1. Apresentação
A Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. Ministrado por docentes com larga experiência na educação básica, o curso visa fortalecer e aprimorar a capacidade acadêmica e profissional de docentes e de recém-formados em Espanhol.
O curso é oferecido pelo Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II.
Objetivo
Contribuir para a capacitação de graduados em Espanhol para o trabalho em escolas de educação básica e formar especialistas com o propósito de aprimorar o conhecimento linguístico-discursivo do profissional que atua na área de língua Espanhola, de forma a desenvolver uma visão crítica das políticas linguísticas, públicas, curriculares e educacionais no Brasil.
Público alvo
Graduados em Letras: Português-Espanhol, e professores de Espanhol da Educação Básica.
Estrutura curricular
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Estrutura Curricular – Espanhol
Avaliação
Para cada disciplina do curso, a critério do professor, haverá avaliações formais com graus que variam de zero a dez e será aprovado o aluno que perfizer nota superior ou igual a 7,0 (sete). Dentre as avaliações podem adotar-se o trabalho teórico, seminários expositivos individuais ou em grupo, produção de materiais, entre outros.
O trabalho final de curso se constitui de um artigo, redigido segundo as Normas da ABNT, e será apresentado a uma banca examinadora composta por três docentes do curso, previamente formada de acordo com o foco temático do artigo final. O artigo deverá ser entregue à banca duas semanas antes da apresentação. Para sua aprovação, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Os artigos com nota entre 5,0 e 6,9 serão devolvidos aos alunos para que sejam feitas as devidas correções e passem por uma nova análise da banca. Os artigos com nota igual ou inferior a 4,9 serão reprovados.
A frequência mínima para aprovação no curso é de 75% em cada uma das disciplinas ofertadas. A frequência mínima deverá ser cumprida mesmo que o aluno seja aprovado nas disciplinas.
Trabalhos de Conclusão
Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.
2. Corpo Docente
Docente | Titulação | Currículo |
Amanda Lilian A. de Barros Mesquita | Mestra | Lattes |
Elen Fernandes dos Santos | Mestra | Lattes |
Fabrícia Dorneles Ramos | Mestra | Lattes |
Luziana de Magalhães Catta Preta | Doutora | Lattes |
Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua | Mestra | Lattes |
Patrícia Carvalho de Onofre | Doutora | Lattes |
Patrícia Ruel de Oliveira | Mestra | Lattes |
Coordenadora: Andrea Galvao De Carvalho
3. Processo Seletivo
O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE é composto por um Exame Escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).
Concluída a etapa, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).
Editais anteriores:
Edital nº 07.2018 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 04.2017 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 05.2016 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 04.2015 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
4. Horário e Local
As aulas ocorrem às terças e quintas, de 18h às 21 horas, no prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC).
Colégio Pedro II – PROPGPEC
Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro
(acesso pela entrada dos alunos)