Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais – Apresentação

A Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade presencial. O Curso priorizará a demanda de especialização presencial – tão cara a um campo que pressupõe o fortalecimento de diálogos, debates e afetos –, não somente do professorado da cidade do Rio de Janeiro, mas também de municípios vizinhos, do Grande Rio, da Costa Azul e da Costa Verde.

A característica fundamental de seu programa de ensino é apresentar disciplinas, objetivos, conteúdos, metodologias e práticas comprometidas com a interculturalidade e com políticas públicas artísticas, culturais e afirmativas, que privilegiam contextos e discursos de inclusão e diversidade. Deste modo, o Curso de Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais trará para a formação de seus estudantes a investigação e a pesquisa sobre a prática pedagógica das discursividades africanas e indígenas, das questões de gênero e sexualidade, da cultura visual e diferentes mídias, assim como das manifestações contemporâneas da Arte – todas essas, questões emergentes na sociedade atual e necessárias à formação docente, sugerindo a elaboração e a dinamização de currículos escolares desfronteirizados e inclusivos.

A Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais é oferecida pelo Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II.

Objetivos

  • Desenvolver e aprofundar a formação teórica e prática de licenciados nas áreas de História da Arte/Educação Artística, Artes Visuais e Belas Artes;
  • Especializar profissionais em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, contribuindo para a formação de pesquisadores e congregando produções acadêmicas de qualidade sobre sua história, fundamentos, questões e práticas;
  • Identificar e utilizar diferentes teorias, metodologias e técnicas pedagógicas inerentes ao Ensino de Artes Visuais;
  • Desenvolver projetos específicos da área de Ensino de Artes Visuais, assim como projetos interdisciplinares para utilização em instituições pedagógicas e/ou pertinentes ao terceiro setor.

Público alvo

A especialização é voltada para professores de Artes Visuais que atuem nas diferentes redes de ensino: municipal, estadual, federal e privada ou em projetos de educação não-formal. Poderão inscrever-se os docentes que possuam diploma ou certidão de conclusão de curso de licenciatura em Artes Visuais, Artes Plásticas/História da Arte ou Belas Artes, realizado por instituição reconhecida pelo MEC.

 

Estrutura Curricular

O curso é formado por doze disciplinas. Cada uma delas possui o total de 30 horas, sendo divididas entre 24 horas presenciais (em 6 encontros de 4 horas de duração) e 6 h à distância (através da Plataforma Moodle).

  1. A arte da contemporaneidade como fundamento para o ensino da Arte
  2. Artes Visuais e culturas na escola: do direito ao desafio – teorias e práticas
  3. Relações étnico-raciais, artes africanas e afro-brasileiras no ensino de Artes Visuais
  4. Narrativas da História da Arte e das Imagens
  5. Arte, mídias e culturas
  6. Perspectivismos ameríndios e saberes urgentes no terreno educacional em Artes Visuais
  7. Gênero e sexualidade no ensino de Artes Visuais
  8. Análise e elaboração de currículos em Artes Visuais
  9. Cultura Visual e cotidiano escolar: aulas de Artes Visuais como processo de criação artística
  10. Tópicos especiais em Artes Visuais e Educação
  11. Metodologia de Pesquisa
  12. Seminário de pesquisa em Artes Visuais