Núcleo Museu da Pessoa – Colégio Pedro II

Museu da Pessoa chega ao Colégio Pedro II

Nucleo MuPe - CPII

Já imaginou que sua história de vida pode ajudar a contar a história do Colégio Pedro II? Em breve, a instituição terá um acervo virtual e colaborativo de memória institucional com relatos em vídeo da comunidade escolar. Trata-se do Núcleo Museu da Pessoa – Colégio Pedro II.

Museu da Pessoa

O que é?

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo com foco no registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Tem como objetivo valorizar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade como fonte de conhecimento, conexão e compreensão entre pessoas e grupos sociais.

O Museu da Pessoa busca contribuir com a construção de novos valores na sociedade, reconhecendo a experiência de todas as pessoas como referência de nossa memória coletiva. Valorizar histórias das pessoas como patrimônio é entender que a experiência de todos conta para a compreensão do passado e presente de qualquer grupo ou sociedade.

Como se deu a parceria?

No ano de 2021 o CPII foi contemplado como bolsista no Programa de Expansão de Núcleos do Museu da Pessoa. Três servidores da PROPGPEC realizaram curso de formação para a criação desse Núcleo – Profª Dilma Mesquita, Profª Eloísa Sabóia e o TAE Thiago Farias dos Santos. Esta equipe é hoje a responsável pela implantação do Núcleo MuPe – Colégio Pedro II.

Por que esse Núcleo?

Segundo a diretora de Culturas Eloísa Sabóia “O Colégio Pedro II possui um patrimônio cultural riquíssimo, pelos diferentes momentos históricos pelos quais passou, ao longo de seus 184 anos – do Império à República. É incrível se pensar em quantas histórias de vida se entrelaçaram à história da instituição e o quanto essa instituição foi importante para cada uma das pessoas que aqui viveram como estudantes, servidores, responsáveis, terceirizados e até mesmo como comunidade externa. Ver tudo isso registrado e valorizado como nosso patrimônio imaterial será certamente uma grande realização. O Núcleo Museu da Pessoa – Colégio Pedro II trará uma perspectiva de educação patrimonial contínua – nossa herança cultural, tecida em nosso cotidiano com todos que viveram e vivem esta instituição de educação. O conhecimento crítico e a apropriação consciente de seu patrimônio pela comunidade do Colégio Pedro II são fatores indispensáveis no processo de valorização e preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade, pertencimento e cidadania.”

Expectativas

Através das histórias de vida do nosso acervo, queremos gerar visibilidade e apropriação da ideia de que a história de cada pessoa é um patrimônio da humanidade e que suas experiências de vida e sentimentos devem ser fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos, configurando-se então como um poderoso antídoto contra a intolerância.

Primeiros passos

Inicialmente, o grupo responsável pela implantação do Núcleo Museu da Pessoa – Colégio Pedro II organizará rodas de conversa com pessoas da comunidade escolar, tomando como base o envolvimento desses grupos em diferentes momentos históricos da instituição. Memórias de estudantes, ex-alunos, servidores da ativa e aposentados, terceirizados, familiares, moradores das regiões onde o Colégio se faz presente. Todas serão bem vindas!

As primeiras rodas de conversa serão sobre as seguintes temáticas:

– Relatos de funcionários terceirizados da limpeza, merendeiras, seguranças e inspetores, falando sobre o cotidiano da escola;

– Encontro intergeracional: famílias onde pais e filhos foram alunos do Colégio Pedro II;

– Servidores docentes, técnicos e estudantes negros no Colégio Pedro II nas décadas de 1970/1980 e 2010/2020;

– Alunos e ex-alunos gremistas e a participação do Colégio Pedro II nos movimentos político-sociais de diferentes décadas;

– Pessoas que trabalharam ou estudaram no Colégio, no período de militarização da instituição (Ditadura Militar).

Como participar?

Se você quer contribuir ou gostaria de sugerir a participação de alguma pessoa, basta enviar sua sugestão (com justificativa) para o e-mail da Diretoria de Culturas, em dcult@cp2.g12.br com o assunto “Núcleo Museu da Pessoa – Colégio Pedro II”.