Ensino de História

1. Apresentação

O curso de Especialização em Ensino de História é uma iniciativa do Departamento de História do Colégio Pedro II em parceria com a Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura que, por meio de seu corpo docente, busca aprimorar a formação continuada de professores de História da Educação Básica.

Seu corpo docente, formado por doutores com experiência na Educação Básica, possui uma diversidade de interesses, o que abrange múltiplos temas e abordagens do campo do Ensino de História, da História e da Educação. O curso visa contribuir para a capacitação de licenciados em História, e graduados em outras áreas afins, para o trabalho em escolas de Educação Básica, formando profissionais capazes de atuar no entendimento do estudante quanto a realidade que o cerca, desenvolvendo visão crítica das políticas públicas, curriculares e educacionais no Brasil.

Objetivos

• Contribuir para o fortalecimento e consolidação do campo de Ensino da História.

• Criar um espaço de discussão, no qual as articulações entre teoria e prática sejam realizadas, visando à formação continuada de professores a partir das necessárias conexões entre saber histórico acadêmico e saber histórico escolar.

• Promover a atualização constante de professores e pós-graduandos por meio da discussão e problematização de temas correlacionados aos eixos propostos pela estrutura curricular da Especialização em Ensino de História.

• Desenvolver atividades de crítica histórica e historiográfica no campo do Ensino de História.

• Elaborar atividades por meio das quais as práticas pedagógicas possam resultar em novas experiências metodológicas, disciplinares, interdisciplinares e/ou transdisciplinares.

• Fomentar a atuação de docentes e discentes do curso nas redes científicas do campo do Ensino de História no Brasil.

Público alvo

Professores, graduados em História ou em áreas afins (Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia ou Pedagogia). É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação, em uma das áreas citadas.

Estrutura curricular

Faça o download da estrutura curricular do curso.

Avaliação

As avaliações das disciplinas comportam, obrigatoriamente, um resultado prático capaz de exemplificar como o que foi apreendido pelo professor e que pode ser utilizado, com as devidas adequações, em propostas pedagógicas variadas em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados das avaliações serão expressos por meio de notas, de 0 (zero) a 10 (dez).. Cada disciplina realizará a avaliação de acordo com a ementa apresentada, os conteúdos, temáticas e atividades propostas e desenvolvidas durante o curso.

Ao final do curso deverá ser entregue um trabalho monográfico ou uma proposta de prática pedagógica no campo do ensino de História. O trabalho final será apresentado a uma banca de três professores, cuja composição deve ser aprovada pelo colegiado do curso. A composição necessariamente deve contemplar o orientador e, no mínimo, um professor do curso. O terceiro componente da banca pode ser um professor convidado, com aprovação pelo colegiado do curso.

Para aprovação e concessão do título de especialista são necessárias:

· Obtenção de nota superior a 7 (sete) na avaliação de cada disciplina;

· Aprovação de trabalho final do curso avaliado por banca constituída para tal fim;

· Frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Júlio Cesar Paixão Santos Doutor Lattes
Leandro Clímaco Almeida de Melo Mendonça Doutor Lattes
Leonardo Leonidas de  Brito Doutor Lattes
Paulo Vinícius Aprígio da Silva Doutor Lattes
Renata Augusta dos Santos Silva Doutora Lattes
Roberta Martinelli e Barbosa Doutora Lattes
Wolney Vianna Malafaia Doutor Lattes

Coordenador: Prof. Dr. Wolney Vianna Malafaia (wolney.malafaia.1@cp2.edu.br)

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de História é composto por um Exame Escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Concluída a etapa, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).

Editais anteriores

4. Horário e Local

As aulas regulares do curso de Especialização em Ensino de História serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 18h30min às 21h30min, no Campus Tijuca II, do Colégio Pedro II.

Colégio Pedro II – Campus Tijuca II
Rua São Francisco Xavier, nº. 204/208, Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).