Geografia Escolar

1. Apresentação

A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O curso visa contribuir para a formação continuada de professoras(es) de Geografia e pedagogas(os), de modo a possibilitar o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões inerentes ao cotidiano escolar.

O curso é oferecido pelo Departamento de Geografia do Colégio Pedro II.

Objetivos

  • Compreender as discussões relativas à história da disciplina escolar Geografia, bem como os debates do campo do currículo;
  • Abordar os aspectos teóricos dos temas tradicionalmente abordados nos currículos, com discussões aplicadas à realidade da Geografia praticada nas escolas;
  • Discutir o aspecto metodológico do ensino e da pesquisa, buscando fomentar a formação do professor-pesquisador;
  • Debater as questões vinculadas à formação docente e problematizar a profissão em relação às políticas públicas atuais;
  • Estimular a discussão e a inserção de novos temas na geografia escolar;
  • Reforçar a Geografia como um saber interdisciplinar por excelência, fundamental na formação crítica dos estudantes a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico e da compreensão dos fenômenos de ordem social ou natural nas mais variadas escalas

Público alvo

Licenciados em Geografia ou Pedagogia. É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão de licenciatura emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Estrutura curricular

O Curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar tem duração de 375 (trezentas e setenta e cinco) horas, com até 40% dessa carga horária composta por atividades remotas (síncronas e assíncronas). O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses.

Clique aqui para ver a grade curricular.

Avaliação

As avaliações das disciplinas ocorrerão a critério do professor, a partir dos objetivos da ementa apresentada. Os resultados das avaliações serão expressos por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez).
Ao final do curso deverá ser produzido e defendido um artigo acadêmico relacionado às Teorias e Práticas da Geografia Escolar. A banca avaliadora do trabalho final será composta por três integrantes: orientador, professor do curso e professor externo.

Para aprovação e concessão do título de especialista são necessárias:

• Obtenção de nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação de cada disciplina;
• Aprovação de trabalho final do curso avaliado por banca constituída para tal fim;
• Frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Carolina Lima Vilela Doutora em Educação Lattes
Demian Garcia Castro Doutor em Geografia Lattes
Leandro Riente da Silva Tartaglia Doutor em Geografia Lattes
Marcus Vinícius Gomes Mestre em Geografia Lattes
Pedro Bernardes Pinheiro Mestre em Planejamento Urbano e Regional Lattes
Rafael Medeiros de Andrade Doutor em Psicologia Social Lattes
Stella Mendes Ferreira Doutora em Geografia Lattes
Vitor Soares Scalercio Mestre em Geografia Lattes

Coordenador: Demian Garcia Castro 

3. Processo Seletivo

O ingresso no curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar ocorre anualmente através de exame escrito, eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital.

Editais anteriores

4. Horário e Local

As aulas regulares das disciplinas acontecem no Campus Tijuca II, às segundas e quintas-feiras, das 18h às 22h.

Colégio Pedro II – Campus Tijuca II
Rua São Francisco Xavier, 204/208, Tijuca, Rio de Janeiro.