Ensino de Espanhol

1. Apresentação

A Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. Ministrado por docentes com larga experiência na educação básica, o curso visa fortalecer e aprimorar a capacidade acadêmica e profissional de docentes e de recém-formados em Espanhol.

O curso é oferecido pelo Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II.

Objetivo

Contribuir para a capacitação de graduados em Espanhol para o trabalho em escolas de educação básica e formar especialistas com o propósito de aprimorar o conhecimento linguístico-discursivo do profissional que atua na área de língua Espanhola, de forma a desenvolver uma visão crítica das políticas linguísticas, públicas, curriculares e educacionais no Brasil.

Público alvo

Graduados em Letras: Português-Espanhol, e professores de Espanhol da Educação Básica.

Estrutura curricular

Clique aqui para fazer o download da estrutura curricular do curso.

Estrutura Curricular – Espanhol

Avaliação

Para cada disciplina do curso, a critério do professor, haverá avaliações formais com graus que variam de zero a dez e será aprovado o aluno que perfizer nota superior ou igual a 7,0 (sete). Dentre as avaliações podem adotar-se o trabalho teórico, seminários expositivos individuais ou em grupo, produção de materiais, entre outros.

O trabalho final de curso se constitui de um artigo, redigido segundo as Normas da ABNT, e será apresentado a uma banca examinadora composta por três docentes do curso, previamente formada de acordo com o foco temático do artigo final. O artigo deverá ser entregue à banca duas semanas antes da apresentação. Para sua aprovação, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Os artigos com nota entre 5,0 e 6,9 serão devolvidos aos alunos para que sejam feitas as devidas correções e passem por uma nova análise da banca. Os artigos com nota igual ou inferior a 4,9 serão reprovados.

A frequência mínima para aprovação no curso é de 75% em cada uma das disciplinas ofertadas. A frequência mínima deverá ser cumprida mesmo que o aluno seja aprovado nas disciplinas.

2. Corpo Docente

Docente Titulação Currículo
Amanda Lilian A. de Barros Mesquita Mestra Lattes
Elen Fernandes dos Santos Mestra Lattes
Fabrícia Dorneles Ramos Mestra Lattes
Luziana de Magalhães Catta Preta Doutora Lattes
Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua Mestra Lattes
Patrícia Carvalho de Onofre Doutora Lattes
Patrícia Ruel de Oliveira Mestra Lattes

Coordenadora: Fabrícia Dorneles Ramos

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE é composto por um Exame Escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete).

Concluída a etapa, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos em Edital. O resultado será disponibilizado na página do Processo Seletivo no site do Sistema de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br/).

Editais anteriores:
Edital nº 07.2018 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 04.2017 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE

Edital nº 05.2016 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE
Edital nº 04.2015 – Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol-LE

4. Horário e Local

As aulas ocorrem às terças e quintas, de 18h às 21 horas, no prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC).

Colégio Pedro II – PROPGPEC
Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, Rio de Janeiro
(acesso pela entrada dos alunos)