Práticas Musicais na Educação Básica

1. Apresentação

A Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica pretende  constituir-se em espaço de formação continuada para professores, a partir da interação humana, da reflexão das práticas docentes, do estudo de elementos teórico-metodológicos do ensino de Música e do reconhecimento das diversidades culturais presentes nas escolas.

Utiiliza-se ferramentas de Educação a Distância para a realização do curso, possibilitando que se alcance um número maior de docentes de diversas áreas da educação e de regiões mais distantes do próprio município do Rio de Janeiro.

Objetivos

1. Oferecer subsídios práticos e teóricos para o trabalho com música na Educação Básica.
2. Refletir sobre desafios da profissão docente;
3. Aprimorar as práticas musicais no trabalho do professor;
4. Oferecer estratégias pedagógicas para o trabalho com música na Educação Básica;
5. Aprofundar o conhecimento sobre música em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica;
6. Promover a pesquisa e a investigação em música e docência na Educação Básica.

Público alvo

Licenciados em música e professores da educação básica com experiência em música.

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular – Práticas Musicais na Educação Básica

Avaliação

Cada uma das disciplinas será avaliada pelos(as) respectivos(as) docentes, atribuindo- se conceitos A, B, C ou D, e utilizando-se, para isso, diferentes instrumentos, quais sejam:

. Participação e contribuição dos(as) estudantes em fóruns de discussão e chats de debates;
. Avaliação contínua da participação e do rendimento do(a) estudante a partir da realização de atividades propostas ao longo da disciplina;
. Redação de ensaios;
. Produção de trabalho final;
. Elaboração de atividades musicais que proporcionem a ênfase na formação de valores no contexto das práticas musicais presentes na educação básica;
. Realização de provas individuais;
. Produção e apresentação de trabalhos de pesquisa e seminários;
. Criação de projeto a ser desenvolvido em turmas específicas, conforme o nívelde ensino.

2.Corpo Docente

Docente Titulação Currículo
Anna Cristina Cardozo da Fonseca Doutora  Lattes
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima Mestre  Lattes
Mário Alexandre Dantas Barbosa Mestre  Lattes
Mônica Neves Leme Doutora Lattes
Mônica Repsold Mestre Lattes
Roberto Stepheson Anchiêta Machado Mestre Lattes
Ronaldo Murtinho Braga Cotrim Mestre Lattes
Solange Pereira de Abreu Mestre Lattes
Vanessa Weber de Castro Doutora Lattes
Wasti Silvério Ciszevski Henriques Doutora Lattes
Coordenadora:
Anna Cristina Cardozo da Fonseca

3. Processo Seletivo

A dinâmica de seleção aqui apontada constitui-se tão somente uma proposta a ser apreciada, com vistas a possível aprovação, e está sujeita a alterações, se necessário.

a) Carta de Apresentação, de até 2 (duas) laudas, de caráter eliminatório, na qual devem constar obrigatoriamente:
. apresentação do(a) candidato(a), incluindo formação acadêmica; trajetória e atuação profissional;
. relação do(a) candidato(a) com a música e o lugar que ela ocupa em sua trajetória profissional e/ou acadêmica;
. expectativa do(a) candidato(a) em relação ao curso.

Obs: Serão avaliadas, como critérios de eliminação, a correção, a coesão e a coerência do texto e o impacto do curso de especialização na formação profissional do(a) candidato(a).

b) Avaliação curricular, de caráter classificatório, contemplando itens e pontuação conforme disposto na tabela anexada à presente proposta

Obs.: Um eventual desempate se dará a partir dos seguintes critérios, nessa ordem:

. maior idade;
. tempo de docência em música; e
. tempo de docência em educação.

4. Horário e Local

LOCAL:

Campus São Cristóvão III

CARGA HORÁRIA:
360 horas, em módulos, com duração máxima de 18 meses, neles incluído o prazo para elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso.
. Aulas EaD: 80% do curso
. Aulas presenciais: 20% do curso, com realização aos sábados, uma vez por mês, das 8h às 17h (8h de aula), sendo 5 encontros por semestre, totalizando 80 horas presenciais (presumíveis).