Grupos de Pesquisa

nefb4

Da esquerda para a direita: professores Felipe Dezerto, Mariana Apoteker, Claudia Almeida, Verônica Quintans e Maria Gabriela Braga do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB)

É definido como um conjunto de pessoas que, organizadas hierarquicamente em torno de linhas comuns de pesquisa, compartilham, em algum grau, instalações e equipamentos. Estes grupos mobilizam professores, técnicos-administrativos, alunos e pesquisadores externos que atuam em regime de colaboração.

São fundamentos organizadores dessa hierarquia, a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico. Em um grupo de pesquisa deve existir envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa.

Os grupos de pesquisa são essenciais para o desenvolvimento da pesquisa e para a articulação de cursos de pós-graduação tanto Strictu Sensu como Latu Sensu.

Para auxiliar no processo de fortalecimento destes grupos, foi lançada em 2015, a Chamada Interna nº 01/2015 que contemplou vinte e oito professores, líderes de grupos de pesquisas, com bolsa destinada ao custeio das atividades científicas. Em 2016 foi aberta a Chamada Interna nº 12/2016 que apoiou vinte e cinco grupos em atividade no Colégio Pedro II e em 2017 foi aberta a Chamada Interna nº 15/2017, que irá auxiliar trinta e dois Grupos de Pesquisa em atuação no Colégio no custeio de suas atividades (clique aqui para ver os Grupos contemplados nesta Chamada Interna).

Esta Chamada tem como objetivo fortalecer os Grupos de Pesquisa já existentes e fomentar a criação de outros, por meio da concessão de apoio financeiro aos líderes dos Grupos de Pesquisa, na modalidade de taxas de bancada.

Atuam hoje no Colégio Pedro II sessenta e oito Grupos de Pesquisa. Veja a relação dos Grupos aqui.

Clique aqui para saber como criar um grupo de pesquisa.

Notícias relacionadas:

– Chamada Interna nº 15/2017/PROPGPEC

– Resultado da Chamada Interna nº 15 – Taxa de Bancada