Ensino de Física

Edital aberto

1. Apresentação

A Especialização em Ensino de Física na Educação Básica é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. É inegável que os profissionais da educação, à luz da emergência do século XXI e de suas transformações, tenham que repensar e rever a sua atuação, as fundações de seu ofício e os alcances da educação. A revolução que se dá nos meios técnicos, científicos, organizacionais impõe um regime de respostas imediatas às questões do hodierno e em meio a tudo isso se encontra as instituições educacionais, e em especial a escola. Desse modo, o Departamento de Física do Colégio Pedro II construiu o presente curso de pós-graduação por concebermos pesquisa como algo intrínseco a prática docente, não como algo que está a serviço do estancar a curiosidade sobre um determinado tema e sim auxiliando o caminhar docente.

Objetivos

Objetivo Geral

O curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Física na Educação Básica objetiva contribuir com a capacitação dos professores de física participantes que atuam no ensino fundamental e médio.

Objetivos Específicos

A partir das discussões e reflexões desenvolvidas no decorrer do curso, é esperado que o egresso seja capaz de:

  • Incorporar a pesquisa como ferramenta capaz de auxiliar o ensino de física;
  • Apresentar visão ampla das questões que envolvem o currículo escolar;
  • Desenvolver a pesquisa com o objetivo de melhorar a prática;
  • Estabelecer diálogos interdisciplinares com outras áreas do conhecimento capazes de auxiliarem o ensino de física;
  • Exercitar o ato reflexivo, assumindo seu papel de intelectual e agente de transformação no ensino de física.

Público alvo

Poderão inscrever-se para o Curso de Especialização em Ensino de Física da Educação Básica portadores de diploma de Licenciatura em Física, Bacharelado em Física, Licenciatura em Química ou Licenciatura em Biologia. Os diplomas devem ser emitidos por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).​

Observação: O curso de pós-graduação em Ensino de Física na Educação Básica não habilita os participantes a lecionarem Física na Educação Básica.

Estrutura Curricular

Clique aqui para ver a grade curricular.

Ementas

Clique aqui para ver as ementas do curso.

Avaliação

A avaliação dos alunos será expressa por meio de conceitos de A a E. Cada disciplina realizará a avaliação de acordo com a ementa apresentada, os conteúdos, temáticas e atividades propostas e desenvolvidas durante o curso.

Conceito

Correspondência

A

9,0 a 10,0

B

8,0 a 8,9

C

7,0 a 7,9

D

4,0 a 6,9

E

0,0 a 3,9

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores mestres e doutores com ampla experiência na Educação Básica. Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória de cada docente do Curso de Especialização em Ensino de Física na Educação Básica acesse aqui.

Coordenador: Ricardo Fagundes

3. Processo Seletivo

Editais anteriores

4. Horário e Local

As aulas das disciplinas presenciais acontecem às terças-feiras, de 18:30h às 21:30h e aos sábados, de 8h às 11h, no Campus Tijuca II.

Colégio Pedro II – Campus Tijuca II
Rua São Francisco Xavier, 204/208, Tijuca, Rio de Janeiro.