História da África

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  • O processo seletivo visa selecionar candidatos para ingresso na Especialização em Ensino de História da África (EEHA), no primeiro semestre de 2022.
  • A Especialização em Ensino de História da África (EEHA/CPII) objetiva promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir atualização teórica, didático-pedagógica e tecnológica de professores de História e de disciplinas afins.
  • As aulas da EEHA/CPII são realizadas às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 18h30 min às 21h30 min, no Campus Centro, localizado na Av. Mal. Floriano, 80 – Centro, Rio de Janeiro.
  • A estrutura curricular do curso da EEHA/CPII é composta por 375h que serão cumpridas ao longo de um ano de curso. Ao final do curso deverá ser apresentado, obrigatoriamente, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inédito, desenvolvido ao longo do curso.
  • A Especialização em Ensino de História é um curso presencial e será assim ministrado desde que atendidas as condições sanitárias de acordo com as determinações da instituição. A frequência dos estudantes será aferida pelo comparecimento às aulas no Campus.
  • Parte da carga horária total do curso, limitada a 72 horas, será realizada com atividades remotas síncronas ou assíncronas.
  • Serão oferecidas 32 (trinta e duas) vagas assim distribuídas: 24 (vinte e quatro) vagas para ampla concorrência e 6 (seis) vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 2 (duas) vagas para pessoas com deficiência (PcD).
  • Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo de Candidatos à Especialização em Ensino de História da África – Turma 2022 serão divulgadas, exclusivamente, por meio da página oficial do Colégio Pedro II, na Seção Concursos, sendo responsabilidade do candidato verificar os resultados e demais dados relacionados às etapas do processo de seleção divulgados.
  • Poderá inscrever-se para a Especialização em Ensino de História da África (EEHA) o candidato que possua diploma de Bacharelado ou Licenciatura em História ou curso superior em áreas afins específicas (Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia, Pedagogia e Letras). Serão considerados apenas diplomas emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • O Processo de Seleção será constituído por Exame Escrito e por Exame Oral, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
  • A seleção será realizada presencialmente no Colégio Pedro II, campus Centro, localizado na Av. Mal. Floriano, 80 – Centro, Rio de Janeiro.
  • O Exame Escrito consistirá de questões discursivas e versará sobre temas ligados à História, à Educação, questões étnico-raciais e ao Ensino de História da África, tomando por base a bibliografia sugerida no edital.
  • No dia do Exame Escrito o candidato deverá entregar a Carta de Intenções, de acordo com o modelo estabelecido no edital, no local e horário do Exame Escrito.
  • O Exame Oral será realizado em local a ser divulgado na página do Exame seletivo.

Evento

                  Período
Inscrições                                     http://dhui.cp2.g12.br/ 18/01/2022 a 03/03/2022
Divulgação da Bibliografia 15/02/2022
Exame escrito (19h – Campus Centro) 21/03/2022
Exame Oral 08/04/2022 a 11/04/2022

 

1. Apresentação

 

A Especialização em Ensino de História da África é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. A experiência na Educação Básica é um diferencial do corpo docente que dialoga com uma diversidade de interesses, o que abrange múltiplos temas e abordagens do campo da história e da área educacional.

O curso é uma iniciativa do Departamento de História em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros com o objetivo de aprimorar a formação continuada de professores de História.

Objetivos

  • Contribuir para o desenvolvimento e a atualização de professores do Ensino Básico por meio do desenvolvimento de atividades de crítica histórica e historiográfica;
  • Incentivar a integração entre a Escola Básica e Pós-graduação, não só através de eventos conjuntos — simpósios, palestras, seminários etc. — mas também através da realização de atividades conjuntas, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão no âmbito das linhas de pesquisa no campo do ensino de História;
  • Propor atividades onde as práticas pedagógicas possam resultar em novas experiências metodológicas interdisciplinares e transdisciplinares.

Público alvo

Professores graduados em História ou áreas afins. É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão de licenciatura, emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Estrutura curricular

Clique aqui para fazer o download da estrutura curricular do curso.

Estrutura Curricular – Ensino de História da África

Avaliação

As avaliações das disciplinas comportam, obrigatoriamente, um resultado prático capaz de exemplificar como o que foi apreendido pelo professor e que pode ser utilizado, com as devidas adequações, em propostas pedagógicas variadas em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados das avaliações serão expressos por meio de notas, de 0 (zero) a 100 (cem). Cada disciplina realizará a avaliação de acordo com a ementa apresentada, os conteúdos, temáticas e atividades propostas e desenvolvidas durante o curso.

Ao final do curso deverá ser entregue um trabalho monográfico ou uma proposta de prática pedagógica no campo do ensino de História. O trabalho final será apresentado a uma banca de três professores, cuja composição deve ser aprovada pelo colegiado do curso.  A composição necessariamente deve contemplar o orientador e, no mínimo, um professor do curso. O terceiro componente da banca pode ser um professor convidado, com aprovação pelo colegiado do curso.

Para aprovação e concessão do título de especialista são necessárias:

  • Obtenção de nota superior a 70 (setenta) na avaliação de cada disciplina
  • Aprovação de trabalho final do curso avaliado por banca constituída para tal fim
  • Frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Adjovanes Thadeu Almeida Doutor em História Social Lattes
Alex Sandro Barcelos Côrtes Mestre em Educação Lattes
Arthur José Baptista Mestre em Educação Lattes
Glaydson Matta Mestre em História Lattes
Higor Figueira Ferreira Mestre em Educação Lattes
Luciano de Moura Guimarães Mestre em História Social Lattes
Paulo Antônio Barbosa Fernandes Mestre em Relações Etnicorraciais Lattes
Rafael Lima Alves de Souza Doutor em História Lattes
Rodrigo Cesar da Silva Magalhães Doutor em História das Ciências e da Saúde Lattes
Suelen Siqueira Júlio Mestre em História Moderna Lattes

Coordenador: Arthur José Baptista

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de História da África é composto por um exame escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas. As questões serão formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).

Editais anteriores

Edital nº 10.2018 – Ensino de Historia da Africa
Edital nº 06.2017 – Ensino de Historia da Africa
Edital nº 03.2016 – Ensino de Historia da Africa

4. Horário e Local

As aulas são ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, no turno da noite, no Campus Centro do Colégio Pedro II.

Colégio Pedro II – Campus Centro
Rua Marechal Floriano, nº 80, Centro, Rio de Janeiro – RJ