Espaço Cultural

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II foi fundado em 1999 e se encontra diretamente ligado à Direção de Culturas e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da instituição. Configura-se como um espaço pedagógico que privilegia uma concepção de arte não hierarquizada e que ultrapassa as fronteiras mercadológicas.

Buscamos trabalhar com um conceito de cultura mais ampliado, ou seja, não uma cultura vista apenas como evento, e sim relacionada com cidadania, ecologia, sustentabilidade, patrimônio cultural e outras áreas de conhecimento, vinculadas à sociedade e à vida, como forma de responder às indagações e desafios presentes no mundo contemporâneo, gerando transformações educacionais e sociais.

Espaços de Arte e Cultura são fundamentais em instituições educacionais, pois permitem a aproximação e a apropriação dos múltiplos sentidos das linguagens artísticas, enquanto conhecimento do mundo; ampliam repertórios artísticos e estéticos, remetem às ancestralidades, valorizam e criam subjetividades comprometidas com as dimensões poética e política da vida – promovem a Cidadania Cultural.

Há, no Espaço Cultural, um amplo hall de exposições para a divulgação de trabalhos em pintura, gravura, fotografia, escultura, instalação, performance e outras formas de manifestações, incluindo outras linguagens artísticas. Além disso, buscamos realizar exposições itinerantes, com o intuito de que mostras artísticas estejam presentes em todos os 14 campi e no Centro de Referência em Educação Infantil.

Redes Sociais:
Funcionamento:

De 2ª à 6ª feira, das 10h às 17h. Aos sábados, em dias e horários previamente divulgados, mediante agendamento.
Tel.: (21) 2163-5738
Email: ecultural@cp2.g12.br

Página do Espaço Cultural no site do CPII