Ensino em Espanhol – Processo seletivo

Na seleção para a formação da primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol/LE, o Processo Seletivo, conduzido por Banca Examinadora composta por professores do Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II, constituiu-se de duas etapas distintas:

  1. Exame Escrito, em espanhol, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Entrevista, em português, de caráter eliminatório e classificatório.

O Exame Escrito, sem consulta e com duração de duas horas, consistiu de questões discursivas e versou sobre temas diversos relacionados a concepções teóricas no ensino de LE e à prática docente, a partir da sugestão de bibliografia, ficando o candidato livre para optar por outro recorte teórico.

Na entrevista, foram avaliados aspectos diversos da aptidão do candidato para a realização do curso de pós-graduação, com base na defesa de sua trajetória e nas pretensões de ordem profissional e acadêmica.

Foram considerados aprovados no Exame Escrito os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete), sendo assim aptos a se submeterem à Entrevista.

A Banca Examinadora atribuiu a cada candidato, na Entrevista, um grau em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se aprovados nesta etapa os que alcançaram avaliação grau igual ou superior a 7,0 (sete).

O resultado final foi disponibilizado na página oficial do Processo Seletivo.