Ensino de Espanhol

1. Apresentação

A Especialização em Ensino de Espanhol é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade a distância. Ministrado por mestres e doutores do Colégio Pedro II, o curso visa aprofundar conhecimentos relevantes ao ensino-aprendizagem de espanhol.

O curso é oferecido pelo Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura com o objetivo de aprimorar a formação continuada de professores de espanhol que atuam/atuarão na Educação Básica.

Objetivo

Contribuir para a capacitação de graduados em Espanhol para o trabalho em escolas de educação básica e formar especialistas com o propósito de aprimorar o conhecimento linguístico-discursivo do profissional que atua na área de língua Espanhola, de forma a desenvolver uma visão crítica da sua prática, das políticas linguísticas, públicas, curriculares e educacionais no Brasil.

Público alvo

Graduados (bacharéis ou licenciados) em Letras: Português-Espanhol portadores de diplomas emitidos por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial e reconhecida pelo CNE.

Estrutura curricular

Clique aqui para fazer o download da estrutura curricular do curso.

Estrutura Curricular

Avaliação

Para cada módulo do curso, a critério do professor, haverá atividades/avaliações formais com graus que variam de zero a dez e será aprovado o aluno que perfizer nota superior ou igual a 7,0 (sete).

O trabalho final de curso se constitui de um artigo, redigido segundo as Normas da ABNT, que deverá será apresentado a uma banca examinadora composta por três docentes do curso. A banca será previamente composta de acordo com o eixo temático do artigo final.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Docente Titulação Currículo
Aline de Bettencourt Donato Mestra Lattes
Ana Beatriz Simões da Matta Mestra Lattes
Andrea Galvão de Carvalho Doutora Lattes
Fabrícia Dorneles Ramos Mestra Lattes
Liliene Maria Hanovich Novaes da Silva Doutora Lattes
Patrícia Ruel de Oliveira Mestra Lattes
Regina Célia de Lima e Silva Doutora Lattes

Coordenadora: Andrea Galvao De Carvalho

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE é composto por um Exame Escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Concluída a etapa, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).

Editais anteriores:

Edital_n_16_Especializacao_em_Ensino_de_Espanhol_2022 (1)

Edital nº 07.2018 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE

Edital nº 04.2017 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 05.2016 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 04.2015 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE

4. Horário e Local

As aulas do curso são ministras a distância, através da plataforma de cursos online Moodle, e estrutura-se com momentos síncronos e assíncronos. Os momentos assíncronos são destinados à leitura de materiais impressos, à assistência de vídeos e à realização das atividades que estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O espaço virtual também é uma ferramenta de diálogo e troca de conhecimentos entre os discentes e docente por meio de atividades que demandam a interação como os fóruns de discussão.

Os encontros síncronos, por sua vez, acontecem em horários predefinidos uma vez por semana, e são gravados e disponibilizados na plataforma para os discentes que não possam estar presentes.