formação de público fruidor de arte e cultura.