Fórum Permanente de Formação de Professores

O Fórum Permanente de Formação Continuada de Professores é um espaço de interlocução entre os Programas de Pós-Graduação do Colégio Pedro II e a Educação Básica. Ele surge como estratégia de ampliação das práticas já desenvolvidas no Programa de Residência Docente (PRD) e também como atendimento às demandas da CAPES por um maior intercâmbio entre a Pós-Graduação e a Educação Básica.

 O Fórum propõe o envolvimento dos professores da Educação Básica das redes públicas, seus alunos e suas escolas em cursos de formação continuada, pesquisas, processos de disseminação do conhecimento e projetos pedagógicos interinstitucionais vinculados às linhas de pesquisa e temáticas dos programas de Pós-Graduação do Colégio Pedro II. Estas ações serão coordenadas pelos professores dos programas de pós-graduação e seus orientandos.
A dinâmica do Fórum prevê ainda uma articulação orgânica entre os objetivos do programa, a formação docente e as práticas profissionais, de modo que os atores interajam no desenvolvimento de atividades em diversos contextos, espaços e tempos.