Cursos Encerrados

Cursos de Extensão com inscrições encerradas

Planos de Aula: preparar, refletir, compartilhar

 

O curso tem como proposta ser um espaço de reflexão sobre questões em torno do planejamento e da preparação das aulas, produção de planos de aula e criação de espaço de troca e compartilhamento desses planos.

Voltado para licenciandos, docentes e residentes de todas as áreas, o curso possui carga horária de 12h e será realizado na modalidade EAD.

 

Alternativas Pedagógicas de uso do GeoGebra

 

O curso tem como objetivo instrumentalizar professores regentes e licenciandos em Matemática para o uso do objeto de aprendizagem GeoGebra nas aulas de Geometria Escolar.

 

 

Proporcionando Aprendizagem Usando as Metodologias Ativas Peer Instruction e POE

 

O curso busca apresentar aos colegas professores da educação básica às metodologias ativas PI e POE, assim como possibilidades de suas aplicações nas aulas.

Foram oferecidas 30 vagas, e o público-alvo são professores da rede pública e privada do Rio de Janeiro.

O curso, que conta com carga horária de 40h, será oferecido na modalidade EAD e terá 1 encontro presencial no dia 26 de novembro, sábado, das 9h às 13h, no Campus Tijuca II.

Período de realização: 24 de outubro a 26 de novembro de 2022.

Aula presencial: 26 de novembro de 2022, sábado, das 9h às 13h.

Local da aula: Campus Tijuca II – Rua São Francisco Xavier, 204/208 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

 

Pedagogias Decoloniais: fissuras e re-existências na sala de aula

Este curso tem como proposta a construção de um espaço de  reflexão teórico-metodológica sobre possibilidades de atuação na sala de aula da Educação Básica, partindo da problematização de espistemologias ancoradas em regimes discursivos e relações de saber-poder coloniais, e da busca de alternativas a tais hegemonias, em diálogo com o que se tem chamado de pedagogias decoloniais. O público alvo são alunos de licenciatura e professores da Educação Básica, regentes ou não do Colégio Pedro II.

O curso, que será oferecido na modalidade semipresencial, possui carga horária de 20h, acontecerá entre os dias 20 de outubro e 15 de dezembro; e contará com aulas síncronas e encontros presenciais, que ocorrerão no Campus Humaitá II, localizado a Rua Humaitá, nº80 – Humaitá. Rio de Janeiro/RJ. São oferecidas 20 vagas.

 

 

Realidade Virtual e Aumentada para Crianças

Curso Realidade Virtual e Aumentada para Crianças, promovido pelo Núcleo de Mediação Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (NUMTEC), que se dedica aos estudos sobre como utilizar as diferentes interfaces digitais para favorecer a aprendizagem.

O curso é voltado para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com idade entre 09 e 12 anos, das comunidades interna e externa – rede pública ou particular; e tem como objetivo ampliar o letramento digital dos estudantes, de maneira lúdica, por meio da experimentação de alguns recursos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada. Será necessário que o estudante classificado leve celular próprio, para uso nas aulas.

As aulas acontecerão às sextas-feiras, em duas turmas – cada uma com 10 vagas. Serão 04 encontros no período entre 14 de outubro e 11 de novembro de 2022, no Campus Tijuca I, localizado a Rua 08 de Dezembro, 378. Vila Isabel – Rio de Janeiro/RJ.

 

A temática indígena nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira numa perspectiva decolonial

 

O curso busca abordar a temática indígena nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira numa perspectiva decolonial mediante exposição ao gênero conto.

Foram oferecidas 60 vagas, e o público-alvo são professores de Língua Espanhola que estejam em regência de turma na Educação Básica.

O curso, que será oferecido totalmente na modalidade EAD e conta com carga horária de 20h, terá encontros síncronos às sextas-feiras, das 18h às 21h, no período de 07 de outubro a 04 de novembro de 2022.

 

Uso de redes sociais no ensino-aprendizagem

O curso busca propiciar aos docentes aprimoramento na reflexão e no uso de redes sociais no ensinoaprendizagem, criando situações de aprendizagens interativas e colaborativas, em propostas de atividades presenciais ou híbridas.

Foram oferecidas 20 vagas, e o público-alvo foram professores da Educação Básica, das redes pública ou privada.

O curso, que será oferecido totalmente na modalidade EAD, conta com carga horária de 20h, e acontecerá entre os dias 03 e 31 de outubro de 2022.

 

O Transtorno do Espectro Autista e as Estratégias de Inclusão Baseadas em Características Sensoriais

 

O curso busca auxiliar o professor a desenvolver estratégias de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil, baseado na adequação dos ambientes e dos materiais às características de hipossensibilidade ou hipersensibilidade aos estímulos sensoriais.

Foram oferecidas 15 vagas, e o público-alvo foram professores da Educação Infantil interessados no tema.

O curso, que será oferecido totalmente na modalidade EAD, conta com carga horária de 20h, e acontecerá entre os dias 27 de setembro e 01 de novembro de 2022.

 

Jogos de Lógica Interdisciplinares

O curso propõe aos participantes a construção de uma atividade lúdica intitulada “Problema de Lógica” que, como o próprio nome indica, visa trabalhar o raciocínio lógico com os estudantes dentro de qualquer área do conhecimento. A atividade pode ser aplicada em quaisquer disciplinas e, para isso, convidamos professores a construir um jogo deste escolhendo um tema do componente curricular com o qual atua (ou atuará).

Foram oferecidas 30 vagas, e o público-alvo foram professores da Educação Básica – das diferentes áreas e disciplinas do Ensino Básico.

O curso, que será oferecido totalmente na modalidade EAD, conta com carga horária de 20h, e acontecerá entre os dias 09 de setembro e 10 de outubro de 2022.