1. Apresentação
A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O curso visa contribuir para a formação continuada de professoras(es) de Geografia e pedagogas(os), de modo a possibilitar o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões inerentes ao cotidiano escolar.
O curso é oferecido pelo Departamento de Geografia do Colégio Pedro II.
Objetivos
- Compreender as discussões relativas à história da disciplina escolar Geografia, bem como os debates do campo do currículo;
- Abordar os aspectos teóricos dos temas tradicionalmente abordados nos currículos, com discussões aplicadas à realidade da Geografia praticada nas escolas;
- Discutir o aspecto metodológico do ensino e da pesquisa, buscando fomentar a formação do professor-pesquisador;
- Debater as questões vinculadas à formação docente e problematizar a profissão em relação às políticas públicas atuais;
- Estimular a discussão e a inserção de novos temas na geografia escolar;
- Reforçar a Geografia como um saber interdisciplinar por excelência, fundamental na formação crítica dos estudantes a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico e da compreensão dos fenômenos de ordem social ou natural nas mais variadas escalas
Público alvo
Licenciados em Geografia ou Pedagogia. É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão de licenciatura emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.
Estrutura curricular
O Curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar tem duração de 375 (trezentas e setenta e cinco) horas, com até 40% dessa carga horária composta por atividades remotas (síncronas e assíncronas). O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses.
Clique aqui para ver a grade curricular.
Avaliação
As avaliações das disciplinas ocorrerão a critério do professor, a partir dos objetivos da ementa apresentada. Os resultados das avaliações serão expressos por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez).
Ao final do curso deverá ser produzido e defendido um artigo acadêmico relacionado às Teorias e Práticas da Geografia Escolar. A banca avaliadora do trabalho final será composta por três integrantes: orientador, professor do curso e professor externo.
Para aprovação e concessão do título de especialista são necessárias:
• Obtenção de nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação de cada disciplina;
• Aprovação de trabalho final do curso avaliado por banca constituída para tal fim;
• Frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina.
Trabalhos de Conclusão
Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.
2. Corpo Docente
Professores | Título | Currículo |
Carolina Lima Vilela | Doutora em Educação | Lattes |
Demian Garcia Castro | Doutor em Geografia | Lattes |
Leandro Riente da Silva Tartaglia | Doutor em Geografia | Lattes |
Marcus Vinícius Gomes | Mestre em Geografia | Lattes |
Pedro Bernardes Pinheiro | Mestre em Planejamento Urbano e Regional | Lattes |
Rafael Medeiros de Andrade | Doutor em Psicologia Social | Lattes |
Stella Mendes Ferreira | Doutora em Geografia | Lattes |
Vitor Soares Scalercio | Mestre em Geografia | Lattes |
Coordenador: Demian Garcia Castro
3. Processo Seletivo
O ingresso no curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar ocorre anualmente através de exame escrito, eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital.
4. Horário e Local
As aulas regulares das disciplinas acontecem no Campus Tijuca II, às segundas e quintas-feiras, das 18h às 22h.
Colégio Pedro II – Campus Tijuca II
Rua São Francisco Xavier, 204/208, Tijuca, Rio de Janeiro.