Educação Matemática

1. Apresentação

A Especialização em Educação Matemática é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O curso visa qualificar professores que ensinam Matemática para uma atuação mais segura, competente e com um olhar voltado a aprendizagem efetiva do aluno, aprofundando seus conhecimentos específicos da disciplina. O curso assume o compromisso de apresentar as novas tendências em Educação Matemática através de seus diferentes aspectos: histórico, filosófico, sócio cultural, tecnológico e didático. Pretende-se que este curso dialogue com o professor sobre conteúdos vindos da Matemática Pura aplicados nas diferentes séries da escola básica, assim como promover discussões acerca das diferentes teorias e metodologias próprias das pesquisas em Educação Matemática desenvolvidas no Brasil e no mundo com reflexos diretos na sala de aula e com ganhos significativos para os alunos.

O curso é oferecido pelo Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.

Objetivo

Rever conceitos matemáticos de difícil construção epistemológica e assim contribuir para que o professor tenha não somente o domínio do conteúdo que será ministrado em suas aulas, mas também se aproprie da cultura matemática através da didática própria da disciplina.

Público alvo

Professores da rede pública municipal e estadual que estejam atuando em sala de aula, de preferência aqueles que trabalham especificamente como professores de matemática nas séries iniciais ou licenciados em matemática que, por razões particulares ou específicas focam suas ações profissionais nos primeiros anos do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Estrutura Curricular

Clique aqui para fazer o download da Estrutura Curricular do curso.

Estrutura Curricular – Educação Matemática

Materiais

Manual do Aluno Educação Matemática 2019
Apresentação “Boas práticas em pesquisa” – Aula Inaugural 16.03.2019

2. Corpo Docente

Docentes Instituição de Formação Currículo
Daniel Felipe Neves Martins UFRJ Lattes
Edite Resende Vieira UNIBAN Lattes
Ivail Muniz Junior UFRJ Lattes
Joycimar L. Barcellos Zeferino PUC-Rio Lattes
Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa Universidade de Aveiro Lattes
Roberta Pereira Almeida UFRJ Lattes
Rony Henrique Barros UFRJ Lattes

Coordenador: Daniel Felipe Neves Martins

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Matemática é composto por um exame escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas. As questões serão formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos no Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II, em http://dhui.cp2.g12.br.

Editais Anteriores

Edital nº 04.2018 – Educação Matemática
Edital nº 02.2017 – Educação Matemática

4. Horário e Local

As aulas são ministradas aos sábados, das 8 às 17 horas, no Campus São Cristóvão II.

Colégio Pedro II –  Campus São Cristóvão II
Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
(Acesso pela entrada dos alunos)