Educação Psicomotora

1. Apresentação

A Especialização em Educação Psicomotora é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade semipresencial, totalizando menos de 40% da carga horária total na modalidade EAD. O curso visa capacitar profissionais de modo a prepará-los para uma intervenção consciente e competente com bases na Psicomotricidade na área de Educação, estimulando-os ao estudo e à compreensão dos processos de desenvolvimento e estruturação do sujeito, por meio da perspectiva integrada das teorias contemporâneas cognitivas, das neurociências, da Psicanálise e das bases psicomotoras.

O curso é um oferecimento do Departamento de Educação Infantil do Colégio Pedro II.

Objetivos

Objetivo Geral

Formar Especialistas em nível de Pós-graduação, “Lato Sensu” para uma intervenção consciente e competente com bases na Psicomotricidade na área de Educação, estimulando-os ao estudo e à compreensão dos processos de desenvolvimento e estruturação do sujeito, por meio da perspectiva integrada das teorias contemporâneas cognitivas, das neurociências, da Psicanálise e das bases psicomotoras.

Objetivos Específicos

  • Promover o estudo, a reflexão e a vivência dos fundamentos da Psicomotricidade, estimulando a pesquisa, numa visão holística e integrativa do ser humano.
  • Atualizar profissionais da área de Educação, nos conhecimentos em relação ao desenvolvimento psicomotor do ser humano, viabilizando um atendimento mais adequado no processo educativo.
  • Refletir sobre a importância da Educação Psicomotora no processo de desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano e suas afetações no processo ensino/aprendizagem;
  • Desenvolver habilidades e competências para intervenções psicomotoras, a partir de hipóteses diagnósticas.
  • Ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento normal e as patologias, propondo possibilidades de trabalho educacionais, pelo viés da Psicomotricidade.

Público alvo

Graduados nas áreas da Educação Básica e nas áreas afins, como Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia.

Pré-requisitos

  • Apresentar a documentação exigida para a inscrição no processo de seleção.
  • Obter aprovação e classificação na Prova Escrita a ser realizada durante o processo de seleção.
  • Ser profissional da Área de Educação Básica ou das Áreas de Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia ou Psicologia, tendo diploma ou certidão de conclusão em um desses cursos de graduação, emitido por Instituição de Ensino Superior oficial, reconhecida pelo Ministério da Educação.

 

Estrutura curricular

Clique aqui para fazer o download da estrutura curricular do curso.

Estrutura Curricular – Educação Psicomotora

Avaliação

A Avaliação das disciplinas do curso se dará através de instrumentos variados, determinados pelos docentes para cada disciplina, podendo ser, trabalhos teóricos, trabalhos práticos de vivência corporal, resenhas críticas, produção de materiais para uso na prática da Psicomotricidade Educacional, Seminários ou outros instrumentos de avaliação a escolha dos docentes, contanto que coerentes com a ementa em questão e que os pós-graduandos tenham notas que variem, na média da disciplina, de 0 a 10, sendo que a aprovação se dará por média de nota superior, ou igual a 7,0 (sete).

Obs.: Cabe aos docentes explicitar em seus planejamentos o critério escolhido, assim como apresentar os documentos/produtos das avaliações aos pós-graduandos.

O trabalho de conclusão de Curso (TCC) será na forma de Monografia ou Artigo, seguindo as Normas da ABNT, que deverá ser apresentado, duas semanas antes da defesa, a uma Banca Examinadora composta por três avaliadores, sendo estes dois docentes do Curso e um professor convidado. A aprovação se dará por nota superior, ou igual a 7,0 (sete). Pós-graduandos com nota entre 5,0 e 6,9, serão encaminhados a fazer as correções devidas para o alcance da nota mínima (7,0) e quem obtiver nota inferior a 5,0 será reprovado.

Independentemente de sua nota, o pós-graduando deverá ter frequência igual, ou superior a 75% do número de horas/aula em cada disciplina, para ser aprovado na mesma.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Angélica Caetano da Silva Mestre Lattes
Carlos Bezerra Cavalcante Neto Mestre Lattes
Célia Regina Nonato da Silva Loureiro Mestre Lattes
Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer Doutora Lattes
Luciano Carvalho do Nascimento Doutor Lattes
Maria Aparecida Etelvina Ivas Lima Especialista Lattes
Ricardo Carlos Santos Alves Mestre Lattes

Coordenadora: Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo será constituído por Exame Escrito de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões objetivas e dissertativas. O Exame será formulado por Banca Examinadora, com base na bibliografia apresentada no Edital do Concurso e versará sobre temas ligados à Psicomotricidade e especificamente em relação à Educação Psicomotora.

Serão considerados aprovados no Exame Escrito os candidatos que obtiverem o grau mínimo de 7,0 (sete) e que se classificarem dentro do número de vagas oferecidas.

Editais anteriores:

Edital nº 15.2019 – Educação Psicomotora

Edital nº 18.2019 – Educação Psicomotora

Edital nº 03.2018 – Educação Psicomotora
Edital nº 02.2016 – Educação Psicomotora

Edital nº 02.2015 – Educação Psicomotora

 

4. Horário e Local

As aulas acontecem aos sábados, das 8:00 às 16:00, no Campus São Cristóvão II do Colégio Pedro II.

 

Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão II
Campo de São Cristóvão, 177
São Cristóvão
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20921-903

 

Para maiores esclarecimentos:

katia.schaefer.1@cp2.edu.br