Núcleos de Arte

A PROPGPEC – Direção de Culturas disponibilizará apoio financeiro a  Núcleos de Arte e Cultura do Colégio Pedro II.

A Chamada Interna nº 10 objetiva a criação de novos grupos e o fortalecimento de núcleos já existentes.

 

O que é um Núcleo de Arte e Cultura?

 Os Núcleos de Arte e Cultura constituirão coletivos comprometidos com a criação de Redes de Saberes em Arte e Cultura na Educação Básica, destacando a pesquisa e o desenvolvimento de ações coletivas.

O conjunto de projetos artísticos e culturais de cada campi comporá o Núcleo de Arte e Cultura local.

Com apoio e valorização, esperamos ter como frutos a difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas dos diferentes campi do Colégio Pedro II.

 

 Quem participa? 

Se você é professor e faz parte de algum projeto, já realiza ou quer realizar estudos, pesquisas e ações artísticas e culturais no Colégio, tem agora a chance de organizar e cadastrar seu projeto, integrando o Núcleo de Arte e Cultura de seu Campus, fazendo parte do banco de pesquisa da Plataforma Lattes e recebendo um apoio financeiro mensal para as atividades do projeto (bolsa de pesquisa), no valor total de R$3.000,00 ( três mil reais), divididos em cinco quotas mensais de R$600,00 (seiscentos reais). Veja os requisitos na Chamada nº10!

Cada projeto deverá ter um professor responsável, que planejará e coordenará todas as atividades de seu grupo, prestando contas, sob a forma de relatórios, das atividades e despesas realizadas. Professores, técnicos e alunos bolsistas também poderão fazer parte da proposta de trabalho.

 

Que tipo de Projeto ?

Os projetos podem ser de uma determinada disciplina, interdisciplinares, transdisciplinares e intercampi, congregando pessoas de diferentes áreas de conhecimento e campi, que se disponham a estudar juntas, produzindo conhecimentos, publicações e realizando práticas diversas com a comunidade escolar, nas diferentes linguagens artísticas, sob o viés das manifestações culturais.

Entre as iniciativas que poderão ter apoio estão projetos que desenvolvam na educação básica  Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digital; Diversidade Artístico- Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Arte e Cultura ; Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

 

Até quando ?

As inscrições para o Programa de Apoio ao Fortalecimento de Núcleos de Arte e Cultura podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2016.

 

DÚVIDAS?

Entrar em contato com a Direção de Culturas dcult@cp2.g12.br ou pelo telefone 3891-0060.


 

Confira o resultado da Chamada Interna nº 10/2016 – PROPGPEC,