Geografia Escolar

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  • O processo seletivo visa selecionar candidatos para ingresso na Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (TPGE), no primeiro semestre de 2022.
  • A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (TPGE/CPII) objetiva contribuir para a formação continuada de professoras(es) de Geografia e pedagogas(os), de modo a possibilitar o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões inerentes ao cotidiano escolar.
  • As aulas da TPGE/CPII são realizadas às segundas-feiras e às quartas-feiras das 18h00 min às 22h00, no Campus Tijuca II, localizado na Rua São Francisco Xavier, nº 204/208, Tijuca, Rio de Janeiro.
  • A estrutura curricular do curso da TPGE/CPII é composta por 375h que serão cumpridas ao longo de um ano de curso. Ao final do curso deverá ser apresentado, obrigatoriamente, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inédito, desenvolvido ao longo do curso.
  • A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar é um curso presencial, e será ministrado presencialmente, desde que atendidas as condições sanitárias, de acordo com as determinações da instituição. A frequência dos estudantes será aferida pelo comparecimento às aulas no Campus.
  • Parte da carga horária total do curso, poderá ser realizada de forma remota, limitada em até 40%, incluindo atividades síncronas (até 20%) e atividades assíncronas (até 20%).
  • Ao longo do ano de curso, até 8 (oito) sábados poderão ser utilizados para encontros das disciplinas, distribuídos em meses diferentes.
  • São oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas assim distribuídas: 19 (dezenove) vagas para ampla concorrência e 5 (cinco) vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência (PcD).
  • Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo de Candidatos à Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar – Turma 2022 serão divulgadas, exclusivamente, por meio da página oficial do Colégio Pedro II, na Seção Concursos.
  • Poderá inscrever-se para a Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (TPGE) o candidato que possua diploma de Licenciatura em Geografia ou Pedagogia. Serão considerados apenas diplomas emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • O Processo de Seleção será constituído por Exame Escrito de caráter eliminatório e classificatório.
  • Todas as etapas da seleção serão realizadas remotamente, pelas plataformas virtuais utilizadas pelo Colégio Pedro II, em datas previstas no cronograma do edital e na página oficial do Processo Seletivo.
  • No dia do Exame Escrito o candidato deverá submeter o arquivo com a Carta de Intenções, no local e horário indicados no Manual de Instruções de acordo com o Cronograma disponível no edital.

Evento

                  Período
Inscrições                                     http://dhui.cp2.g12.br/ 18/01/2022 a 03/03/2022
Exame escrito (9h)

20/03/2022

1. Apresentação

A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O curso visa contribuir para a formação continuada de professoras(es) de Geografia e pedagogas(os), de modo a possibilitar o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões inerentes ao cotidiano escolar.

O curso é oferecido pelo Departamento de Geografia do Colégio Pedro II.

Objetivos

  • Compreender as discussões relativas à história da disciplina escolar Geografia, bem como os debates do campo do currículo;
  • Abordar os aspectos teóricos dos temas tradicionalmente abordados nos currículos, com discussões aplicadas à realidade da Geografia praticada nas escolas;
  • Discutir o aspecto metodológico do ensino e da pesquisa, buscando fomentar a formação do professor-pesquisador;
  • Debater as questões vinculadas à formação docente e problematizar a profissão em relação às políticas públicas atuais;
  • Estimular a discussão e a inserção de novos temas na geografia escolar;
  • Reforçar a Geografia como um saber interdisciplinar por excelência, fundamental na formação crítica dos estudantes a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico e da compreensão dos fenômenos de ordem social ou natural nas mais variadas escalas

Público alvo

Licenciados em Geografia ou Pedagogia. É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão de licenciatura emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Estrutura curricular

Faça o download da estrutura curricular do curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Carolina Lima Vilela Doutora em Educação Lattes
Demian Garcia Castro Doutor em Geografia Lattes
Leandro Riente da Silva Tartaglia Doutor em Geografia Lattes
Lucia Maria Baère Naegeli Mestre em Geografia Lattes
Marcio Ferreira Nery Corrêa Mestre em Geografia Lattes
Marcos Rodrigues Ornelas de Lima Doutor em Geografia Lattes
Marcus Vinícius Gomes Mestre em Geografia Lattes
Pedro Bernardes Pinheiro Mestre em Planejamento Urbano e Regional Lattes
Rafael Medeiros de Andrade Doutor em Psicologia Social Lattes
Stella Mendes Ferreira Doutora em Geografia Lattes
Vitor Soares Scalercio Mestre em Geografia Lattes
Zélia Aurea Silva de Azevedo Thomaz Mestre em Geografia Lattes

Coordenador: Demian Garcia Castro