Ensino de Ciências e Biologia

Edital aberto

1. Apresentação

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia surgiu como uma iniciativa do Departamento de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II. O curso é uma pós-graduação lato sensu, modalidade presencial. Ele foi elaborado de modo a abranger as diversas áreas de conhecimento das Ciências Biológicas, fundamentado em aspectos que buscam desenvolver a educação científica e a integração entre teoria e prática no contexto da Educação Básica.

Objetivos

Objetivos Gerais

Promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Objetivos Específicos
  • Instrumentalizar o docente para uma ação profissional reflexiva e crítica na Educação Básica;
  • Atualizar conhecimentos específicos das disciplinas de Ciências e Biologia;
  • Propiciar condições para a diversificação de metodologias que favoreçam o processo ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para a reflexão da tríade ciência, tecnologia e sociedade, estimulando a capacidade investigativa, para um posicionamento consciente frente a demandas sociais.

Público alvo

Professores de Ciências Biológicas e áreas afins, portadores de diploma de Licenciatura emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.

Estrutura curricular

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia tem duração de 375 (trezentas e setenta e cinco) horas, com até 40% dessa carga horária composta por atividades remotas (síncronas e assíncronas). O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses.

Clique aqui para ver a grade curricular e as ementas das disciplinas.

Avaliação

Os critérios de aprovação do rendimento acadêmico serão traduzidos por frequência e atribuição de notas nas disciplinas e na produção e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). A frequência é obrigatória, sendo considerado REPROVADO o discente que não obtiver frequência correspondente a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e/ou atividade acadêmica. A média mínima para aprovação nas disciplinas e no TCC é 7,0. O TCC poderá ser uma monografia ou um produto educacional, a critério do discente e seu orientador.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores mestres e doutores com ampla experiência na Educação Básica. Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória e/ou a área de interesse de cada docente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia acesse o link do currículo lattes, disponível aqui.

3. Processo Seletivo

O ingresso no curso de Especialização em Ciências e Biologia ocorre anualmente através de exame escrito, eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas, nas áreas de Ciências e Biologia e à atividade profissional do candidato no ensino destas disciplinas na Educação Básica.

Editais anteriores

4. Horário e Local

As aulas acontecem às sextas-feiras, das 14h às 20h. Também estão previstas atividades aos sábados, a combinar, das 8h às 12h

As atividades presenciais acontecem no Campus São Cristóvão III (CSCIII), localizado na rua Piraúba, São Cristóvão. O cursista tem acesso ao acervo da Biblioteca Professora Silvia Becher, no Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h e também à biblioteca virtual Pearson.