ONHB – 1º lugar no estado do Rio de Janeiro

Publicado em

ONBH 11 (1)

Estudantes do Campus Realengo II conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A equipe HOBSBRABOS, formada pelos alunos Gabriel de Lima Camacho (turma 1305), Luccas dos Santos Serra (turma 1305) e Nathan Barros Ferreira (turma 1303), orientada pelo professor Alessandro Paz Ferreira, foi convocada para a etapa final da olimpíada que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em Campinas.

A cada ano, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas – SP), vem testemunhando um significativo crescimento no número de estudantes interessados em enveredar pelos caminhos da pesquisa e do desafio do conhecimento. São jovens de todo o país, atraídos por esse evento que, pautado no fomento ao espírito investigativo e reflexivo sobre a nossa história e no exercício de análise de documentos os mais variados, oferece a seus participantes a experiência de vivenciar algumas facetas que qualificam o ofício do historiador.

Participam da ONHB equipes com 4 componentes cada: 3 estudantes (a partir do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio) e um professor de História do colégio como orientador. A competição consiste em seis fases online, com duração de seis dias cada, nas quais as equipes devem resolver questões de múltipla escolha (em geral, com uma alternativa errada e três corretas, que pontuam mais ou menos de acordo com sua profundidade e densidade) e realizar determinadas tarefas. A fase sete consiste na fase final, sempre realizada presencialmente na UNICAMP, grande sonho de alunos e alunas que participam dessa desafiadora e instigante competição. Não sem razão, o número de equipes inscritas pelo Colégio Pedro II vem aumentando de forma notável nos últimos anos.

Considerando-se as três últimas edições da ONHB e a participação de estudantes do Campus Realengo II, os números praticamente falam por si só: em 2017, 8 equipes participantes; em 2018, 11; em 2019, 21 equipes, com uma classificada para a final presencial em Campinas (SP). Além desses dados, , já notáveis em si, outro digno de nota é o aumento do número de estudantes que se inscreveram, nos dois últimos anos, no projeto-preparatório para equipes representativas do Colégio Pedro II e participantes de olimpíadas científicas. Ano passado, foram solicitadas e concedidas 6 bolsas para esse fim; neste corrente ano, para o preparatório que promoverá o aprimoramento de participantes já interessados na ONHB12 (edição de 2020), foram 17 bolsas, e isso enquanto ainda está em curso a ONHB11.

Categorizado em ONHB

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress