Núcleos de Arte e Culturas

A PROPGPEC – Diretoria de Culturas disponibiliza, através de Chamada Interna, apoio financeiro para projetos pertencentes ao Núcleo de Arte e Culturas de cada Campus do Colégio Pedro II. Tais Núcleos foram criados e regulamentados pela Reitoria do CPII, configurando-se num guarda-chuva acadêmico, que abarca todos os projetos e ações culturais realizadas em cada campus da instituição.

Portaria 2018 de 30 de junho de 2017

Portaria 2019 de 30 de junho de 2017

Publicação FACTA 2360 de 13 de julho de 2016

O que é um Núcleo de Arte e Culturas?

O conjunto de projetos artísticos e culturais de cada campus compõe o Núcleo de Arte e Culturas local. Podem participar destes projetos discentes e servidores docentes e técnicos comprometidos com a criação da Rede de Saberes em Arte e Culturas na Educação Básica, destacando em sua prática o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de ações coletivas, relacionadas à área de Arte e Culturas. Cada projeto poderá receber apoio financeiro para a realização de seus objetivos. Com apoio e valorização, esperamos ter como frutos o entendimento da área de Arte e Culturas não como evento ou entretenimento, mas como área de estudo e pesquisa, lugar de formação e de difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas dos diferentes campi do Colégio Pedro II.

Quem participa? 

Se você é professor e quer realizar estudos, pesquisas e ações artísticas e culturais no Colégio, tem agora a chance de organizar e de cadastrar seu projeto, integrando-se ao Núcleo de Arte e Culturas de seu campus. Cada projeto deverá ter um docente responsável, que planejará / coordenará as atividades de seu grupo, prestando contas das despesas realizadas, escrevendo artigos e elaborando relatórios das atividades realizadas junto ao seu grupo. Professores, técnicos e alunos bolsistas/voluntários também poderão fazer parte do projeto.

Que tipo de Projeto ?

Os projetos podem ser de uma determinada disciplina, interdisciplinares, transdisciplinares e intercampi, congregando pessoas de diferentes áreas de conhecimento e campi, que se disponham a estudar juntas, produzindo conhecimentos, publicações e realizando práticas diversas com a comunidade escolar, nas diferentes linguagens artísticas, sob o viés das manifestações culturais.

Entre as iniciativas que poderão ter apoio estão projetos que desenvolvam na educação básica:

  • Arte;
  • Comunicação;
  • Cultura das Mídias e Audiovisual;
  • Arte e Cultura Digital;
  • Diversidade Artístico- Cultural;
  • Produção e Difusão das Artes e Linguagens;
  • Arte e Cultura;
  • Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

DÚVIDAS?

Entrar em contato com a Direção de Culturas dcult@cp2.g12.br ou pelo telefone (21) 2163-5737.

Para dúvidas sobre despesas autorizadas, vedadas e prestação de contas consulte o  Guia para a gestão do auxílio financeiro ao docente responsável por projeto de Arte e Culturas (Taxa de Bancada)

Conheça os Projetos existentes nos diferentes Núcleos de Arte e Culturas do Colégio Pedro II:

                                                                    2018