História da África – Disciplinas

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Relações étnico-raciais no cotidiano escolar

Profª Ms. Alessandra Pio e Profª Ms. Carolina Medeiros

A temática das relações étnico- raciais no cotidiano escolar. A escola enquanto espaço de vivências das diversidades étnico-raciais, onde as relações de poder e conflito se estabelecem. Os conceitos de diversidade, raça, cor, etnia, negritude e branquitude. O espaço escolar e o combate ao racismo.

30h
Ensino de História da África no Brasil

Prof. Dr. Rodrigo Cesar da Silva Magalhães

Construção da legislação para o ensino de História da África, a partir da atuação dos movimentos sociais, dos fóruns internacionais e do arcabouço legal institucional. Análise das transformações dos materiais didáticos anteriores e posteriores à Lei 10.639/03. Avaliação das possibilidades de elaboração de material didático a partir do Parecer 03/2004 do CNE.

30h
História da África contemporânea

Prof. Dr. Adjovanes Thadeu Almeida

História africana após 1945, com a crítica ao eurocentrismo elaborada pelos intelectuais africanos em suas diferentes gerações. Apresentação dos estudos pós-coloniais.

30h
Representações do imaginário da África e do africano no Brasil – 30h/a

Prof. Esp. Arthur José Baptista

Definição dos conceitos de imaginário social e representação. Identificação dos signos referentes aos estereótipos sobre a África e os africanos. Análise das representações deste imaginário no Brasil.

30h
Escravidão e pós- abolição no Brasil – 30h/a

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Ribas e Prof.ª Dr.ª Silvana Bandoli Vargas

Identificação e análise da afirmação do negro escravizado como sujeito histórico. Mapeamento da diversidade étnica cultural do sujeito escravizado. Levantamento dos movimentos abolicionistas/emancipatórios na sua diversidade. Inserção do negro no período pós-abolição.

30h
Metodologia do trabalho científico – 20h/a

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Ribas

Articulações ensino e pesquisa na formação continuada de professores da Educação Básica. A produção de textos acadêmicos e a comunicação científica: o nexo teoria e prática. Procedimentos organizados de pesquisa. Leitura e análise crítica de abordagens metodológicas de pesquisa. Identificação e compreensão dos elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Definição de fontes/documento. Domínio das regras da ABNT como referencial obrigatório de apresentação de qualquer trabalho acadêmico. Projeto de Pesquisa enquanto fundamento do trabalho acadêmico final do curso.

20h
Seminário de Pesquisa I

Orientação para escrita do trabalho final.

40h
Seminário de Pesquisa II

Orientação para escrita do trabalho final.

40h
Atividades acadêmicas e oficinas 10h
Produto Final 100h
CARGA HORARIA TOTAL 360h