Orquestra de Violões grava clipe em homenagem a Dorival Caymmi

Publicado em

destacada

A Orquestra de Violões da Escola de Música do Campus Realengo II prestou homenagem a Dorival Caymmi através da produção de um videoclipe da música “Pescaria”, obra integrante da “Suíte dos Pescadores”, lançada inicialmente em 1954. O local da gravação foi a centenária Colônia de Pescadores Z13, em Copacabana, bairro onde Dorival residiu os últimos anos de sua vida. Sua obra está intimamente relacionada ao mar e ele frequentava a Colônia, onde atualmente há uma estátua o representando.

O videoclipe está disponível no canal do CPII no Youtube. Sua filmagem foi realizada em 2019 e o áudio gravado em 2017 em estúdio, em projeto do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais Para Educação Musical (GTCEM), coordenado pela professora Mônica Leme. Ambas as realizações tiveram o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Culturas (PROPGPEC).

A Orquestra de Violões é um projeto extracurricular criado em 2013 sob coordenação do professor Daniel Fernandes. Seu objetivo é contribuir para a formação dos alunos do Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumento Musical, da Escola de Música do Campus Realengo II.

A incorporação de “Pescaria” no repertório da orquestra ocorreu na ocasião do evento “Realengo Canta e Toca Dorival Caymmi”, realizado pela Escola de Música em 2014, em comemoração ao centenário do compositor.

Categorizado em Escola de Música, Sem categoria

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress