Práticas Musicais na Educação Básica

1.Apresentação:

A Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica pretende constituir-se em espaço de formação continuada para professores, a partir da interação humana, da reflexão das práticas docentes, do estudo de elementos teórico-metodológicos do ensino de Música e do reconhecimento das diversidades culturais presentes nas escolas.

O curso utiliza ferramentas da Educação a Distância, com um encontro mensal aos sábados, o que possibilita um maior alcance de docentes de diversas áreas da educação e de regiões mais distantes do próprio município do Rio de Janeiro.

2.Objetivos: 

  • Oferecer subsídios práticos e teóricos para o trabalho com música na Educação Básica;
  • Refletir sobre desafios da profissão docente;
  • Aprimorar as práticas musicais no trabalho do professor;
  • Oferecer estratégias pedagógicas para o trabalho com música na Educação Básica;
  • Aprofundar o conhecimento sobre música em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica; e
  • Promover a pesquisa e a investigação em música e docência na Educação Básica.

3.Público Alvo:

 Licenciados em música e professores da Educação Básica com experiência em música.

4.Requisitos de acesso:

a)      Formação acadêmica em nível superior:

  •      Licenciatura em Educação Musical ou em Educação Artística com habilitação em música; ou
  •      Curso superior em Pedagogia; ou
  •      Licenciaturas em diferentes áreas.

b)      Conhecimento / experiência em música

Obs: Ambos os itens devem ser atendidos.

5. Seleção:

Os candidatos ao curso serão selecionados por instrumentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, constantes do respectivo edital de chamamento, incluídas obrigatoriamente avaliações escrita e curricular, dentre outros mecanismos avaliativos definidos pelo colegiado. Todo o processo seletivo acontece por meio do sistema de concursos e seleções do Colégio, no endereço eletrônico: http://dhui.cp2.g12.br/.

6.Carga Horária:

 

375 horas, em módulos, com duração máxima de 18 meses, neles incluído o prazo para elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso.
. Aulas EaD: 80% do curso
. Aulas presenciais: 20% do curso, com realização aos sábados, uma vez por mês, das 8h às 17h (8h de aula), sendo 10 encontros ao longo de todo o curso, totalizando 80 horas presenciais (presumíveis).

 

7.Local:

 

Campus São Cristóvão II (Espaço Musical do Colégio Pedro II)

8.Estrutura Curricular:

Módulos Disciplinas
Introdutório 1) Ambiente Virtual de Aprendizagem
A profissão docente e a docência em música 1) Docência e alteridade em música; 2) Ética e educação; 3) Legislação da educação brasileira
Música: fundamentos, elementos, práticas sonoras e educação 1) Fundamentos da música; 2) Práticas sonoras nas diversas sociedades; 3) Pedagogias da música
Práticas musicais na Educação Básica 1) Brincadeiras cantadas e jogos musicais; 2) Prática instrumental e de conjunto; 3) Prática vocal; 4) Tecnologias digitais para a prática pedagógico-musical
Música na Educação Básica 1) Música na Educação Infantil; 2) Música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3) Música nos Anos Finais do Ensino Fundamental; 4) Música no Ensino Médio; 5) Música na Educação de Jovens e Adultos; 6) Música e inclusão
Metodologia da pesquisa 1) Metodologia da Pesquisa I2) Metodologia da Pesquisa II3) Seminários de Orientação (TCC)

9.Corpo Docente:

Lattes

 Docente Titulação                               Currículo
Anna Cristina Cardozo da Fonseca Doutora Lattes
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima Mestre Lattes
Mário Alexandre Dantas Barbosa Mestre Lattes
Mônica Neves Leme Doutora Lattes
Roberto Stepheson Anchiêta Machado Doutor Lattes
Ronaldo Murtinho Braga Cotrim Mestre Lattes
Solange Pereira de Abreu Mestre Lattes
Vanessa Weber de Castro Doutora Lattes
Wasti Silvério Ciszevski Henriques Doutora Lattes
Coordenadora:
Vanessa Weber de Castro

10.Critérios de Avaliação e Aprovação:

 

A concessão do título de Especialista em Práticas de Educação Musical dar-se-á aos(às) estudantes após:

  • frequência e aprovação em todas as disciplinas ministradas, conforme critérios estabelecidos pelo corpo docente do curso; e
  • entrega, apresentação, defesa pública oral e aprovação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de caráter individual e inédito. O TCC deve funcionar como sistematização acadêmico-formal do produto desenvolvido ao longo do curso e deverá ser entregue, por escrito, a uma banca avaliadora, composta pelo(a) docente orientador(a) e por outros(as) dois(duas) docentes que possuam, no mínimo, o título de mestre, e apresentado em até 6 (seis) meses após a conclusão de todas as disciplinas.

Cada uma das disciplinas será avaliada pelos(as) respectivos(as) docentes, atribuindo-se notas de 0 a 10, e utilizando-se, para isso, diferentes instrumentos avaliativos.

Será considerado aprovado o(a) estudante que atingir o grau mínimo 7 em cada uma das disciplinas, considerando, ainda, presença de 75% nas atividades do curso (presencial e EAD) e aprovação do TCC pela banca avaliadora.

 

11.Trabalhos de conclusão:

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

 

12.Realizações:

Em 2020, a Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica promoveu um Ciclo de Palestras “Música e Educação”, em formato remoto, que reuniu importantes professores e pesquisadores da área da Educação Musical. As palestras estão disponíveis no canal do Youtube “Especialização CPII” (https://www.youtube.com/channel/UCjS5W_PgZVdWiyrsUKi-n4A).