Ciências Sociais e Educação Básica

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  • O processo seletivo visa selecionar candidatos para ingresso na Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica (ECSEB), no primeiro semestre de 2022.
  • A Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica (ECSEB/CPII) objetiva promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir para a atualização teórico-metodológica, didático-pedagógica e tecnológica de professores de Sociologia e de profissionais da educação envolvidos com a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • As aulas da ECSEB/CPII são realizadas prioritariamente às terças, quartas e eventualmente às quintas-feiras, das 18 h 30 min às 21 h 30 min, no Campus Centro do Colégio Pedro II, localizado na Avenida Marechal Floriano, 80 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
  • A estrutura curricular do curso da ECSEB/CPII é composta por 375h que serão cumpridas ao longo de um ano de curso. Ao final do curso deverá ser apresentado, obrigatoriamente, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inédito, desenvolvido ao longo do curso.
  • A Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica é um curso presencial. Parte da carga horária total do curso, limitada a 75 horas, será realizada com atividades remotas síncronas ou assíncronas.
  • São oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas, assim distribuídas: 19 (dezenove) vagas para ampla concorrência e 5 (cinco) vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência (PcD).
  • Todas as etapas da seleção serão realizadas remotamente, pelas plataformas virtuais utilizadas pelo Colégio Pedro II, em datas previstas no cronograma do Processo Seletivo

Evento

                  Período
Inscrições                                     http://dhui.cp2.g12.br/ 18/01/2022 a 03/03/2022
Exame escrito (9h)

20/03/2022

1. Apresentação

A Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica do Colégio Pedro II (ECSEB/CPII) objetiva promover a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, a partir do aprofundamento das temáticas próprias ao cotidiano da Escola Básica. A capacitação e atualização dos docentes, pretende oferecer uma visão crítica dos currículos e políticas educacionais, além de fundamentar a competência para fazer pesquisa acadêmica e pedagógica, promovendo experiências de pesquisa no espaço escolar.

O ECSEB/CPII é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial, sendo oferecido pelo Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, visando contribuir para a atualização teórico-metodológica, didático-pedagógica e tecnológica de professores de Sociologia e de profissionais da educação envolvidos com a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Objetivos

  • Constituir um espaço acadêmico estreitamente engajado na defesa da Educação Pública e vinculado com o estudo, sistemático e aprofundado, de temáticas relacionadas com o cotidiano da Escola Básica, tais como: políticas públicas de educação, direitos humanos, gênero, inclusão, diversidade, pedagogia descolonial, movimentos sociais, novas tecnologias, dentre outros;
  • Debater temas relativos ao campo das Ciências Sociais em sua aplicação escolar, preferencialmente de forma a realizar conexões e diálogos interdisciplinares, qualificando e descompartimentalizando o saber;
  • Refinar métodos e abordagens para a docência em Sociologia e Ciências Sociais na Escola Básica, fomentando a capacidade investigativa, crítica e analítica dos discentes, de modo a perceberem a importância destes conhecimentos em sua vida pessoal e para o seu pertencimento social;
  • Desenvolver práticas de autonomia e de educação emancipatórias na Educação Básica, de modo a concretizar o compromisso com uma educação intercultural e crítica, considerando as Leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Instrumentalizar o estudante do curso para a produção de materiais pedagógicos, visando promover um diálogo entre materiais consagrados e novas formas de abordagem;
  • Levar o professor a refletir sobre a sua identidade docente, de forma a reconhecer-se como pesquisador e produtor de conhecimento, transcendendo a lógica de mero reprodutor de saberes e práticas pedagógicas;
  • Contribuir na construção da competência docente, no sentido da mobilização do estudante, engajado na formação da consciência crítica e de sua ação no mundo contemporâneo.

Público alvo

  • Professores de Sociologia e Ciências Sociais do Ensino Básico, preferencialmente portadores de diploma de Licenciatura Plena em Ciências Sociais ou Sociologia;
  • Licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia;
  • Bacharéis em Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
  • Portadores de diploma em áreas afins (História, Geografia, Filosofia ou Pedagogia).

Estrutura Curricular

Disciplinas Carga horária
Ambientes Virtuais de Aprendizagem I 30h
Ambientes Virtuais de Aprendizagem II 15h
Os Clássicos da Sociologia em Diálogo com a Contemporaneidade 30h
Debates Contemporâneos I 15h
Debates Contemporâneos II 15h
Educação e Autonomia 30h
Educação em Direitos Humanos e Ensino de Sociologia 30h
Gênero, Diversidade e Educação 30h
Métodos de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais 30h
Oficinas Pedagógicas I 15h
Oficinas Pedagógicas II 15h
Políticas Públicas e Educação 30h
Práticas Pedagógicas do Ensino de Sociologia I 30h
Práticas Pedagógicas do Ensino de Sociologia II 30h
 Seminário de Pesquisa 15h
Seminários de Orientação 15h
Carga horária total 375 h 

Observação: cada 15h equivale a 1 crédito.

Avaliação

O processo de avaliação de desempenho acadêmico estudantil se dará por meio de trabalhos e/ou atividades, de acordo com o planejamento docente em cada disciplina, sendo os critérios apresentados em diálogo com os(as) estudantes da turma. A nota mínima para a certificação deve ser igual a 7,0 (sete).

Conclusão do Curso

Cabe ao discente cumprir a carga horária de disciplinas, totalizando os créditos necessários. O Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia, Artigo Acadêmico ou Produto Educacional) deve ser apresentado a uma banca avaliativa, composta pelo(a) orientador(a), além de um membro interno e um membro externo; sendo sua versão final entregue à Biblioteca da Pós-Graduação.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Docente Titulação Currículo
Afrânio de Oliveira Silva Doutor em Ciências Sociais/UFRRJ Lattes
Clarissa Tagliari Santos Mestre em Sociologia e Antropologia/UFRJ Lattes
Janecleide Moura de Aguiar Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ Lattes
Lier Pires Ferreira Doutor em Direito/UERJ Lattes
Maycon Bezerra de Almeida  Mestre em Educação Lattes
Raquel Simas  Mestre em Antropologia Lattes
Selmo Nascimento da Silva Doutor em História/UFF Lattes
Silzane de Almeida Carneiro Mestre em Planejamento Urbano/UFRJ Lattes
Tatiana Bukowitz Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ Lattes

Coordenador: Janecleide Moura de Aguiar

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica é composto por um exame escrito, de caráter eliminatório e classificatório, baseado na bibliografia apresentada em Edital. A formulação e correção deste exame é responsabilidade da Banca Examinadora, cujos integrantes são docentes do Curso. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Concluída a etapa, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br).

Editais anteriores:

Edital nº 05.2018 – Ciências Sociais e Educação Básica
Edital nº 01.2017 – Ciências Sociais e Educação Básica

4. Horário e Local

As aulas são ministradas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18:30 às 21:30 horas, no Campus Centro do Colégio Pedro II.

Colégio Pedro II – Campus Centro

Avenida Marechal Floriano, 80, Centro, Rio de Janeiro – RJ