Escola de música

Acesse o site da Escola de Música.

A E

IMG_20161130_145337420_HDR

scola de Música do Colégio Pedro II está localizada no Campus Realengo II e foi inaugurada em 12 de março de 2012. O projeto da Escola foi idealizado por Wilson Choeri, ex-diretor do Colégio Pedro II.

Atualmente, a Escola abriga um anexo (estúdio de gravação); auditório para recitais e apresentações, com camarins, salas para guardar instrumentos e um amplo foyer para recepções; além de salas de aula.

Cursos oferecidos

A proposta da Escola de Música é atender a comunidade local oferecendo cursos de instrumentos, como: trompete, clarinete, saxofone e outros instrumentos de banda – atendendo a uma média de 120 alunos por ano -; e atrações musicais com o objetivo de incentivar e ampliar a cultura da região.

Na Escola também funciona o Curso Técnico em Instrumento Musical que pertence à modalidade de Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II. O Curso Técnico atende à aproximadamente 60 alunos por ano e oferece os cursos de piano, violão e flauta transversal.

243

Os alunos fazem apresentações e recitais frequentes em festivais e eventos internos e externos como o Centenário do Samba, Kizomba e o III Encontro de Educação Musical – X Encontro Regional Sudeste da ABEM. O Coral do Campus também participa de festivais como o Festival Internacional de Corais em Belo Horizonte (MG). O Choro no Bosque, idealizado pelos professores Daniel Fernandes e Ana Paula Cruz, é realizado na última sexta-feira de cada mês e já se tornou uma tradição no campus.

No ano de 2018 a Escola de Música sediou o IV Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II – I Encontro Nacional dos Cursos Técnicos em Música recebendo representantes de vários Institutos Federais. O choro no bosque não tem sido realizado, mas sim o Projeto Espaço Aberto que acontece na primeira sexta-feira de cada mês. Esse projeto tem por objetivo estimular os alunos a mostrarem suas produções musicais, ainda que não tenham sido desenvolvidas em sala de aula, já que metade do programa apresentado no evento é construído previamente e a outra metade é construída na hora de acordo com o desejo dos alunos.

Corpo docente

O corpo docente da Escola de Música é composto de dois instrutores musicais que atuam nos cursos livres e de seis professores que atuam no curso técnico.

  • Instrutores:

Marcos Antônio de Souza – Cavaquinho

Ubiratan de Almeida – Instrumentos de Banda

IMG_20161201_145144675_HDR

  • Professores:

Ana Cristina Santos de Paula (Coordenadora da Escola de Música e do Curso Técnico em Instrumento Musical) – harmonia de teclado I e III

Ana Paula Teixeira Cruz – Flauta transversal

Daniel Costa Fernandes – Violão

Luziléia Drummond – Percepção musical, prática de coral, piano e regência do Coral do Campus RII e do Coral Melhor Idade

Renato Antônio Simões – Música/Sociedade/Cultura I, II, III; prática de conjunto I, II, III; Harmonia de teclado II e supervisão de estágio.

Solange Pereira de Abreu – Piano

Projetos de extensão

Camerata de Violões – Professor Daniel Costa Fernandes

Grupo de Flautas – Professora Ana Paula Teixeira da Cruz

Chorões do CPII – Professor Renato Antônio Simões

Coral do Campus RII e Coral Melhor Idade – Professora Liziléia Drummond


Escola de Música

Telefone: 2406-6817

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress