MPPEB

1. Apresentação

O Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII) se destina ao aprofundamento e integração dos saberes disciplinares e pedagógicos referentes à Educação Básica, tecendo íntima inter-relação entre teoria e prática por meio da pesquisa.

O Curso conduz à obtenção de grau em nível de Mestrado, na opção Profissional, visando a uma atuação profissional mais dinâmica e efetiva, na interseção entre ensino, pesquisa e extensão na escola básica. Busca à formação para o exercício da atividade docente, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades em suas áreas de conhecimento e contribuindo para a promoção de alternativas práticas às demandas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.

A nossa proposta considera que o desenvolvimento de competências e habilidades visa atender ao desafio de potencializar o poder de atuação dos docentes ao mobilizar saberes de diferentes naturezas para solucionar situações do cotidiano de aprendizagem. A prática é, portanto, compreendida como ponto de partida e ponto de chegada do conhecimento, sempre interligada à presença ativa do conhecimento teórico como embasamento da ação.

O programa pretende unir o aprofundamento teórico com a experimentação didática, a reflexão e a pesquisa durante a atuação docente no seu campo de trabalho, de modo que o processo ensino-aprendizagem seja objeto e objetivo do ato de pensar e de fazer do professor como pesquisador da sua prática.

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O que é e como é feita a avaliação CAPES

Objetivos

Objetivo Geral

Constituem-se objetivos gerais do curso fornecer elementos para que os discentes desenvolvam uma visão atualizada de processos educacionais, cultivem conhecimentos sólidos e abrangentes do corpo teórico de sua área de atuação, ampliem o cabedal de instrumentos e estratégias escolares que incluam as Tecnologias Educacionais (TE) e apliquem esses saberes diretamente na sua prática de profissionais da educação. A experimentação, a construção e o desenvolvimento de novos recursos que busquem resultados mais expressivos são parte integrante dos saberes a serem elaborados.

Objetivos Específicos

I. Criar a oportunidade de repensar as práticas escolares, analisar processos de aprendizagem e formar postura proativa a mudanças no ensino;

II. Aprofundar a formação profissional e oferecer embasamento teórico e prática reflexiva para o desenvolvimento e atualização do profissional da Educação Básica;

III. Desenvolver reflexão crítica de pesquisa e ações pedagógicas analisando os papéis dos atores no processo de aprendizagem e propondo caminhos para o enfrentamento dos dilemas vividos no ambiente escolar;

IV. Elaborar produtos educacionais inovadores para a Educação Básica, conforme orientações do documento da área 46 da CAPES.

V. Entender as práticas educativas integradas às TE, gerando novas formas de aprender na escola, e fora dela;

VI. Gerar propostas e programas de capacitação dos docentes da Educação Básica em uma perspectiva sócio-histórico-cultural do conhecimento e com a articulação teoria-prática;

VII. Capacitar o mestrando a participar ativamente de grupos de pesquisa e de atividades de formação continuada.

Público alvo

Entende-se como público-alvo principal deste programa de Mestrado o professor, em especial da rede pública, que sente a necessidade de aprimorar sua formação sem ter que se afastar da sua prática da sala de aula. A finalidade é contribuir diretamente para a atividade profissional do professor, equilibrando conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e a produção de materiais, de modo a promover o aprofundamento e a integração dos saberes disciplinar e pedagógico.

Para tal, o curso de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II projeta uma estruturação que considera imperiosa a permanência do professor em sala de aula, sendo assim um programa de formação em docência e para a docência. A presença do professor/aluno do Mestrado na regência deve ser uma fonte de indagação sobre o fazer pedagógico e um espaço de experimentação. O aluno do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica precisa dispor de tempo para se dedicar às atividades do curso e ao exercício do magistério, concomitância necessária para uma melhor reflexão teórico-prática, aliada à pesquisa in loco das questões específicas do Ensino Básico.

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa “Prática docente e formação continuada” e “Linguagens e Letramentos no Ensino Básico” pertencem à área de concentração intitulada Ensino. Essa área congrega estudos, pesquisas e projetos de ação que visam à análise dos conhecimentos curriculares e saberes que envolvem o processo de ensino aprendizagem da Escola Básica, assim como a criação de estratégias didático-metodológicas que atendam às demandas desse nível de ensino no contexto em que se apresentam.

Prática docente e formação continuada

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Projetos de Pesquisa associados à linha Práticas docente e Formação continuada

Linguagens e Letramentos no Ensino Básico

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Projetos de Pesquisa associados à linha Linguagens e Letramentos no Ensino Básico

Grupos de pesquisa associados às linhas de pesquisa

Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU)

Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica – GEPLIEB

Grupo de pesquisa Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos

Grupo de pesquisas Práticas Emergentes na Educação Básica (PEEB)

Estrutura Curricular

A organização curricular do MPPEB/CPII compreende disciplinas relativas às áreas de concentração e ao domínio conexo. Por área de concentração entende-se o campo específico de conhecimento que constituirá o objeto de estudos escolhido pelo aluno, e por domínio conexo qualquer disciplina não pertencente àquele campo, mas considerada pelo professor orientador como conveniente ou necessária para completar sua formação.

O Curso é composto de três núcleos disciplinares, a saber:

I- Núcleo Comum: composto de 4 disciplinas obrigatórias a todos os alunos, totalizando 12 créditos e 180 horas-aula;

II- Núcleo Complementar: composto de, no mínimo, 3 disciplinas eletivas escolhidas com aval do orientador, totalizando 9 créditos e 135 horas-aula;

III- Núcleo de Pesquisa de Dissertação: composto por 3 disciplinas obrigatórias de Orientação e acompanhamento da Prática Profissional, totalizando 3 créditos e 45 horas-aula.

Clique aqui para acessar o Fluxograma do curso.

Carga horária

O Curso de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica é composto de, no mínimo, de 360 horas-aula.

Duração

O tempo mínimo necessário para a obtenção do grau de mestre será de 18 (dezoito) meses, contados a partir da matrícula inicial do aluno no curso. Já o prazo previsto para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação e Produto Educacional) será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da matrícula inicial do aluno no Programa.

Ementas

Em processo de reformulação.

Avaliação

O aproveitamento em cada disciplina será avaliado segundo critérios estabelecidos e divulgados pelo professor responsável. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7.0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

O coeficiente de rendimento acumulado (CRA) do aluno será igual à média aritmética dos graus obtidos nas disciplinas cursadas, considerados os créditos obtidos em cada uma das disciplinas.

Trabalhos de Conclusão

O trabalho de conclusão de curso consistirá de dissertação de mestrado e produto educacional elaborados pelo aluno, versando sobre tema de reconhecida relevância e pertencente a uma das linhas de pesquisa do curso, apresentado em abordagem original. A dissertação de mestrado será redigida em português e deverá conter o resumo em, pelo menos, uma língua estrangeira – inglês.

A dissertação de mestrado e o produto educacional deverão estar relacionados a mesma pesquisa, desenvolvida em conjunto pelo aluno e orientador.

Veja as Orientações para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Dissertações defendidas

Produtos Educacionais desenvolvidos

Bolsas de estudo e auxílios

Divulgação: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro oferece bolsas de estudos para professores da rede que estão cursando Mestrado ou Doutorado

Portaria nº752 de 8 de abril de 2022 – Estabelece critérios para o Programa de Apoio à Produção Acadêmica de Estudantes de Pós-graduação Stricto Sensu do Colégio Pedro II.

Regulamento Interno do MPPEB

Conheça o Regulamento interno do Programa.

Publicações

Livros

O Novo Velho Colégio Pedro II

Práticas emergentes na educação básica: experiências e fundamentos

Artigos

Ano 2022

2.Corpo Docente

Docentes Título Link do Currículo Lattes
Aira Suzana Ribeiro Martins  Doutora em Letras/UERJ

 Lattes

Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel Doutora em Letras/UFF

 Lattes

Aline Viégas Vianna Doutora em Ecologia Social /UFRJ

 Lattes

Carolina Lima Vilela Doutora em Educação/UFRJ

 Lattes

Christine Sertã Costa Doutora em Engenharia de Produção/UFRJ

 Lattes

Edgar Miranda da Silva Doutor em Educação em Ciências e Saúde /UFRJ

Lattes

Edite Resende Vieira Doutora em Educação Matemática/ UNIAN (2013)

Lattes

Eduardo Folco Capossoli Doutor em Física/ UFRJ

Lattes

Esther Kuperman Doutora em Ciências Sociais /UERJ (2008)

Lattes

Fabiano Lange Salles Doutor em Educação/UFRJ

Lattes

Flávia Vieira da Silva do Amparo Doutora em Letras /UFRJ Lattes
Francisco Roberto Pinto Mattos Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação/UFRJ

Lattes

Gisele Abreu Lira Correa dos Santos Doutora em Educação em Ciências e Saúde /UFRJ

Lattes

Helen Silveira Jardim de Oliveira Doutora em Educação/UFRJ Lattes
Jorge Fernando Silva de Araújo Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia /UFRJ

Lattes

Jorge Luiz Marques de Moraes Doutor em Letras /UFRJ Lattes
José Ricardo Dordron de Pinho Doutor em Língua Espanhola /UFRJ

Lattes

Kátia Regina Xavier da Silva Doutora em Educação/UFRJ

Lattes

Marcia Martins de Oliveira

Doutora em Ciência da Informação /UFRJ

Lattes

Marco Antonio Santoro Salvador

Doutor em Educação Física/UGF

Lattes

Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna Doutora em Educação/PUC-Rio Lattes
Rogério da Costa Neves Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP

Lattes

Rogério Mendes de Lima Doutor em Ciências Humanas/UFRJ

Lattes

Professores Colaboradores:
Ana Carolina Rigoni Carmo Doutora em Educação, Arte e História da Cultura/MACKENZIE-SP

Lattes

Coordenador: Prof. Dr. Edgar Miranda da Silva

3. Credenciamento e Permanência de Docentes

Veja aqui as Normas de Credenciamento e Recredenciamento de Docentes.

4. Processo Seletivo

O processo de seleção de candidatos à admissão no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica é anual e regulamentado por edital de seleção específico, aprovado pelo Colegiado do MPPEB/CPII e publicado pela PROPGPEC.

O número de vagas disponíveis para cada processo seletivo é fixado no edital de seleção, não havendo, porém, obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.

O candidato à admissão no MPPEB/CPII deverá atender às seguintes condições:

I – ser portador de diploma de curso de graduação;

II – ter demonstrado qualificação acadêmica e aptidão para estudos de Pós-graduação;

III – ser professor da Educação Básica, em exercício ou exercer cargo de coordenação pedagógica.

O processo de seleção constituir-se de, pelo menos, duas etapas distintas, a saber:

1ª etapa: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre conteúdos especificados no Edital de Seleção;

2ª etapa: prova oral, de caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos aprovados e inscritos no MPPEB/CPII farão o Exame de Proficiência em Língua estrangeira em data e local designados pela Coordenação do curso. O exame de Proficiência será oferecido em duas oportunidades e o discente deverá, obrigatoriamente, obter aprovação em uma das edições, sob o risco de ser desligado do curso.

Editais anteriores

5. Horário e Local

Para facilitar a organização dos discentes e a compatibilização do curso com as atividades em sala de aula, as disciplinas do MPPEB-CPII serão ministradas às segundas e terças-feiras. Outros horários poderão ser utilizados para atividades de orientação e de Estágio de docência, a critério de cada orientador.

Biblioteca professora Silvia Becher: funciona das 8h às 18h de segunda a sexta e pode ser acessada via endereço eletrônico: http://bibliotecapropgpec.blogspot.com.br/

Secretaria Acadêmica: atendimento das 15h às 21h de segunda a sexta e possui os seguintes contatos: posgradsc3@cp2.g12.br e tel: (21) 2163-5963.

PROPGPEC – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura

Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão.

Campus São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ