Projetos de Iniciação

Bolsas de Iniciação Artística e Cultural

 

O Programa de Apoio a Projetos de Iniciação Artística e Cultural é destinado a alunos que participam de projetos de diferentes Departamentos Pedagógicos do CPII, com ênfase no aprofundamento das linguagens artísticas e das vivências culturais. O Programa busca despertar a curiosidade e interesse por desenvolvimento acadêmico e profissional, através das linguagens artísticas, estimulando a relação dialógica entre as diversas disciplinas e cursos do Colégio Pedro II e suas interfaces com as produções artísticas e culturais da sociedade.

As áreas de abrangência dessas ações são História da Arte, Linguagens Artísticas, Artes Visuais, Música, Teatro, Dança, Literatura, Produções Artísticas Híbridas e Memória e Patrimônio.

No ano de 2016, a Diretoria de Culturas atendeu a 32 ( trinta e dois) Projetos de Iniciação Artística e Cultural, contemplando o oferecimento de 192 bolsas. Fechamos o ano letivo com um total de 179 bolsas, nos diferentes projetos.

Saiba um pouco mais sobre os Projetos de Iniciação Artística de 2016:

 

FAZENDO ARTE: O SAGRADO FEMININO EM CARNE VIVA

Professor Responsável: Silvana Martins Bayma

Campus: Centro

Essencialmente um projeto de leitura, o grupo estrutura-se como forma coletiva de compor um diálogo entre várias áreas do conhecimento e a experiência.

 

Fazendo arte a força da palalvra

RODA DE LEITURA

Professor Responsável: Dilma Mesquita

Campus: Centro

Roda de Leitura - Uma proposa interdisciplinar

A Roda de leitura,teve início no Campus Centro em 2007. Os encontros sempre voltados ao incentivo à leitura e a pesquisa, agora tem a presença musical e poética acoplada em seu desenvolvimento – sopa de letras-. A oficina de teatro também participa fazendo alguns desdobramentos da proposta. As bolsas deram novo vigor ao grupo que agora amplia o número de participantes.

 

 

PROJETO CANCIONERO

Professora Responsável: Márcia Schiavo

Campus: Engenho Novo II

 

O projeto pretende apresentar um grupo artístico-musical tendo como inspiração o universo poético e as diferentes manifestações da cultura popular brasileira, tais como: coco, ciranda, maracatu, jongo entre outros. Construindo assim um espaço de formação de conhecimentos acerca da cultura popular brasileira.

 

 

BANDA NKT

Professor Responsável: Leandro Goretkin

Campus: Niterói

 

O coral, iniciado desde 2014 no Campus Niterói, se apresenta mais um ano com o intuito de formar um grupo de talentosos, proporcionando aprofundamento,  dedicação e crescimento de habilidade musicais nos alunos do Colégio Pedro II.

 

DEBAIXO DO BARRO DO CHÃO

Professor Responsável: Shannon Botelho

Campus: São Cristóvão II

 

Produção artístico-teórica que transita entre pratica e teoria a respeito da pesquisa historiográfica da cultura popular brasileira, se aproximando da real apresentação artística. Tem como principal objetivo a criação de um blog que contenha essas informações pesquisadas e, por fim, a exposição de arte popular com a parceria do Centro Cultural Edson Carneiro (antigo Museu do Folclore).

 

 

 

CORAIS DO COLÉGIO PEDRO II

Professor Responsável: Augusto Pires Ordine

Campus: São Cristóvão

 

 

O coral dos alunos do Campus de São Cristóvão existe desde 2014. Representa a retomada da prática do coral dos alunos do campus. O projeto apresenta duas facetas, uma voltada aos alunos e outra voltada aos funcionários adultos ou membros da comunidade. Busca unir a todos da comunidade escolar e estimula a pratica musical da cultura brasileira e internacional.

 

PANDEIRADA

Professor Responsável: Thiago Aquino

Campus: Duque de Caxias

 

Projeto iniciado desde 2013, vem como uma forma de aprimorar e desenvolver as habilidades técnicas e saberes sobre o pandeiro, influenciando também na cultura da música popular brasileira, ampliando as criações artísticas de cada aluno e do coletivo.

 

 

CORAL DO CAMPUS REALENGO II

Professora Responsável: Liziléia Drumond De Souza

Campus: Realengo II

 

 

O canto coral do campus realengo é um precioso elemento de socialização, além disso desenvolve metas, organização e foco. O coral também traz monitorias de instrumentos para que os alunos possam se especializar em tais instrumentos, durante as aulas.

 

 

INICIANDO NO VIOLÃO

Professor Responsável: João Lanzillotti

Campus: São Cristóvão II

 

 

O projeto influencia a prática do violão, auxiliando no desenvolvimento com repertórios coletados e sistematizados, além de identificar o repertorio inicial para os alunos.

 

A TRUPE MATEMÁGICA

Professora Responsável: Liliana Manuela Gaspar Cerveira

Campus: Engenho Novo II

 

A “Trupe Matemágica “ é um projeto cujo objetivo é facilitar e divertir a aprendizagem na matemática com jogos, brincadeiras e truques. Assim, pesquisando sobre os conteúdos e ideias matemáticas que estão por detrás de alguns desses truques, as alunas são capazes de difundir esses mesmos conhecimentos de forma divertida.

 

 

 

 

 

 

PRÁTICA CORAL COMO INVENÇÃO

Professora Responsável: Neila Ruiz Alfonzo

Campus: Engenho Novo II

 

 

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Animação Campus Centro

Professora Responsável: Rosiane Dourado

Campus: Centro

 

Projeto destinado ao ensino-aprendizado, pesquisa e extensão de atividades que têm como o foco o cinema de animação na escola. Voltado para a socialização entre os alunos, sua eficiência e relevância na escolha profissional do indivíduo e com a animação consegue levar o aprendizado de forma diversificada facilitando-o. Promove também o desenvolvimento artístico, estético e intelectual do aluno através da pesquisa e da produção em animação.

 

 

ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO EM WEB DESIGN

Professor Paulo Roberto Alves

Campus: São Cristóvão III

 

Projeto iniciado desde 2015, o Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque tem o objetivo de manter a pesquisa, a extensão e a consolidação de um lugar de ensino dentro do campus de São Cristóvão III. O projeto tem como meta a manutenção do site criado para a divulgação do trabalho realizado no laboratório de Sociologia e abrir espaço para a criação artística na modalidade web design.

 

 

FAZENDO MÚSICA NO PERCURSO DA HISTÓRIA

Professora Rebeca Vieira

Campus: São Cristóvão II

 

O projeto “Fazendo Música no Percurso da História” é uma proposta de iniação artistica e cultural que visa o desenvolvimento de habilidades musicais por um viés investigativo e criativo. Vem se aprimorando desde 2015. Tem como intuito a investigação criativa de um gênero musical escolhido por um coletivo.

 

 

CAMERATA DE VIOLÕES

Professor: Daniel Costa Fernandes

Campus: Realengo II

 

 

A “Camerata de Violões” do Colégio Pedro II- Unidade Realengo II veio se construindo desde 2012 com aulas de violão para alunos e, com o decorrer do tempo, se transformou em uma camerata, integrando alunos do curso técnico com instrumentos mais sofisticados. O principal objetivo é ampliar os conhecimentos musicais do aluno desenvolvendo suas habilidades das mais diversas formas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOCANDO MÚSICA BRASILEIRA E IBEROAMERICANA

Professor Responsável: Daniel Costa Fernandes

Campus Realengo II

 

Trata-se de uma série de pesquisas, ações em extensão e ensino acerca da música relacionados ao projeto “Estudaram aqui, brasileiros de um enorme e subido valor”. Com base nesse projeto são desenvolvidas práticas de desenvolvimento e aprendizagem de música e de espanhol.

 

OFICINA DE TEXTOS CRIATIVOS

Professoras: Denir Camacho e Liliane Machado

Campus: Engenho Novo II

 

A Oficina de Textos Criativos vem para criar um espaço de elaboração de textos literários e/ou criativos. Visam uma atividade fora das salas de aula, mas também com o acompanhamento de um professor orientador, o qual aprimorará suas técnicas e recursos estilísticos da linguagem, bem como possibilitará a troca entre os demais alunos.

POR QUE NÃO RECEBI A CARTA DE HOGWARTS?

Professora: Ana Maria de Andrade

Campus Humaitá

 

Projeto iniciado em 2015, no campus de São Cristóvão II. A proposta é criar um clube de leitura e escrita com análise da obra e produção fanfictions pelos alunos, com premiação de melhor texto.

 

TRANSESCRITA OFICINA DE ESCRITIVA CRIATIVA

Professora Adriana Armony

Campus Humaitá II

 

Projeto iniciado em 2015 que promove Oficinas de escrita criativa a partir da leitura de textos literários contemporâneos, bem como diálogos com outras manifestações artísticas. As oficinas ocorrem semanalmente,  com grupos de até 10 alunos e percorrem o processo de produção literária. Os alunos aprimoram seus próprios textos de ficção, que poderão ser contos, novelas narrativas, roteiros, peças teatrais ou fragmentos de romance.

 

 

PROJETO MODA E ARTE

Professora Gisela Viana

Campus Engenho Novo II

 

O projeto Moda e Arte acontece desde 2009, no campus Engenho Novo II, com aulas semanais onde os alunos estudam moda e arte e desenvolvem várias técnicas artísticas nas criações de croquis e figurinos.

Professora Gisela Viana e alunos do Projeto Moda & Arte

Croquis elaborados pelos alunos

CULTURA POPULAR NA ESCOLA

 

Professora Beatriz de Mattos

Campus São Cristóvão III

 

O projeto “ Cultura Popular na Escola “ realiza oficinas que tratam sobre cultura popular e são oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. As oficinas são locais de vivencia artística, cultural e lúdica, sem deixar de lado a dimensão da pesquisa e da extensão.

 

 

 

 

 

A POÉTICA DO GRAFFITI

 

Professor: Janaína Laport

Campus: Duque de Caxias

 

 

O “ Poética do Graffiti na Baixada fluminense ” traz a iniciação artística para a baixada fluminense, onde sempre houve escassez quanto a este assunto. Esse projeto de pesquisa de arte se estabelece na importância da valorização da produção artística local, com a constatação de um forte grupo de artistas com importante contribuição e talento para o cenário nacional.

 

 

O PIANO DIALOGA COM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

Professora Responsável: Maria Cristina Schwenk

Campus: Humaitá II

 

A proposta deste projeto é instaurar a articulação entre o ensino e aprendizado musical através do piano e as diferentes expressões artísticas, visando não só a interdisciplinaridades entre as áreas e suas expressões, mas também a construção de um saber artístico-cientifico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

 

 

 

CIÊNCIAS HUMANAS E CINEMA

 

Professor Roberto Mosca

Campus São Cristóvão III

 

O projeto tem como objetivo incentivar o processo de ensino e aprendizagem com base na utilização de recursos e técnicas de audiovisual. Estas ferramentas podem proporcionar um impacto crítico e sensível aos alunos. O projeto tem como questão relevante sensibilizar e aglutinar iniciativas do alunos e professores que compreendem o audiovisual também como prática pedagógica.

 

 

 

 

 

JORNAL ON-LINE

 

Professora Mônica De Souza Coimbra

Campus Niterói

 

 

Projeto iniciado em 2015 no campus Niterói, agora vem como o objetivo de se consolidar como um jornal online (correio CP II) expondo e destacando ocorrências no âmbito regional, estadual, nacional e até internacional; contribuir com reflexões para a criação de cidadãos críticos; abordar sobre o cotidiano com a circulação informativa relevante da comunidade Colégio Pedro II.

 

 

 

CANTO CORAL – UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA

 

Professora: Vanessa Weber

Campus Tijuca II

 

O projeto “O Canto coral: uma experiência enriquecedora” foi desenvolvida para desenvolver a autonomia, o senso estético e o pensamento crítico dos alunos. Além da leitura e digitação de partituras de escrita musical e a produção de áudios auxiliares para o estudo individual dos integrantes do coral. Também auxilia nas habilidades musicais e vocais como todo canto coral.

 

 

JORNAL COMUNITÁRIO E COMUNICAÇÃO

 

Professora Responsável: Tatiana Prado Vargas

Campus: São Cristóvão III

 

A proposta parte de um Projeto sobre a Comunicação Popular na Escola, o qual tem o intuito de mobilizar um grupo de estudantes para a construção de um canal de comunicação alternativo, com todos os debates da sala de aula e dos grupos de estudo do Colégio. A ideia não é só a formação de um ponto crítico reflexivo sobre a escola e a sociedade, mas também sobre os meios de comunicações dominantes.

 

BOOKTUBERS DO COLÉGIO PEDRO II

Professor Responsável: José Marques

Campus São Cristóvão II

 

“ Booktubers “ é um projeto que visa a integração de alunos que influenciem a leitura por meio virtual, mais especificamente através de vídeos no YOUTUBE como os críticos literários do século XXI.

 

 

ANIMA FASE 2

Professor Maurício Cezar Pascoaleto

Campus Niterói

 

Projeto iniciado em 2015 no Campus Niterói. Tem como objetivo realizar a produção de curtas metragens, funcionar como núcleo atendendo a alunos ouvintes, viabilizar um curso Ensino Médio Técnico de Animação em Niterói e ampliar um espaço de atuação de estudantes por meio do conhecimento de novas linguagens, mais especificamente o da animação audiovisual.

Alunos em produção: do projeto gráfico e croquis às cenas em massa plástica.

 

OFICINA LITERÁRIA ATO ZERO

Professor Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa

Campus Realengo II

 

A Oficina Literária Ato Zero intervém no processo de escolarização da literatura, atuando contrariamente à consolidação do valor de reconhecimento canônico das obras pelos estudantes, através da proposição de um espaço de escrita literária, no qual a produção de texto qualquer, por um ator qualquer, pode se tornar especial.

 

 

 

 

 

EM RODA

 

Professora: Cecília Fonseca Pessôa De Andrade Alves

Campus: São Cristóvão II

 

O projeto “ EM RODA: danças, cultura e mistura! ”envolve diferentes instâncias e segmentos, trabalha com diversos conceitos culturais brasileiros e promove diversas rodas de movimentos, de histórias/estórias e de conversas. Aberta a todos os públicos, une todas as culturas e gêneros, promovendo a experiência da sociabilidade e do amor à dança e às artes.

 

 

 

Movimetos Ocupa CPII e Greve dos Servidores do Colégio Pedro II

 

Os projetos de Iniciação Artística e Cultural funcionaram até o final do mês de outubro, na maioria dos campi, interrompendo suas atividades devido à Greve dos Servidores do CPII. Alguns projetos, no entanto, tiveram suas atividades interrompidas um pouco antes, por conta do movimento de ocupação dos alunos, antecedendo a Greve dos Servidores.

Em fevereiro de 2017, por ocasião do retorno às aulas, todos os Projetos de Iniciação Artística e Cultural serão retomados, seguindo o calendário escolar 2016.Também estaremos escolhendo uma nova data para a II MIAC – Mostra de Iniciação Artística e Cultural do Colégio Pedro II, evento que fecha o trabalhopedagógico dos diferentes projetos e que apresenta fundamental importância para que todos os bolsistas possam expor e trocar seus conhecimentos e produções, adquiridos ao longo do ano letivo.

//

// // <![CDATA[
(function(){var e=this,aa=function(a,b,c){return a.call.apply(a.bind,arguments)},ba=function(a,b,c){if(!a)throw Error();if(2<arguments.length){var d=Array.prototype.slice.call(arguments,2);return function(){var c=Array.prototype.slice.call(arguments);Array.prototype.unshift.apply(c,d);return a.apply(b,c)}}return function(){return a.apply(b,arguments)}},k=function(a,b,c){k=Function.prototype.bind&&-1!=Function.prototype.bind.toString().indexOf(“native code”)?aa:ba;return k.apply(null,arguments)},l=Date.now||function(){return+new Date};var n=String.prototype.trim?function(a){return a.trim()}:function(a){return a.replace(/^[\s\xa0]+|[\s\xa0]+$/g,””)},p=function(a,b){return ab?1:0};var q=Array.prototype.forEach?function(a,b,c){Array.prototype.forEach.call(a,b,c)}:function(a,b,c){for(var d=a.length,m=”string”==typeof a?a.split(“”):a,f=0;fparseFloat(A)){z=String(C);break a}}z=A}var D=z,ca={},E=function(a){da(a,function(){for(var b=0,c=n(String(D)).split(“.”),d=n(String(a)).split(“.”),m=Math.max(c.length,d.length),f=0;0==b&&f<m;f++){var g=c[f]||””,h=d[f]||””;do{g=/(\d*)(\D*)(.*)/.exec(g)||[“”,””,””,””];h=/(\d*)(\D*)(.*)/.exec(h)||[“”,””,””,””];if(0==g[0].length&&0==h[0].length)break;b=p(0==g[1].length?0:parseInt(g[1],10),0==h[1].length?0:parseInt(h[1],10))||p(0==g[2].length,0==h[2].length)||p(g[2],h[2]);g=g[3];h=h[3]}while(0==b)}return 0<=b})},F;var G=e.document;F=G&&w?y()||(“CSS1Compat”==G.compatMode?parseInt(D,10):5):void 0;var H;if(!(H=!x&&!w)){var I;if(I=w)I=9<=Number(F);H=I}H||x&&E(“1.9.1″);w&&E(“9″);var ha=function(){var a=!1;try{var b=Object.defineProperty({},”passive”,{get:function(){a=!0}});e.addEventListener(“test”,null,b)}catch(c){}return a}(),J=function(a,b,c){a.addEventListener?a.addEventListener(b,c,ha?void 0:!1):a.attachEvent&&a.attachEvent(“on”+b,c)};var L=function(){var a=K;try{var b;if(b=!!a&&null!=a.location.href)a:{try{v(a.foo);b=!0;break a}catch(c){}b=!1}return b}catch(c){return!1}},ia=function(a,b,c){for(var d in a)Object.prototype.hasOwnProperty.call(a,d)&&b.call(c,a[d],d,a)};var ka=function(a,b,c){var d;d=(d=e.performance)&&d.now?d.now():l();this.label=a;this.type=b;this.eventId=c;this.value=d;this.duration=0};var M=function(a,b){this.j=[];this.m={};this.g={};this.h=b||e;b&&(b.google_js_reporting_queue=b.google_js_reporting_queue||[],this.j=b.google_js_reporting_queue);this.i=null!=this.h.google_measure_js_timing?this.h.google_measure_js_timing:Math.random()<a},O=function(){var a=N;q(a.j,a.l,a);ia(a.g,function(a){q(a,this.l,this)},a);a.g={};a.j.length=0;a.i=!1};M.prototype.l=function(a){a=”goog_”+a.label+”_”+a.type+”_”+a.eventId;var b=this.h.performance;b&&b.clearMarks&&(b.clearMarks(a+”_start”),b.clearMarks(a+”_end”))};M.prototype.start=function(a,b){if(!this.i)return null;var c=(this.m[a]||0)+1;this.m[a]=c;c=new ka(a,b,c);a=a+”_”+b;this.g[a]?this.g[a].push(c):this.g[a]=[c];a=this.h;a.performance&&a.performance.mark&&a.performance.mark(“goog_”+c.label+”_”+c.type+”_”+c.eventId+”_start”);return c};var la=/^(?:([^:/?#.]+):)?(?:\/\/(?:([^/?#]*)@)?([^/#?]*?)(?::([0-9]+))?(?=[/#?]|$))?([^?#]+)?(?:\?([^#]*))?(?:#([\s\S]*))?$/,ma=function(a){return a?decodeURI(a):a};var P=document,Q=window;var na=!!window.google_async_iframe_id,K=na&&window.parent||window;var R;if(na&&!L()){var S=”.”+P.domain;try{for(;2this.D&&(this.i=-1,U(this,1,a),null!==this.g&&(this.g.registerFinalizeCallback(k(this.g.fireOnObject,this.g,”attempt_survey_trigger”,[“wfocus”,this.u,this.s,this.l,this.B,this.v,a])),5E3