CERN “Beamline for Schools”

Publicado em

cern desc

Estudantes de ensino médio enviam projeto a renomado laboratório de física de partículas na Suíça.

Alunos do Colégio Pedro II, CEAT e CEFET participam da competição internacional proporcionada pelo CERN “Beamline for Schools” para estudantes de Ensino Médio. O Beamline for Schools é uma competição oficial realizada pelo CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) ,focado em física de partículas, na Genebra, Suíça. O intuito é incentivar estudantes de ensino médio de todo o mundo a se interessarem pelo meio científico relacionado à física quântica. Os grupos devem propor um experimento para ser realizado nos aceleradores do CERN. Os prêmios variam desde uma viagem com todas as despesas pagas ao local do acelerador até certificados de participação e detectores de raios cósmicos.

A iniciativa veio da aluna Júlia P. Ceddia (Colégio Pedro II- campus Realengo) que formou um grupo em conjunto com os estudantes Guilherme Vaccariello ( Colégio Pedro II- campus Engenho Novo), Laísa Tatiana ( Colégio Pedro II- campus São Cristovão) , Daniela Neves ( Colégio Pedro II- campus Humaitá), Yan Younes ( Colegio Pedro II- campus Realengo), Pedro Alípio ( CEFET- UNED Itaguaí) , Antônio Riba ( CEAT) e os instrutores José Abdalla Helayël Neto ( Pesquisador titular, CBPF), Leonardo Ospedal ( pós-doutorando no CBPF) e Otoniel do Amaral ( professor de física do Colégio Pedro II- campus Realengo).

cern

Da esquerda para a direita: Antônio Riba, Guilherme Vaccariello, J. A. Helayël, Laísa Tatiana, Júlia Ceddia, Yan Younes, Daniela Neves e Pedro Alípio

O trabalho proposto pela equipe é “Aspectos da eletrodinâmica não-linear” que se baseia nos limites de J.C. Maxwell e a linearidade, além de pesquisar a natureza da não-linearidade eletromagnética (como o funcionamento do campo eletromagnético em zonas de alta energia). Caso haja a interação fóton-fóton, é possível considerá-la como uma evidência da existência da não-linearidade. A proposta do vídeo feito por eles pode ser encontrado em:

https://www.youtube.com/watch?v=6P1E3WnTQ88

Recentemente, o grupo foi convocado para apresentar seu projeto no programa MasterClass do CBPF.

Este ano os grupos vencedores irão para o laboratório de física de partículas DESY, em Hamburgo, na Alemanha. Anseia-se por um bom resultado da equipe.

Aos interessados, o link da competição :https://beamlineforschools.cern/

 

Categorizado em GEAF

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress