Ensino de Ciências e Biologia

Arte Para Blog Lato Sensu

  • O processo seletivo visa selecionar candidatos, com foco em docentes de Ciências e/ou Biologia, para ingresso na Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (EECB), no primeiro semestre de 2022.
  • A EECB objetiva promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica.
  • A estrutura curricular da EECB é composta por 375h que serão cumpridas ao longo de um ano de curso, e contará com atividades presencias e remotas (síncronas e assíncronas). As atividades remotas correspondem a até 40% da carga horária total do curso.
  • As aulas da EECB serão realizadas às sextas-feiras, de 14h às 20h, com horário específico a definir dependendo da disciplina ofertada, e em alguns sábados à combinar. As atividades presenciais ocorrerão no campus São Cristóvão III do Colégio Pedro II, localizado na Rua Piraúba, São Cristóvão, RJ.
  • Ao final do curso, cada estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inédito, desenvolvido ao longo do curso.
  • São oferecidas 20 (vinte) vagas, assim distribuídas: 15 (quinze) vagas para ampla concorrência, 4 (quatro) vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência (PcD).
  • Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo de Candidatos à EECB – Turma 2022 serão divulgadas, exclusivamente, por meio da página oficial do Colégio Pedro II, na Seção Concursos.
  • Poderá inscrever-se para a EECB o candidato que possua diploma de curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, bem como portadores de diplomas de áreas afins especificas (Química, Física e Pedagogia com habilitação em magistério para séries iniciais). Serão considerados apenas diplomas emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • O Processo de Seleção será constituído por exame escrito de caráter eliminatório e classificatório.
  • Todas as etapas da seleção serão realizadas remotamente, pelas plataformas virtuais utilizadas pelo Colégio Pedro II, em datas previstas no cronograma na página oficial do Processo Seletivo.

Evento

                  Período
Inscrições                                     http://dhui.cp2.g12.br/ 18/01/2022 a 03/03/2022
Exame escrito (9h)

20/03/2022

 

1. Apresentação

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia surgiu como uma iniciativa do Departamento de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II. O curso é uma pós-graduação lato sensu, modalidade presencial. Ele foi elaborado de modo a abranger as diversas áreas de conhecimento das Ciências Biológicas, fundamentado em aspectos que buscam desenvolver a educação científica e a integração entre teoria e prática no contexto da Educação Básica.

Objetivos

 

Gerais

Promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Específicos

  • Instrumentalizar o docente para uma ação profissional reflexiva e crítica na Educação Básica;
  • Atualizar conhecimentos específicos das disciplinas de Ciências e Biologia;
  • Propiciar condições para a diversificação de metodologias que favoreçam o processo ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para a reflexão da tríade ciência, tecnologia e sociedade, estimulando a capacidade investigativa, para um posicionamento consciente frente a demandas sociais.

Público alvo

Professores de Ciências Biológicas e áreas afins, portadores de diploma de Licenciatura emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.

Estrutura curricular

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia tem duração de 370 (trezentas e setenta e cinco) horas, com até 40% dessa carga horária composta por atividades remotas (síncronas e assíncronas).

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores mestres e doutores com ampla experiência na Educação Básica. Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória e/ou a área de interesse de cada docente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia acesse o link do currículo lattes, disponível aqui.

3. Processo Seletivo

O ingresso no curso de Especialização em Ciências e Biologia ocorre anualmente através de exame escrito, eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas, nas áreas de Ciências e Biologia e à atividade profissional do candidato no ensino destas disciplinas na Educação Básica.

Editais anteriores:

Edital nº 06/2018/PROPGPEC – Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Edital nº 14/2019/PROPGPEC – Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Edital nº 06/2020/PROPGPEC – Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

4. Horário e Local

As aulas acontecem às sextas-feiras, entre 14h e 20h (horário a definir, dependendo da disciplina). Também estão previstas atividades aos sábados, a combinar.

As atividades presenciais acontecem no Campus São Cristóvão III (CSCIII), localizado na rua Piraúba, São Cristóvão.

O cursista tem acesso ao acervo da Biblioteca Professora Silvia Becher, no Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h e também à biblioteca virtual Pearson.