Olimpíadas Científicas

A aluna Lorrayne Isidoro, vencedora da IV Olimpíada Brasileira de Neurociências, disputou a etapa internacional na Dinamarca. Na foto, Camila Marra, sua orientadora e Alfred Sholl, um dos organizadores do evento no Brasil.

A aluna Lorrayne Isidoro, vencedora da IV Olimpíada Brasileira de Neurociências, disputou a etapa internacional na Dinamarca. Na foto, Camila Marra, sua orientadora e Alfred Sholl, um dos organizadores do evento no Brasil.

O Programa de Apoio a Equipes Preparatórias para Olimpíadas Científicas do Colégio Pedro II visa encontrar e incentivar talentos nas diversas áreas do conhecimento. São muitas competições, podendo ser individuais, em equipes, organizada em provas, debates e torneios. As Olimpíadas Científicas são consideradas momentos privilegiados para a divulgação científica e para a captação de novos talentos. O caráter competitivo estimula a inventividade dos alunos e professores, além de fornecer parâmetros ao Ministério da Educação para avaliar os estudantes brasileiros em relação aos alunos de outros países.

Em 2015, as bolsas de iniciação científica júnior foram incrementadas com a Chamada Interna nº 10/2015 para apoio às equipes preparatórias para as olimpíadas científicas. Cinco propostas foram aprovadas para as seguintes olimpíadas científicas: Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Robótica e Torneio de Robótica, Olimpíada de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíadas de Neurociências. As cinco equipes envolveram trinta e um alunos bolsistas.

Já em 2016, as Chamadas nº 01/2016 e nº 14/2016 apoiaram oito equipes preparatórias, contemplando cento e seis alunos nas seguintes olimpíadas científicas: Olimpíada Brasileira De Informática, Olimpíada Brasileira De Neurociências, Olimpíadas De Matemática, Olimpíada Nacional De História Do Brasil, Olimpíada Brasileira De Robótica, Olimpíada Brasileira De Neurociências, Olimpíada Brasileira De Física Das Escolas Públicas e Olimpíada Brasileira De Química Júnior.

ATENÇÃO: Já estão abertas as inscrições para a Chamada Interna nº 07/2017 de Apoio a Equipes Preparatórias para Olimpíadas Científicas. As inscrições estarão abertas até o dia 31/05/2017. Acesse a página de Chamadas Internas para mais informações.

Notícias Relacionadas:

– Propgpec lança novas chamadas internas para estudantes e professores

Notícias de 2016:

Alunos do CPII são finalistas da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Aluna do CPII viaja para representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Neurociências
Alunos do Campus Centro participam de olimpíadas de Matemática e Robótica
Alunos do CPII são medalhistas em olimpíada internacional de Matemática