Geografia Escolar – Apresentação

A Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O curso visa contribuir para a formação continuada de professoras(es) de Geografia e pedagogas(os), de modo a possibilitar o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões inerentes ao cotidiano escolar.

O curso é oferecido pelo Departamento de Geografia do Colégio Pedro II.

Objetivos

  • Compreender as discussões relativas à história da disciplina escolar Geografia, bem como os debates do campo do currículo.
  • Abordar os aspectos teóricos dos temas tradicionalmente abordados nos currículos, com discussões aplicadas à realidade da Geografia praticada nas escolas.
  • Discutir o aspecto metodológico do ensino e da pesquisa, buscando fomentar a formação do professor-pesquisador.
  • Debater as questões vinculadas à formação docente e problematizar a profissão em relação às políticas públicas atuais.
  • Estimular a discussão e a inserção de novos temas na geografia escolar.
  • Reforçar a Geografia como um saber interdisciplinar por excelência, fundamental na formação crítica dos estudantes a partir do desenvolvimento do pensamento espacial e da compreensão dos fenômenos de ordem social ou natural nas mais variadas escalas.

Público alvo

Licenciados em Geografia ou Pedagogia. É pré-requisito para a candidatura a uma das vagas possuir diploma ou certificado de conclusão de licenciatura emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Estrutura curricular

Faça o download da estrutura curricular do curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar.