Eventos Artísticos e Culturais 2021

Roda de Leitura

O projeto Roda de Leitura, que está completando 14 anos, voltou em 2021 com sua proposta de trabalhar o texto literário a partir de leituras dramatizadas e dentro de uma perspectiva interdisciplinar: textos oriundos de outras áreas de conhecimento entram nessa roda de pesquisa, leitura e diálogo.

O Roda de Leitura é aberto a toda a comunidade interna e externa do CPII.

As atividades foram coordenadas pela professora Dilma Mesquita e aconteceram em encontros semanais, sempre às segundas-feiras, das 17 às 18h, pela plataforma Google Meet. O primeiro encontro foi no dia 22/2.

Roda de Leitura 2021

Começou no dia 16 de agosto uma nova turma do projeto Roda de Leitura. A iniciativa existe no CPII desde 2007 e tem como objetivo incentivar a leitura do texto literário, a partir de encontros que possibilitem o diálogo com os diversos campos de conhecimento.

Os encontros serão online, pela plataforma Google Meet, com aulas todas as segundas, de 17 às 18 horas, até o mês de dezembro

Roda de Leitura_nova turma

Roda de Leitura 2021.2_1

Realização online da Roda de Leitura

Roda de Leitura 2021.2_2

Participantes da Roda de Leitura

A Roda de Leitura encerrou sua trajetória do ano de 2021 com um encontro muito especial, realizado no dia 13 de dezembro. O tema do encontro foi “leitura do mundo, leitura do texto”, inspirado no centenário de Paulo Freire. Cada um de nossos alunos escolheu um texto trabalhado ao longo desse último semestre e realizou uma leitura comentada online.

Roda de leitura 2021.2 - encerramento
O evento foi aberto a convidados e a gravação será posteriormente disponibilizada no nosso canal no YouTube.

Teatro das Histórias

Em 2021 a Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II retomou o projeto “Teatro das Histórias”, coordenado pela professora Dilma Mesquita.

Imagine estar em um grupo com pessoas interessantes, todas compartilhando suas experiências, afetos e memórias que marcaram sua existência? Essa é a proposta do projeto Teatro das Histórias, iniciativa da Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas (Propgpec).

Voltado para pessoas com 60 anos ou mais, o Teatro das Histórias deseja fazer um resgate das memórias das histórias de vida de cada um, através de textos literários e jogos teatrais. Os encontros visam a estimular a criatividade dos participantes, convidando-os a registar – em formato de diário ou cartas – suas memórias.

A primeira reunião do grupo aconteceu virtualmente no dia 2 de março, de 17h às 18h.

Teatro das Histórias 2021

O Teatro das Histórias encerrou seu primeiro ciclo de 2021, no dia 9 de julho, com um encontro muito especial: cada uma das nossas queridas alunas abriu seu baú de memórias de forma poética e sensível, mostrando que a Arte e o Afeto são as bases do resgate das memórias e da construção de novas relações com o mundo, com a Vida!

A reescritura afetuosa segue em agosto, com o início de mais um ciclo, de mais uma comunidade de aprendizado pautada pelo diálogo, pelo acolhimento, pela escuta e pela arte como caminho de re-existência.

Teatro das Histórias_encerramento

O Teatro das Histórias é oferecido para pessoas com 60 anos ou mais e está aberto às comunidades interna e externa. O projeto é conduzido pela Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II.

Começou no dia 17 de agosto uma nova turma do Teatro das Histórias. Os encontros acontecerão de forma virtual às terças feiras, das 17h às 18h, até dezembro

O tempo traz ensinamentos! A experiência da travessia da vida proporciona uma sabedoria especial, que deve ser escutada. Já pensou em estar em um grupo acolhedor, compartilhando suas experiências, afetos e memórias? Essa é a proposta do projeto Teatro das Histórias, iniciativa da Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas (Propgpec).

Teatro das História_nova turma

Teatro das Histórias 2021.2

Realização online do Teatro das Histórias

Live Arte, Cultura e Educação – Centenário de Paulo Freire

No dia 4 de março, às 18h, com transmissão no canal da Diretoria de Culturas no YouTube, abrindo as comemorações pelo centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a Diretoria de Culturas/PROPGPEC apresentou o primeiro episódio da série de lives “Arte, Cultura e Educação”, em sua temporada de 2021.

A primeira live do projeto recebeu três integrantes da equipe do espetáculo Paulo Freire, o Andarilho da Utopia, Richard Riguetti (ator); Junio Santos (dramaturgo) e Josy Dantas (assessoria pedagógica).

A live debateu a criação e produção do espetáculo teatral, tematizando a importância do legado do grande educador e o papel do teatro e das artes em geral na educação. A mediação foi realizada pela coordenadora de Projetos e Cursos, prof.ª Dilma Mesquita.

Apresentação1

Peça “Diários Marginais: um encontro com Lima Barreto e João do Rio”

A parceria entre Oráculo Cia de Teatro, Diretoria de Culturas/PROPGPEC e Departamento Pedagógico de Português e Literaturas de Língua Portuguesa promoveu no dia 12 de março, duas sessões exclusivas para alunos do Colégio Pedro II da peça “Diários Marginais: um encontro com Lima Barreto e João do Rio”. As sessões foram transmitidas pelo YouTube e seguidas por um bate-papo com o elenco.

A peça mostra os últimos dias de vida de Lima Barreto, confinado em sua biblioteca para terminar “Cemitério dos vivos”, sua obra inacabada. Em seus delírios, Lima tem um encontro com João do Rio, e a partir daí travam um verdadeiro duelo em defesa de suas ideias. Produzida pela Oráculo Cia de Teatro, a peça teve sua estreia em 2015 e esteve em cartaz em diversas salas da cidade, trazendo os atores
Gilson Gomes no papel de Lima Barreto e Wagner Brandi como João do Rio.

O espetáculo tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal através do Fomento a todas as Artes (Lei de Emergência Cultura Aldir Blanc).

Confira a peça

Diários Marginais

Leitura dramática do texto “RE-ACORDAR”

A Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II recebeu o grupo de teatro TUCA para uma apresentação aberta à toda a comunidade. O encontro aconteceu no dia 25 de março, às 17h, quando foi feita uma leitura dramática do texto “RE-ACORDAR”.

O texto, de autoria dos integrantes do grupo, conta a história do TUCA e inclui passagens da peça “Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardozo, músicas inéditas de Sérgio Ricardo e relatos dos integrantes sobre os tempos sombrios pós AI-5.

A direção é de Amir Haddad, que também participou da leitura como narrador. O evento foi gratuito e realizado através do Zoom.

tuca

Cinedebate sobre o documentário “Codinome Clemente”

Os Grêmios Estudantis do Colégio Pedro II, em parceria com a Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro, realizaram no dia 29/03 um cinedebate sobre o documentário Codinome Clemente (2019). O filme conta a história de Carlos Eugênio Paz (1950-2019), ex-aluno do CP2 e ex-militante contra a ditadura militar nos anos 1960 e 1970. Após a sessão, aconteceu o debate com Isa Albuquerque (diretora do filme, historiadora e ex-esposa do protagonista) e mais três estudantes relacionadas ao CP2 e à luta estudantil!

O evento foi uma iniciativa conjunta dos Grêmios Estudantis do Colégio Pedro II, em parceria com a Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AERJ) e Sociedade de Debates do CPII (SDCPII).

Codinome Clemente

Sopa de Letras – “Para todo mal, a Cura”

O Sopa de Letras é um sarau que trabalha múltiplas linguagens e que acontece há 13 anos no Colégio Pedro II. No dia 15 de abril de 2021, às 17 horas, através da plataforma Zoom, aconteceu mais uma edição virtual com muitos convidados e a participação de alunos, ex-alunos e da comunidade escolar em geral.

Esta edição apresentou um tema muito especial:  “Para todo mal, a Cura”. Inspirados pela música de Lulu Santos, foram realizadas conversas sobre o poder da arte na construção da cidadania crítica e sensível.

Sopa de Letras_Para todo mal a cura

Contação de Histórias “A Conselheira do Rei”

O livro a Conselheira do Rei foi publicado em 2017 e logo virou uma bela Contação de Histórias. Aborda temas como honestidade, priorizando também uma narrativa inclusiva e uma protagonista feminina forte e independente.

Oficina de artes circenses “Manipulando alegria”

A Diretoria de Culturas do CPII e o CIRCOLU apresentaram a oficina de artes circenses “Manipulando alegria”. Foram 9 oficinas, com duração de 30 minutos cada, divulgadas aos sábados, terças e quintas nas nossas redes sociais!

As oficinas foram voltadas para crianças (a partir de 6 anos), adolescentes e adultos, com muita brincadeira e diversão!

Confira as oficinas

Manipulando Alegrias_ CircoLu

I Encontro de SLAM do CP2

No dia 7 de maio aconteceu, através do Google Meet e com transmissão simultânea para o Youtube, o I Encontro de Slam do CPII.

Realizado pelo Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II, em colaboração com o coletivo Atako RJ e com apoio da Diretoria de Culturas/Propgpec, o I Encontro de Slam do CP2 teve como objetivos divulgar a arte do SLAM e incentivar os estudantes a conhecerem sua cultura.

O Slam é uma batalha de poesias que tratam, principalmente, de temáticas caras à população periférica, se constituindo como uma das principais culturas de resistência artística da contemporaneidade.

I Encontro de Slam do CP2

Festival Humanização convida estudantes do CPII para envio de memes, gifs e vídeos

Festival Humanização

O Departamento de Artes Visuais (DAV), o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual (NEPA CP2) e a Diretoria de Culturas/Propgpec, em parceria com o Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II (LAEDH), convidam os estudantes de todos os segmentos do Colégio Pedro II a enviarem memes, gifs e/ou vídeos para o Festival HumanizAção, com inscrições de 13 de maio a 02 de agosto de 2021.

O Festival tem por objetivo expressar, através das linguagens artísticas e midiáticas dos memes, gifs e dos vídeos de curta metragem, as ideias sobre os direitos humanos na nossa vida cotidiana, fazendo refletir sobre os desafios contemporâneos e contribuindo para ações e relações humanizadas.
Mas, o que são memes, gifs e vídeo de curta metragem?

Memes – Podem ser ideias, palavras, frases, sons, desenhos que expressam capacidades, valores estéticos e morais, críticas nas comunicações em redes sociais na Internet. O meme pode ser mudado ou não e ser muito compartilhado, tornando-se viral.
E que tal viralizar boas ideias para boas ações? Você pode criar seu meme com fotografias, reproduções de desenhos, pinturas, junto com as imagens, pense nas palavras, crie frases que façam sentido para a sua ideia junto com as imagens escolhidas.

meme

GIF – Formato de intercâmbio de gráficos, é um formato de imagem muito usado na Internet, como ele podemos criar movimentos. O gif animado é o mais conhecido, com o qual nos comunicamos nas redes sociais e também estão nos jogos eletrônicos.
Você pode criar um gif com fotografias ou desenhos com duração de 6 segundos (formato que pode ser feito no WhatsApp) a 10 segundos. O gif pode ser criado nos programas Giphy, EzgifMakeagif, Gilmaker.me e outros.

gif

Vídeo curta metragem – Com as câmeras de nossos celulares podemos fazer muitos vídeos e transformá-los até em filmes. Um minuto é pouco tempo, mas, coisas interessantes podem acontecer, serem planejadas e mostradas nesse intervalo de tempo, até uma breve narrativa pode ser contada.
Grave o vídeo de até 1 minuto, na horizontal ou na vertical e salve em .mp4. O vídeo pode ter marca d’água (logo da empresa desenvolvedora do editor de vídeo).

E aí, bora participar? Você sabe o que são os Direitos Humanos? Para saber um pouco mais, clique nos links abaixo e inspire-se!

Vídeo adequado para estudantes até o 5º ano

Vídeo adequado para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio

Como participar?

Inscreva-se no período de 13 de maio a 02 de agosto de 2021, pelo formulário online e anexe seu meme, gif e/ou vídeo.

Estudantes do CP2, qualquer campus e de todos os segmentos: o prazo de envio de criações de imagens e vídeos para o Festival HumanizAção foi prorrogado!

O tema é Direito a Humanos, podem ser enviados vídeos de até 1 minuto, memes e gifs. Envios até 23 de agosto!

Vamos acionar a criatividade com responsabilidade social, cidadã.

Aproveitem e participem!

Você pode se inscrever mais de uma vez, com produções diferentes, da mesma categoria ou não.

Durante o período de inscrições, acontecerão lives com convidadas e convidados que falarão sobre Direitos Humanos, memes, gifs e vídeos.

Acompanhem a programação no instagram do @nepa_cpii e @culturas.cp2

Após o encerramento das inscrições, as criações serão publicadas nas redes sociais do NEPA (Instagram e canal do Youtube) a partir de 16 de agosto de 2021.

Caso tenha alguma dúvida, envie e-mail para:

fest.humanizacao@cp2.g12.br

Live “Memes e Direitos Humanos”

O Festival HumanizAção, o DAV e o NEPA CP2, com apoio da Diretoria de Culturas/PROPGPEC e do LAEDH, apresentaram a primeira live “Memes e Direitos Humanos”. A convidada desta primeira live foi a arte/educadora, artista visual e mestranda pela UNIRIO/Grupo de Pesquisa CACE, Ludmilla Duarte.

O debate girou em torno da criação, das características e dos usos de memes na comunicação online e da relação deles com questões dos Direitos Humanos.

A live aconteceu no dia 2 de junho, às 18h, com transmissão ao vivo no canal do NEPA no Youtube.

Confira o evento

Memes e Direitos Humanos

Live “Audiovisual e Direitos Humanos”

O Festival HumanizAção, o DAV e o NEPA CP2, com apoio da Diretoria de Culturas/PROPGPEC e do LAEDH, apresentaram a segunda Live “Audiovisual e Direitos Humanos”.

Para falar sobre o tema, os convidados foram a prof.ª Silzane Carneiro, Coordenadora Geral do Departamento de Sociologia do CPII e do Laboratório de Educação e Direitos Humanos – LAEDH CP2, e o Especialista em Tecnologia e Inovação, na ONG Recode, roteirista e orientador de documentários estudantis, mestrando pelo PPGCINE-UFF, Rafael Romão.

A live aconteceu no dia 9 de junho, às 18h, com transmissão ao vivo no canal do NEPA no Youtube.

Confira o evento

Audiovisual e Direitos Humanos

 

Sopa de Letras 13 anos – sarau online

O Sopa de Letras é um sarau que trabalha múltiplas linguagens artísticas e é coordenado pela professora Dilma Mesquita, Coordenadora de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas/Propgpec.

O sarau literário completa 13 anos em 2021 e, para comemorar a data, o evento ganhou uma edição online, realizada no dia 5 de julho.

Com o tema “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”, o evento contou com a presença das comunidades interna e externa, artistas e convidados, reunindo muita poesia, teatro e música.

Sopa de Letras 13 anos

Sopa de Letras_4

Professora Dilma Mesquita, coordenadora do projeto, e participantes do sarau online “Sopa de Letras”

 Sopa de Letras – Abraço Poético

Sopa de Letras_Abraço Poético

O tradicional sarau literário “Sopa de Letras” ofereceu, no dia 11 de agosto, uma edição especial como parte da Semana de Acolhimento do Campus Tijuca II. O evento foi exclusivo para alunos e ex-alunos do PROEJA.

Visita virtual à exposição “Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto”

Visita virtual - Exposição Nise da Silveira

No dia 9 de setembro, o projeto Experimente Cultura em parceria com a Diretoria de Culturas do CPII promoveu visita virtual à exposição “Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto”.

A exposição está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) de 09/06 a 15/11.

O projeto Experimente Cultura é um programa de incentivo à visitação de espaços culturais e experimentação de ambientes que transmitem história, arte e cultura na Cidade do Rio de Janeiro, por meio de visitas virtuais e presenciais a importantes museus da Cidade, oferecendo transporte gratuito e atividades lúdicas especificamente preparadas para que as crianças já se ambientem com cada destino, durante o trajeto. Com atenção especial a estudantes de rede pública e jovens em vulnerabilidade socioeconômica, o projeto pretende democratizar e facilitar o acesso à cultura, buscando como resultado desta experiência, o fortalecimento do elo entre o público e a cultura, promovendo hábitos culturais mais ativos em seu dia a dia.

Acesse aqui e saiba mais sobre o projeto

II Semana de Saúde Mental do Colégio Pedro II

Cartaz I - II Semana de Saúde Mental

A Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas organiza a II Semana de Saúde Mental do Colégio Pedro II. A primeira edição, realizada em 2019 no Campus Tijuca II, trouxe para a escola o debate sobre a importância das artes e das culturas como ferramentas de manutenção da saúde mental.

Como parte das ações da II Semana de Saúde Mental, o Espaço Cultural do Colégio Pedro II inaugurou a Exposição” Caminhos do Afeto: Arte, Cultura, Educação e Saúde”, em sua Galeria Virtual da plataforma FLICKR.  A mostra reúne trabalhos de três espaços que têm nas artes e nas culturas formas de cuidado com a saúde mental e joga luz à temática tão sensível e necessária para o ambiente escolar. Confira a exposição

De 27 de setembro a 1º de outubro, sempre às 17h, teremos uma semana inteira de eventos artísticos e culturais, debates, exposição, rodas de conversa.

Cartaz II - II Semana de Saúde Mental

Cartaz III - II Semana de Saúde Mental

Roda de Conversa com instituições e projetos expositores

No dia 27 de setembro aconteceu a abertura da II Semana de Saúde Mental do Colégio Pedro II. O evento contou com uma Roda de Conversa com Prof.ª Dra. Dilma Mesquita (depoimento sobre Teatro DyoNises), Dra. Gladys Maria Schincariol (Museu de Imagens do Inconsciente), e Dra. Raquel Fernandes (Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea), o evento contou também com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Prof.ª Márcia Martins de Oliveira e a Diretora de Culturas Profª Eloisa Sabóia. 

Confira o evento

Evento_II Semana de Saúde Mental do CPII_ abertura exposição

Evento de abertura da II Semana de Saúde Mental do Colégio Pedro II

Mesa “Criar e cuidar: a revolução pelo afeto”

28-09 II Semana de Saúde Mental do CPII

No dia 28 de setembro aconteceu o segundo dia da programação da II Semana de Saúde Mental. O evento promoveu a Mesa “Criar e cuidar: a revolução pelo afeto”, onde especialistas falaram sobre saúde mental na infância, adolescência, maturidade e terceira idade.

O evento contou com a presença da Prof.ª Karla Demoly (Saúde Mental de Professores), Me. Lucas Veiga (Saúde Mental da População Negra) e Dra. Pâmela Nogueira (Educação Infantil e Adolescência).

28-09__ II Semana de Saúde Mental do CPII

Mesa “Criar e cuidar: a revolução pelo afeto”

 Confira o evento

Mesa “Escola é espaço de criação”

Cartaz escola é espaço de criação

No dia 29 de setembro aconteceu o terceiro dia da programação da II Semana de Saúde Mental. O evento promoveu a Mesa “Escola é espaço de criação” que debateu a importância das artes e das culturas como ferramentas de manutenção da saúde mental.

O evento contou com a presença de Thiago Raíces, psicólogo transcultural, Carlos Turque e Cláudia Barata, da Coordenação de Orientação Educacional e Pedagógica do CPII (COEP), Taisa Candido, do NAPNE Campus Centro, Flavia Câmara, do NAPNE Campus Tijuca I; os professores: Pedro Borges (Música – SCIII); Janaína Laport (Artes Visuais – Duque de Caxias) e Isabela Blanche (Ed. Física – Niterói); e responsáveis por estudantes e ex-estudantes: Luciana Zanetti, Claudia Souza, Deborah Trindade.

29-09_ II Semana de Saúde Mental do CPII

Mesa “Escola é espaço de criação”

Confira o evento

Sopa de Letras – Não aperte o botão!

Sopa de Letras - Não aperte o botão

No dia 30 de setembro aconteceu o quarto dia da programação da II Semana de Saúde Mental. O evento promoveu o sarau “Sopa de Letras – Não aperte o botão!”

O Sopa de Letras da II Semana de Saúde Mental do CPII fez uma grande homenagem à Nise da Silveira e sua recusa a apertar o botão do eletrochoque, em uma aposta das artes como ferramenta manutenção da saúde mental.

O sarau Sopa de Letras fez homenagem à Nise da Silveira e sua aposta nas artes como ferramenta de manutenção da saúde mental. O tema é uma referência à recusa de Nise em apertar o botão do eletrochoque em um paciente da instituição onde trabalhava. Este Sopa de Letras foi um convite a todos para nos conectarmos com a nossa potência artística e nos cuidarmos nesse diálogo com as artes!

Há 13 anos o Sopa é um sarau que trabalha múltiplas linguagens e tem como marca registrada o encontro de performances teatrais, leituras dramatizadas, poesia, música e muita alegria!

O evento contou com a participação de Simone Mazzer, Eduardo Tornaghi, Luciana Pedroso, Carmem Elias, Silvia Barros, Cris Pizzoti, Niágara Cruz, Kátia Iunes, Thiago Arauvas, Debby Eidam, Fabiane Valmore, Maria Cabral, Raulf, PS Raio Negro, Lolita Merker, Larissa Marques, Rômulo Sá e Marina D’ávila e Orlando Santos Baptista.

Confira o evento

30-09_ II Semana de Saúde Mental do CPII

Sarau “Sopa de Letras – Não aperte o botão!”

Mesa “Toda vez que dou um passo, o mundo sai do lugar”

Cartaz mesa “Toda vez que dou um passo, o mundo sai do lugar”

No dia 01 de outubro aconteceu o encerramento da II Semana de Saúde Mental. O evento promoveu a Mesa “Toda vez que dou um passo, o mundo sai do lugar”, com o encontro de diferentes dispositivos culturais que nos trazem propostas terapêuticas, através das artes, das culturas, da alegria.

O evento contou com a participação de Adilson Nogueira do Amaral – Bloco carnavalesco “Tá pirando, tá pirado, pirou”, Ariadne de Moura Mendes e Abel Luiz de Oliveira – Bloco carnavalesco “Loucura Suburbana”, Bernardo Ferreira – Bloco carnavalesco “Zona Mental” e Vandré Vidal – Banda dos cancioneiros do IPUB

Confira o evento

01-10 _ II Semana de Saúde Mental do CPII

Mesa “Toda vez que dou um passo, o mundo sai do lugar”

Afrofuturismo: Representações e imaginários nas histórias em quadrinhos

A Diretoria de Culturas, em parceria com o Campus Engenho Novo II, apresentou “Afrofuturismo: Representações e imaginários nas histórias em quadrinhos”.

O evento contou com a participação de Elbert Agostinho, fundador do Laboratório Carioca de Histórias em Quadrinhos e mediação das professoras Juliana Berlim e Paula Alves.

Afrofuturismo

O evento que foi fechado aos alunos do 8º ano do Campus Engenho Novo II e contou com um bate papo inesquecível sobre poderes, negritude e heroísmos. Foram dois encontros, realizados nos dias 08/10/2021 e 13/10/2021.

Afrofuturismo_Elbert Agostinho

Elbert Agostinho, fundador do Laboratório Carioca de Histórias em Quadrinhos

Afrofuturismo_Professora Juliana Berlim

Juliana Berlim, professora do Campus Engenho Novo II

Afrofuturismo_Professora Paula Alves

Professora Paula Alves

Confira o evento:

08/10/2021

13/10/2021

Afrofuturismo: Representações e imaginários nas histórias em quadrinhos – 11/11/2021

Afrofut Ledi

A Diretoria de Culturas, em parceria com o Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (LEDi-CPII) realizou no dia 11 de novembro o evento “Afrofuturismo: representações e imaginários nas histórias em quadrinhos”.

O evento, transmitido no canal do YouTube da Diretoria de Culturas, fez parte das atividades do novembro Negro e contou com mediação do artista PS Raio Negro.

Afrofuturismo 11.11.2021_2

Evento “Afrofuturismo: representações e imaginários nas histórias em quadrinhos” – 11/11/2021

Durante o bate-papo, os participantes conheceram o conceito de Afrofuturismo e como pensar relações raciais a partir dos super heróis e super heroínas negras da cultura pop.

Confira o evento

Literatura Negro Afetiva – Encontro com a escritora Sônia Rosa

Literatura Negro Afetiva

Ampliando a lista de eventos do mês da Consciência Negra, a Diretoria de Culturas – CPII realizou um encontro com a escritora carioca Sônia Rosa. O evento foi organizado pela Coordenação de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas do CPII.

Sonia Rosa

Escritora Sônia Rosa e a Professora Dilma Mesquita, Coordenadora de Projetos e Cursos da Diretoria de Culturas do CPII.

Mestre em Relações Étnico Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias, Sônia acumula mais de 50 títulos publicados ao longo de seus 26 anos de carreira. Em 2020, seu livro “Três Histórias de Encanto” foi finalista do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

Atualmente, Sônia dedica-se aos trabalhos ligados ao Letramento Racial e à Literatura, especialmente a Literatura Negro Afetiva, conceito criado pela autora para definir sua obra, onde leitores encontrarão muito amor e representatividade negra em protagonismo. Esse e outros temas foram discutidos em uma live realizada no dia 25/11, às 17h, com transmissão ao vivo para o canal da Diretoria de Culturas do Colégio Pedro II no YouTube. O evento teve mediação da Professora Dilma Mesquita.

Confira o evento

Festival de Música Mário Lago/ Edição 2021

Festival de Música Mário lago

Nos últimos dias 01 e 02 de dezembro, o Departamento de Educação Musical fez realizar o Festival de Música Mário Lago/ Edição 2021, com apoio da Diretoria de Culturas da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. O evento deste ano teve a participação de estudantes e servidores que compartilharam conosco suas expressões artísticas por meio da prática musical.

A edição deste ano teve caráter de mostra pedagógica e realizado de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia de coronavírus, possibilitando a participação de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além daqueles integrantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, grupos que tradicionalmente vêm participando desses eventos, e, ainda, de estudante do curso de especialização em Práticas Musicais na Educação Básica e de servidores da instituição.

Festival_2

Realização do Festival de Música Mário Lago

Festival_3

Realização do Festival de Música Mário Lago

Os vídeos apresentados no Festival de Música Mário Lago/ Edição 2021 já estão disponíveis no canal do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II no YouTube.

Sopa de Letras – Como será o amanhã?

Sopa de Letras - Como será o Amanhã

O último Sopa de Letras do ano foi realizado no dia no dia 16 de dezembro, às 18h. Com o tema “O que será do amanhã?”, o evento apresentou a mesma alegria e irreverência de sempre – aliadas à poesia e à vontade de aprender e criar coletivamente!

Sopa de Letras_como será o amanhã

Realização do Sarau “Sopa de Letras – Como será o amanhã?”

O evento foi fechado para convidados e será posteriormente publicado no nosso canal no YouTube!