Iniciação Científica

Estudantes apresentaram projetos desenvolvidos em 2016

O Programa de Iniciação Científica Jr. é uma ação da Diretoria de Pesquisa que visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica. Esse programa possui um relevante aspecto institucional e pedagógico, no sentido de que permite aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio aprender todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador.

A inserção desses jovens alunos no mundo da pesquisa propicia a descoberta de talentos, o engajamento acadêmico e a orientação vocacional, além de contribuir para o aprimoramento da cultura científica no Colégio Pedro II, ampliando a produção acadêmico-científico-cultural na instituição.

Uma das formas de apoio concedidas pelo Colégio Pedro II às atividades de pesquisa, é a concessão de bolsas de iniciação científica júnior para alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. Em 2015, a Chamada Interna nº 02/2015 apoiou quarenta e cinco projetos, contemplando duzentos e sete alunos com bolsas de iniciação científica. Em 2016, as Chamadas Internas nº 06/2016 e nº 14/2016 apoiaram setenta e quatro projetos, oferecendo bolsas a duzentos e oitenta e oito alunos.

Em 2017, cento e vinte e nove projetos e quatrocentos e vinte seis alunos bolsistas estão sendo contemplados pela Chamada Interna nº 13/2017 – Programa de Apoio a Projetos de Iniciação Científica Júnior. A relação de projetos e alunos contemplados pode ser vista aqui.

Notícias Relacionadas:

– Propgpec lança novas chamadas internas para estudantes e professores
– Jornada de Iniciação Científica marca o início do ano letivo de 2017
– Chamadas Internas nº 06, 07, 08 e 13 – Resultados

Notícias de 2016:

Estudantes apresentam trabalhos na II Jornada de Iniciação Científica