2021
Autor | Título | Download |
Felipe Santana Gonçalves | CINEMA SOVIÉTICO E REALISMO SOCIALISTA: Uma análise da obra de Vsevolod Pudovkin | |
Fernando Coutinho Lopes Pereira | A ABORDAGEM DOS DIREITOS HUMANOS E DO GOLPE DE 1964 NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Pamela Dias Soares Chuva | DESCONSTRUINDO AS FAKE NEWS SOBRE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA: Estratégias para o uso crítico das redes sociais em sala deaula |
2020
Autor | Título | Download |
Aniele da Costa Ferreira | A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 (NO TOCANTE A HISTÓRIA INDÍGENA) PARA OS ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU | |
Bruno Fernando Santos de Castro | “PROFESSOR, POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”: Práticas de interpretação e produção de sentidos a partir de um projeto de identidade e história local | |
Danilo Alegre Garcia | ASSIM NASCEU A ESTIVA: A Resistência como memória e identidade do Império Serrano | |
Gabriela de Castro Almeida de Oliveira Arosa | QUANDO A AULA É NO YOUTUBE? A História Pública e Digital como ponto de partida para as relações no Ensino de História | |
Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho | ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO | |
Letícia Barbosa de Souza | QUE BOM TE VER VIVA: Cinema e gênero na sala de aula | |
Luanda de Oliveira Amaral | A IMPLEMENTAÇAO DA LEI 10.639/03 NOS MUNICÍPIOS DE BELFORD ROXO E DO RIO DE JANEIRO E OS SEUS DESDOBRAMENTOS PÓS BNCC | |
Luiza Almeida Baptista de Souza | OS USOS DO YOUTUBE E O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Luiz Antonio Ferreira | CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS: SOCIEDADE PRIMITIVA OU SOCIEDADE AUTOINSTITUÍDA? | |
Marcus Vinicius de Oliveira | O ESTADO NOVO EM CENA: Usos da fotografia no ensino de História | |
Marianna Parolin de Souza | DIREITOS HUMANOS E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: reflexões sobre a ideia de diretos no espaço escolar | |
Rodolfo Carvalho Alves | ALÉM DO QUE SE VÊ Ensino de história e analogias a partir de desenhos animados | |
Rodrigo Cavalcante de Araújo | O bairro e histórias suburbanas como estratégia pedagógica: uma percepção sobre a potencialidade das histórias regionais de Realengo, Bangu e Santa Cruz no ensino de História |
2019
Autor | Título | Download |
Ana Carolyna Maia Duarte | O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DOS MEMES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ERA VARGAS | |
Evilyn Oliveira Merlo | LITERATURA INFANTO-JUVENIL, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: Um diálogo possível para o ensino da ditadura militar brasileira (1964-1985) em sala de aula | |
Juliana Araujo Meato | ENSINANDO HISTÓRIA A CONTRAPELO: reflexões benjaminianas | |
Mauro Soares da Silva | ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÍNDIGENA EM ANGRA DOS REIS: “Na prática a teoria é outra” | |
Renata da Silva Feliciano | O ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA METODOLOGIA HÍBRIDA | |
Thays Merolla Piubel | CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: POTENCIALIDADES DE “ROMA, CIDADE ABERTA” E DO NEORREALISMO ITALIANO | |
Vitor Felipe Almeida Lobo | DA MONARQUIA À REPÚBLICA: A PRAÇA XV E SEUS MONUMENTOS Uma possibilidade para o Ensino de História a partir do Patrimônio Cultural |
2018
Autor | Título | Download |
Daniel Nogueira Gimenez | PROPAGANDA POLÍTICO-IDEOLÓGICA AUDIOVISUAL NA ERA VARGAS (1930 – 1945): POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA ATIVIDADES NO ENSINO BÁSICO | |
Elisa Defelippe Durso Martins Silveira | O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: Pinturas históricas e fotografias em sala de aula | |
Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim | MULHERES ILUMINISTAS E SUA (IN) VISIBILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Hugo Lopes de Oliveira | ENSINO DE HISTÓRIA E BIOGRAFIA: reflexões e práticas a partir do Jesus Histórico | |
Ingrid da Silva Linhares | “Educar para Libertar!” Uma proposta de reflexão sobre um modelo contrahegemônico de ensino – o MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes (1984-2014) | |
Isis Assis Archanjo e Silva | ENSINO DE HISTÓRIA E IMAGENS O uso de fotografias de Augusto Malta como fonte para a sala de aula | |
Letícia Conde Moraes Cosati | O PNLD, O ENSINO EM DIREITOS HUMANOS E OS LIVROS DIDÁTICOS | |
Vinícius Ávila da Silva | PORÕES INVISÍVEIS: Lugares de memória da ditadura civil militar no Rio de Janeiro e desafios para a educação em Direitos Humanos |
2017
Autor | Título | Download |
Amanda Heloisa Souza Custódio | CINEJORNAIS, DITADURA E MILAGRE ECONÔMICO: A POSSIBILIDADE EDUCATIVA DO AUDIOVISUAL | |
Caroline Mesquita Arosa | A GUERRA CIVIL ESPANHOLA NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Eduardo Felipe Tavares Graciano | ANÁLISE DO FOTOJORNALISMO DURANTE O GOLPE DE 1964 PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Elizabeth de Jesus Moreira de Amorim | MULHERES ILUMINISTAS E SUA (IN) VISIBILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Felipe Kox de Lima Fernandes | ÁFRICA ANIMADA: O cinema como ferramenta para o Ensino de História | |
Hugo Lopes de Oliveira | ENSINO DE HISTÓRIA E BIOGRAFIA: reflexões e práticas a partir do Jesus Histórico | |
Letícia Conde Moraes Cosati | O PNLD, O ENSINO EM DIREITOS HUMANOS E OS LIVROS DIDÁTICOS | |
Suélyn da Silva Goulart | CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E TELEVISÃO: relações entre TV e os elementos que constituem a consciência histórica | |
Jane Trajano Ferreira Gois | A APLICABILIDADE DO CONCEITO DE AUTO INSTITUIÇÃO NA RELEITURA DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO ENTRE 1910 E 1914 |