Ensino de Química

Arte Para Blog Lato Sensu

  • O processo seletivo de que trata este Edital visa selecionar candidatos para ingresso na Especialização em Ensino de Química (EEQ), no primeiro semestre de 2022.
  • A Especialização em Ensino de Química (EEQ/CPII) objetiva promover e incentivar a formação docente continuada e engajada no exercício da profissão, visando contribuir atualização teórica, didático-pedagógica e tecnológica de professores de Química
  • As aulas da EEQ/CPII são realizadas às quintas-feiras das 18h às 22h e aos sábados das 8h às 12h, no Campus Centro, localizado na Avenida Marechal Floriano nº 80, Centro, Rio de Janeiro.
  • A estrutura do curso da EEQ/CPII é composta por 375h que serão cumpridas ao longo de um ano de curso. Ao final do curso deverá ser apresentado, obrigatoriamente, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inédito, desenvolvido ao longo do curso.
  • A Especialização em Ensino de Química é um curso presencial, com um percentual de aulas síncronas realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem do Colégio Pedro II.
  • São oferecidas 20 (vinte) vagas, assim distribuídas: 15 (quinze) para ampla concorrência e 4 (quatro) para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 1 (um) vaga para pessoas com deficiência (PcD).
  • Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo de Candidatos à Especialização em Ensino de Química – Turma 2022 serão divulgadas, exclusivamente, por meio da página oficial do Colégio, na Seção Concursos.
  • Poderá inscrever-se para a Especialização em Ensino de Química o candidato que possua diploma de Licenciatura em Química ou curso superior em áreas afins específicas (Química com Atribuições Tecnológicas, Bacharelado em Química, Engenharia Química, Química Industrial, Farmácia e Biologia). Serão considerados apenas diplomas emitidos por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • O Processo de Seleção será constituído de duas etapas distintas, definidas a seguir:
    • Etapa 1 – Exame Escrito, de caráter eliminatório e classificatório;
    • Etapa 2 – Exame Oral, de caráter eliminatório e classificatório.
  • Todas as etapas da seleção serão realizadas remotamente, pelas plataformas virtuais utilizadas pelo Colégio Pedro II, em datas previamente divulgadas no Cronograma, na página oficial do Processo Seletivo.
  • No dia do Exame Escrito o candidato deverá submeter o arquivo com a Carta de Intenções, de acordo com o modelo estabelecido no ambiente virtual do Colégio Pedro II.

Evento

Período

Inscrições                                  http://dhui.cp2.g12.br/

18/01/2022 a 03/03/2022

Exame escrito

20/03/2022, às 9h

Prova Oral

01/04/2022 a 09/04/2022

1. Apresentação

A Especialização em Ensino de Química (EEQ) é um curso de pós-graduação latu senso na modalidade presencial. Ele foi elaborado de modo a levar o professor a desenvolver uma atitude construtiva de conceber e executar práticas adequadas para a produção do conhecimento. Para isso, é pilar fundamental desta especialização auxiliar o professor no aprofundamento do seu conhecimento nas áreas de Química e Educação e incentivá-lo a refletir e ampliar o debate sobre os papéis da Educação e, mais especificamente, do professor nos processos de transformações sociais e culturais da sociedade brasileira.

Objetivos

  • Promover melhoria na formação específica do professor, através da discussão dos saberes curriculares específicos e pedagógicos;
  • Apresentar ao professor estratégias pedagógicas alternativas no ensino de Química;
  • Estabelecer um diálogo entre os saberes da área específica do professor e as demais áreas do conhecimento, visando uma sólida formação teórica, tecnológica, política e ética.

Público Alvo

Graduados em Licenciatura em Química e áreas afins (Química com Atribuições Tecnológicas, Bacharelado em Química, Engenharia Química, Química Industrial, Farmácia e Biologia) preferencialmente com atuação no magistério em escolas públicas.

Estrutura Curricular

Faça o download da Estrutura Curricular do curso.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores mestres e doutores com ampla experiência na Educação Básica. Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória e/ou a área de interesse de cada docente do Curso de Especialização em Ensino de Química, acesse o link do currículo Lattes, disponível abaixo.

Docentes Titulação Currículo
Bianca Mandarinno Doutora Lattes
Daniela Meyer Fernandes Alves Doutora Lattes
Edson de Almeida F. Oliveira Doutor Lattes
Isabella Ribeiro Faria Mestre Lattes
Júlia Damazio Bouzon Mestre Lattes
Mauro Braga França Doutor Lattes
Raphael Neves Leonardo Mestre Lattes
Soraia Peres L. de Souza Mello Doutor Lattes
Coordenador Mauro Braga França

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Química é composto por um exame escrito, de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões discursivas. As questões serão formuladas por Banca Examinadora composta por docentes do Departamento de Químca do Colégio Pedro II, com base em Bibliografia apresentada em Edital. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiveram o grau mínimo de 7,0 (sete). Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios descritos no Edital.

4. Horário e Local

As aulas da Especialização em Ensino de Química ocorrem regularmente às quintas-feiras, de 18 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, no Campus Centro.

Colégio Pedro II – Campus Centro
Rua Marechal Floriano, 80 – Centro – Rio de Janeiro