Cursos de Extensão

Os cursos de extensão do Colégio Pedro II, abertos a comunidade externa, estabelecem um processo formativo que promove a reflexão sobre os saberes pedagógicos, científicos e culturais, proporcionando atualização contínua, formação cidadã e valorização do currículo. Têm como principal objetivo atender às demandas da sociedade e às necessidades de educação continuada de jovens e adultos, independente da escolaridade e formação.

Cursos 0ferecidos em 2018 (até novembro):

 

  • IV Curso de Introdução à Cultura Nagô-Iorubá
    Objetivo: apresentar uma visão acadêmica sobre a cultura e mitologia Nagô-Iorubá, em conformidade com a Lei nº 10.639 de 2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
  • Mandarim e Cultura Chinesa
    Objetivo: Apresentar informações gerais sobre a Cultura Chinesa nas suas mais variadas expressões e ensinar os fundamentos do idioma chinês na versão Mandarim, com noções dos ideogramas da Língua Mandarim.
  • Repensando a escola: currículos e práticas pedagógicas feministas
    Objetivo: Identificar e analisar a presença feminina nos diversos campos do conhecimento; evidenciar o apagamento das mulheres no currículo escolar, principalmente das mulheres negras e indígenas, propor estratégias para a superação dessa lacuna; discutir as diversas formas de violência simbólica contra a mulher no ambiente escolar.
  • Iniciação em Natação
    Objetivo: Propiciar benefícios de ordem biológica, psicológica e social para os alunos. Foram oferecidas duas turmas no campus São Cristóvão II.
  • Travessias Colégio Pedro II Águas Abertas
    Objetivo: Permitir que a comunidade que possui experiência em natação e deseja aperfeiçoamento possa participar e treinar com a equipe de Travessias em Águas Abertas.
  • Ateliê Interdisciplinar um Espaço de Experimentação e Invenção
    Objetivo: Possibilitar aos alunos-docentes construir ambientes de aprendizagem segundo uma perspectiva interdisciplinar nos seus espaços de atuação profissional e aprofundar os conceitos de aprendizagem significativa, ludicidade e autonomia.
  • Tecnologia na Educação: futurologias, imaginação & interfaces
    Objetivo: Apresentar a relevância da disciplina de design possibilitando que os professores entendam a aplicação de novas tecnologias como ferramenta para estimular decisões criativas e inovadoras, e compreendam a interdisciplinaridade das áreas de Arte e Mídias Contemporâneas e o uso de ferramentas tecnológicas para inovação social e educacional.
  • Meditação Laica Educacional® para uma Educação Emocional
    Objetivo: Capacitar professores para a utilização do protocolo da Meditação Laica Educacional® como uma estratégia didático pedagógica para o desenvolvimento do foco da atenção, maior concentração e, principalmente para a mudança de comportamento em virtude de regulação emocional adquirida com esta prática.
  • Formação Continuada São Cristóvão III e Engenho Novo II
    Objetivo: Oferecer, em parceria com o Programa de residência docente (PRD), palestras, oficinas e minicursos para a comunidade externa e os alunos do PRD.
  • Habilidades Específicas
    Objetivo: Capacitar e aprimorar alunos do Ensino Médio que pretendem ingressar nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Visual e Design, Desenho Industrial, Conservação e Restauração, Composição de Interiores e Paisagística, Pintura, Gravura e Escultura, Artes Cênicas, História da Arte, Licenciatura em Artes Plásticas e Desenho.
  • Introdução à Linguagem Fotográfica
    Objetivo: Possibilitar o conhecimento inicial da linguagem fotográfica, do analógico ao digital, desenvolvendo a poética pessoal.
  • Ensino de Física
    Objetivo: Atualizar e capacitar os professores de Física para que possam utilizar novas técnicas, conteúdos e práticas em sua atividade docente, propiciando a formação continuada do professor por meio de aulas expositivas e trabalhos online.
  • Curso de Animação para Crianças
    Objetivo: Empreender atividades que permitam ao aluno explorar interfaces e recursos digitais, possibilitando a aprendizagem do letramento propriamente dito e do letramento digital.
  • A Fotografia na Escola: Possibilidades Pedagógicas
    Objetivo: Fortalecer os saberes e conhecimentos a respeito da linguagem fotográfica, campo específico das Artes Visuais, no contexto escola, bem como aperfeiçoar a utilização cotidiana que se faz das ferramentas de captação de imagens, sobretudo, a câmera do celular.
  • Ambientação ao Windows, Internet e redes sociais – Informática Básica
    Objetivo: Conhecer e utilizar os elementos básicos da informática, propiciando a inclusão e a autonomia digital do aluno.
  • Edição de Texto
    Objetivo: Capacitar o aluno para que adquira conhecimentos e desenvolva habilidades que o tornem aptos a realizar trabalhos de edição de textos, permitindo a criação de estruturas de texto e layouts, entre outros.
  • Criadouro de Jogos na Zona Oeste
    Objetivo: Conduzir experiências na criação de jogos a serviço de ações pedagógicas que desenvolvam o trabalho coletivo e suas relações de compromisso pactuado.
  • Pedagogia Socialista Descolonial
    Objetivo: Promover a apropriação do referencial teórico da pedagogia socialista como chave interpretativa para pensar os desafios e possibilidades para uma educação pública democrática e emancipável.
  • Novas Geografias Escolares: temas e práticas
    Objetivo: Permitir a compreensão de que a educação como um todo, e o ensino de geografia em particular, passam por um intenso processo de transformação nos últimos tempos, fomentando um processo de reflexão e promoção de atividades para enfrentar desafios dessa “nova escola” e das “novas geografias”.
  • Fundamentos de LIBRAS
    Objetivo: Capacitar pessoas para a comunicação com os surdos e disseminar a LIBRAS, além de permitir que os interessados venham a conhecer a história das Línguas de Sinais e da educação dos Surdos no Brasil e no mundo, permitindo iniciar uma conversação através da língua de sinais com a comunidade surda.
  • Educação, Psicanálise e Contemporaneidade
    Objetivo: Refletir criticamente acerca do contexto social e histórico em que vivemos. Informar e colocar em discussão as relações da escola com a adolescência, as patologias próprias da conjuntura adolescente no horizonte contemporâneo e a relação professor-aluno.
  • Conexões: Vendo e Vivendo Arte na Escola Pública
    Objetivo: Oferecer oportunidades de vivências em Arte, por meio de apresentações e oficinas de modalidades artísticas e temáticas variadas, para estudantes da Escola Municipal General Humberto de Souza e crianças assistidas no lar Cristão Maria de Nazareth.
  • Edição de Imagens e Publicações
    Objetivo: Apresentar conceitos básicos sobre imagem digital e suas características e auxiliar o aprendizado sobre propriedades, características e recursos de manipulação de imagens digitais para publicação na web.
  • Produção de Recursos Digitais para Uso Pedagógico
    Objetivo: Oferecer mídias interativas que possibilitem dinamizar as aulas, potencializando o processo de aprendizagem, apresentando recursos digitais que aparecem como fortes aliados e trazem uma série de benefícios para a prática de ensino.
  • Fundamentos da Biologia Molecular Contextualizados no estudo da Relação entre Câncer e Envelhecimento
    Objetivo: Criar oportunidades para a revisão e o aprofundamento sobre fundamentos teóricos relativos à Biologia Molecular, a fim de proporcionar capacitação docente e contextualizar este conhecimento, aplicando-o na temática sobre o câncer.
  • Mediação Tecnológica nos Anos Iniciais
    Objetivo: Estudar os impactos e as possibilidades da mediação tecnológica para os novos sujeitos inseridos em um mundo em que as tecnologias digitais perpassam todos os setores da vida humana.
  • Realidade Virtual (VR) para Crianças
    Objetivo: Utilizar possibilidades educacionais da tecnologia de Realidade Virtual e a partir do interesse e curiosidade que estes recursos despertam e promover o letramento digital dos alunos.
  • Piscina sem Traumas
    Objetivo: Ajudar as pessoas que tiveram algum trauma, ou grandes dificuldades em aprender a nadar, a superarem seus medos e terem uma experiência positiva no meio líquido.