Educação Musical

Publicado em

Arquivo em PDF com a nossa proposta com a canção processo “O tempo está diferente”.

Proposta canção processo

Queridos alunos e queridas alunas, lançamos aqui uma proposição em caráter totalmente voluntário, a partir do vídeo da canção processo “O tempo está diferente”, desenvolvido pela equipe de Educação Musical do campus Realengo II (regular).

Compomos coletivamente ao longo dos meses de maio e junho deste ano de 2020. Durante este processo evidenciamos aquilo que cantamos com alegria e esperança: a música pode nos unir. Compondo, cantando, tocando e gravando estreitamos nossos laços, compartilhamos ideias e muito prazer em fazer música com o outro, conhecendo e respeitando os tempos, os sentimentos e as emoções que cada um está vivenciando.

Trazer o registro deste processo para vocês nos traz uma enorme satisfação. É o que acreditamos! É o que buscamos incentivar! Que se expressem, que dialoguem, que sintam satisfação em fazer música sozinhos ou no encontro com os outros!

Gostaríamos de sugerir, ler, ouvir, assistir, pelos meios que forem possíveis e para aqueles que se sintam em condições, os relatos poéticos de vocês desses tempos que temos vivido.

Pode ser por meio de uma música composta por vocês e gravada no celular em áudio, com instrumento musical, sem instrumento, um canto, uma poesia ou um pequeno texto, frases, palavras, um desenho ou uma produção artística em linguagem visual, um vídeo, de acordo com os recursos possíveis. Disponibilizamos o e-mail da equipe (musicacp2real2@gmail.com) para o envio das produções de vocês e ressaltamos que estamos disponíveis para interagir no processo de suas criações e auxiliar com dúvidas relacionadas à produção, gravação e tudo mais que desejarem partilhar conosco.

Essa atividade não se limita a séries e nem segmento específico. É aberta a todos. A proposta é que possamos reunir esses materiais enviados pelos estudantes e compor uma narrativa artística coletiva da nossa comunidade, uma espécie de “Bosque cultural virtual”, a exemplo do evento que todos os anos fazemos no Campus Realengo II com um palco e microfone aberto para performances. Propomos esse bosque alternativo para que possamos estar mais próximos nesse momento.

Então o convite está feito e novamente ressaltamos, em caráter absolutamente voluntário, pois entendemos a complexidade do momento, as limitações de acesso e que a atividade proposta não se caracteriza como EAD, ensino remoto ou qualquer modalidade nesse sentido e não se propõe a substituir aulas presenciais. Nosso intuito é estarmos mais próximos de alguma maneira.

Além dessa proposição a equipe está trabalhando em uma série de materiais que serão disponibilizados, bem como um formulário de consulta aos estudantes para que deixem sugestões e opinem sobre que tipo de material seria interessante ser produzido pelos professores de música para a comunidade do nosso Colégio.

Um forte abraço de toda a equipe de música e com muitas saudades!

Ana Laura, Karina, Leo e Ricardo.

Professoras e professores do Colégio Pedro II – Realengo II

 

LETRA DA MÚSICA

O tempo está diferente

Composição de Ana Laura Simão, Karina Neves, Leo Stefano e Ricardo Cotrim

O tempo está diferente

E há muito tempo que não se escutou

Cuidar do outro é cuidar da gente

Essa é a mensagem que se passou

O tempo está diferente

E com ele tudo que ficou

Ter sua vida, planos e sonhos

Virado ao avesso nesse mundo que mudou

Mas a música pode nos unir

E conectar nossos sentimentos e emoções

E a música no tempo a seguir, da janela vai se ouvir

Música vai se ouvir

Lua já vem aqui

Música vai se ouvir

Lua já vem aqui

Contando o tempo…

Categorizado em

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress