Ererebá

1. Apresentação

A Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá) é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade semipresencial. A proposta deste curso atende à necessidade não só de formação continuada do corpo docente do Colégio Pedro II e do público em geral, mas à urgente demanda por reparação, através da educação, dos danos sofridos, em território brasileiro, pelas populações negras e indígenas em situação de flagrante opressão social e racial. Nisso, o curso se constitui do propósito de revisar, repensar, analisar os projetos políticos pedagógicos que vigoram à luz da centralidade europeia e, a partir disso, propor, negociar, desenvolver novas práticas educacionais que se balizem por princípios civilizacionais outros, quer sejam africanos, afrodiaspóricos ou indígenas, resistentes à sanha colonizadora por tanto tempo.

O curso é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II (NeabCp2), e de membros do Grupo de Pesquisa GEPARREI (Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações sobre Racismo, Relações Étnico-Raciais e Indígenas).

Objetivo

Assumindo como referências a defesa da ética humana e da tolerância e o respeito à diversidade e às alteridades, cabe pontuar a relevância desse curso em função dos seguintes objetivos, quais sejam:

  • Formar profissionais de educação para o Ensino das Relações Étnico-Raciais, da História e das Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas na Educação Básica;
  • Repensar o lugar das identidades negras e indígenas na formação do educando, através da audiência de vozes de diferentes origens, com foco na Educação das Relações Étnico-raciais, na História e nas Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas na Educação Básica;
  • Permitir a construção consciente da alteridade e da nostridade como práticas político-pedagógicas, tendo como foco a dinâmica da Educação das Relações Étnico-raciais.
  • Refletir sobre os valores éticos, estéticos, étnicos, religiosos, morais, psicológicos que corroboram para a manutenção da opressão racial na sociedade brasileira, no contexto da diáspora africana e do racismo ambiental, que exterminou e extermina as populações africanas, afrodiaspóricas e indígenas no contexto da colonização e seus desdobramentos;
  • Possibilitar a criação de práticas político-pedagógicas que apontem caminhos contra o preconceito e opressão racial e promovam de modo profundo e horizontal o ensino da História e das Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas na Educação Básica.

Público alvo

Profissionais de Educação e áreas afins que queiram se aprofundar na questão racial, desenvolvendo projetos político-pedagógicos voltados para a promoção da Igualdade Racial, através da Educação das Relações Étnico-Raciais e do Ensino da História e das Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas.

Estrutura curricular

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Estrutura Curricular – Ererebá

 

2. Corpo Docente

 

Professores Título Currículo
Aline Cristina Oliveira do Carmo Doutora Lattes
Arthur José Baptista Especialista Lattes
Helio de Sant’Anna dos Santos Doutor Lattes
Juliana Berlim Mestre Lattes
Márcio Vinicius do Rosário Hilário Doutor Lattes
Marcos Vinicius Fiuza Coutinho Doutor Lattes
Máxima de Oliveira Gonçalves Doutora Lattes
Michelle Botelho Mestre Lattes
Osmar Soares da Silva Filho Doutor Lattes
Rogério Mendes Lima Doutor Lattes
Sabrina Alvernaz Mestre Lattes
Sílvia Barros da Silva Freire Mestre Lattes

Coordenador: Osmar Soares da Silva Filho

 

3. Processo Seletivo

Em breve mais informações.

 

4. Horário e Local

As aulas regulares do curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico são ministradas às terças e quartas, das 18h15min às 21h30min, no Campus Centro do Colégio Pedro II.

Colégio Pedro II – Campus Centro
Avenida Marechal Floriano, 80, Centro, Rio de Janeiro – RJ