INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2021 – ORIENTAÇÕES

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O ano letivo de 2021 será iniciado no dia 6 de agosto, com previsão de término em 25 de maio de 2022, conforme previsto no Calendário Escolar 2021 publicado no site oficial do Colégio Pedro II.

O planejamento do Campus foi construído com base nas normativas internas e nas orientações sanitárias e de saúde pública, em função do momento pandêmico ainda vivenciado. O Horário do Campus, com maior interação síncrona, segue os parâmetros da Portaria nº 1.203, de 27 de julho de 2021, podendo ser acessado em nosso blog na aba “Ano Letivo 2021”, assim como a Relação Provisória de Turmas.

Importante sempre lembrar que o projeto pedagógico do Colégio, para esse momento, é estruturado por atividades com interações assíncronas (sem comunicação e interação em tempo real com professores, podendo ser acessada de acordo com a disponibilidade do estudante) e síncronas (quando estudantes e professores se comunicam e interagem simultaneamente, em tempo real), permitindo ao estudante maior adequação a sua realidade.

Para o primeiro dia de aula (06/08) do ano letivo de 2021 foram programadas diversas atividades pedagógicas que se iniciam com a aula inaugural, transmitida ao vivo a partir das 9 horas e voltada para toda a comunidade escolar. A aula inaugural deve ser acessada pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/1413523 . As demais atividades da programação estarão disponíveis em nosso blog a partir do dia 04 de agosto.

As reuniões com as famílias seguirão o calendário disponibilizado em nosso blog no qual estão indicados os dias e horários dos encontros com os responsáveis. Os links para as reuniões estarão disponíveis 30 minutos antes no blog do Campus e serão enviados por mala direta.

Como o Campus ainda se encontra sem atividades presenciais, reforçamos a necessidade de acompanhamento das informações no blog e na plataforma Moodle.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O CAMPUS

1 – Protocolo do Campus: Responsável pelo recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos.

E-mail: protocolocre2@cp2.g12.br

Telefone: (21) 2163-4827 (de 9h às 15h, dias úteis)

Atendimento presencial somente por agendamento prévio por telefone ou e-mail.

 

2 – Centro de Inclusão Digital: Espaço destinado a promover atividades que possibilitem a inclusão digital da comunidade de Realengo e adjacências. Aberto para atender, excepcionalmente, aos discentes com dificuldades de acesso remoto em suas residências.

E-mail: bibdigital@cp2.g12.br

Telefone: (21) 2163-4821 (de 9h às 16h, dias úteis)

Atendimento presencial somente por agendamento prévio por telefone ou e-mail e de acordo com os Protocolo de Acesso ao Campus.

 

3 – SOEP: Responsável pelo acompanhamento da vida escolar do estudante, da orientação educacional e da supervisão das atividades de ensino.

Blog: https://soepr2.blogspot.com/

E-mail: soep.r2@cp2.g12.br

E-mail PROEJA: proeja.r2@cp2.g12.br

Para melhor atendimento e celeridade, veja no quadro abaixo a organização dos Orientadores por segmento e turma para que seja realizado contato via e-mail citando a qual Orientador você deseja que verifique a sua dúvida e ou solicitação.

Atendimento preferencialmente de forma remota, caso haja a necessidade de atendimento presencial o mesmo somente será realizado com o agendamento prévio por e-mail.

4 – Biblioteca: Responsável pela promoção dos serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar.

E-mail: bibrealengo2@cp2.g12.br

Atendimento presencial somente por agendamento prévio por e-mail.

 

5 – Assessoria da Direção: Responsável pela organização e controle dos compromissos da Direção Geral, atendimento inicial do público interno e externo e assessoramento estratégico.

E-mail: assessoriadgr2@cp2.g12.br

Atendimento presencial somente por agendamento prévio por e-mail. Dentro em breve organizaremos a escala para atendimento presencial sem agendamento.

 

PERGUNTAS IMPORTANTES

Como serão realizadas as atividades remotas? 

Serão realizadas de forma síncronas e assíncrona, oferecidas semanalmente. As atividades remotas serão realizadas conforme planejamento de cada disciplina, por meio de trabalhos, pesquisas, questionários ou de outros instrumentos didáticos-pedagógicos.

 

Quais serão os horários para as atividades remotas?

As atividades assíncronas, poderão ser acessadas a qualquer horário que o discente achar conveniente, respeitando o calendário do Campus e as publicações dos docentes. Quanto às atividades síncronas (tempo real com o professor), o discente deverá acompanhar o Horário do Campus apresentado em nosso Blog, com atenção ao devido link de acesso na plataforma.

Conforme regulamentação institucional, as atividades síncronas serão realizadas respeitando a Turma e Turno originais do discente e postadas dentro do seguinte horário:

Manhã – entre 9h e 12h

Tarde – entre 13h30min e 16h30min

Noite – a partir das 18h30min

ATENÇÃO estudantes dos Cursos Técnicos de Música e Administração, do diurno, as disciplinas técnicas têm horários específico e acontecem no turno oposto ao da formação geral.

Aos sábados as atividades serão sempre assíncronas, havendo postagens quando da necessidade de cada disciplina, complementando a carga horária semanal para os discentes.

 

Como será realizado o controle de frequência? 

Para o ano letivo de 2021, haverá o Diário de Classe Virtual, onde o professor fará o registro dos acessos às atividades na plataforma Moodle, das atividades síncronas e o controle da realização das tarefas propostas. Outras formas de registro poderão ser utilizadas em situações excepcionais.

 

Como serão realizadas as avaliações?

As avaliações deverão ser formativas, ou seja, de forma processual, a critério das equipes disciplinares. A recomendação é priorizar a participação discente nas atividades propostas e da realização das tarefas. Para o cumprimento do ano letivo, o discente deverá comprimir, ainda, 75% de frequência, registrados no Diário de Classe Virtual do professor de cada componente curricular.

A avaliação será realizada em dois momentos (certificações), com períodos previamente definidos e divulgados pelo Campus, a partir do planejamento das disciplinas e dos critérios de pontuação previstos na Portaria nº 1.203/2021.

Para a promoção, o mínimo a se atingir é a nota 5,0 (cinco) de Média Anual, em cada um dos componentes curriculares, obtido conforme fórmula a seguir:

Média Anual = 1ª certificação + 2ª certificação
             2

Caso a Média Anual, em cada componente curricular, seja inferior a 5,0 (cinco), será realizada uma nova etapa de avaliação, para que seja obtida uma Pontuação Final de Verificação (PFV). Após essa etapa, será calculada a Média Final, conforme fórmula a seguir:

Média Final = Média Anual(x1) +  PFV (x4)
5

Caso o resultado seja igual ou superior a 5,0 (cinco) na Média Final, o estudante estará apto a promoção.

 

Qual será a plataforma adotada pelo Campus para as atividades remotas? 

Conforme normativas institucionais, a plataforma deverá ser a mesma para todos os Campi II e III, sendo assim, será utilizada a plataforma Moodle. Para maior segurança e controle, o acesso a plataforma deverá ser realizado pelo e-mail institucional do aluno (GSuite). Assim, verifique se já recebeu seu novo e-mail e se realizou a devida autorização no ato da matrícula ou da renovação de matrícula, pelos formulários aplicados pelo Campus.

Para as atividades síncronas do Google Meet, será obrigatória a utilização da conta institucional.

Caso ocorra algum problema no acesso, envie e-mail para ava@cp2.g12.br, com cópia para cre2@cp2.g12.br, para acompanhamento da demanda.

A Cartilha de Acesso ao Moodle já está em nosso Blog.

 

Haverá distribuição de materiais didáticos de apoio? 

A distribuição de material didático dependerá do entendimento das equipes disciplinares. Se as equipes decidirem favoravelmente pela entrega dos materiais, a Direção organizará a entrega conforme o Protocolo de Acesso ao Campus, viabilizando os procedimentos necessários para a distribuição.

 

Haverá possibilidade de transferências de turno ou de campus?

As transferências já foram realizadas. Todos os casos especiais deverão ser encaminhados para análise da Direção e remetidos a PROEN para parecer final. Verificar os procedimentos para o requerimento junto ao Protocolo do Campus.

 

Continuemos com nossos cuidados e respeitando as orientações de saúde pública.

 

Direção Geral. 

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