Biblioteca – Histórico

A Biblioteca Professora Silvia Becher, pertencente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), foi criada em 2012 para promover o acesso, incentivar o uso e a geração de informação, bem como contribuir para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Seu público-alvo são os docentes e discentes dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da PROPGPEC, assim como os servidores docentes e técnicos-administrativo do Colégio Pedro II.

Para prestar um serviço de qualidade aos usuários a biblioteca disponibiliza acervo atualizado e material bibliográfico diversificado; empréstimo domiciliar e renovação online; computadores para acesso à internet, pesquisa ao acervo no Sistema Imperador, acesso à literatura especializada no Portal de Periódicos da CAPES e às normas técnicas atualizadas na base de dados ABNT Coleção da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Além do acervo local, os discentes dos cursos de pós-graduação tem acesso às Bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde podem realizar empréstimo domiciliar de livros por meio do convênio firmado entre a UFRJ e o Colégio Pedro II.

A equipe da Biblioteca é composta por dois bibliotecários e um estagiários de nível superior da área de Biblioteconomia e Documentação, que prestam serviços especializados à comunidade acadêmica e aos funcionários do Colégio Pedro II, como por exemplo: levantamento bibliográfico em bases de dados; orientação sobre normalização em trabalhos acadêmicos; realização de oficinas sobre Direitos Autorais, Citação e Referências Bibliográficas, além de Oficinas Literárias.

O acervo da Biblioteca Professora Silvia Becher é especializado na área da Educação e visa atender aos cursos de pós-graduação da PROPGPEC e aos pesquisadores do Colégio Pedro II.

A coleção é constituída, principalmente, por: livros, periódicos, teses e dissertação, Produtos Finais e Educacionais, Memoriais Circunstanciados, CD-ROM e DVD, que englobam as seguintes áreas do conhecimento: Matemática, Neurociência, História da África, Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Sociologia, Filosofia, entre outras.

A política de desenvolvimento da coleção é baseada na bibliografia proposta pela Plataforma Sucupira para os cursos stricto sensu, nas bibliografias e sugestões encaminhadas pelos docentes dos cursos da PROPGPEC, na sugestão dos usuários e no levantamento das áreas do acervo que apresentam baixo quantitativo de itens.