Programas

Vivenciar

O Programa Vivenciar tem como principal objetivo oferecer aos alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e de preparatórios comunitários sem fins lucrativos da região metropolitana do Rio de Janeiro, uma visita guiada ao Complexo Escolar de São Cristóvão a fim de incentivá-los a participar do concurso de admissão de alunos do Colégio Pedro II, conduzindo-os a uma reflexão acerca da importância de uma boa formação escolar para a realização pessoal e o êxito profissional.

Procura-se nas visitas esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de seleção para ingressar no Colégio Pedro II, além de divulgar as ações educacionais e de extensão ofertadas, estreitando os laços do Colégio Pedro II.

 

Colégio Pedro II Aberto a Terceira Idade

O Programa CPII Aberto à Terceira Idade é uma atividade de extensão voltada para pessoas com sessenta anos ou mais da região metropolitana do Rio de Janeiro. O Programa consiste em uma proposta interdisciplinar que se estrutura sobre três eixos: participação, integração e autonomia. Em cada um desses eixos serão ofertadas atividades educativas, artísticas, culturais e desportivas que buscam promover a autoestima do idoso e seu envelhecimento sadio e digno.

Contribuindo com as demandas sociais de apoio a um público que merece especial atenção, o Programa “Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade” visa promover o desenvolvimento do idoso em sua totalidade, trabalhando os aspectos psicológicos, sociais, físicos, cognitivos e artísticos. Além disso, tem entre seus principais objetivos: estabelecer um processo de educação continuada para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade; ampliar os espaços de socialização do idoso; possibilitar o desenvolvimento de potencialidades intelectuais, habilidades e competências da pessoa idosa; e familiarizar os idosos com as tecnologias de informação e comunicação.