Napne

Núcleo responsável pela preparação da instituição para receber as pessoas com necessidades específicas. Além do atendimento aos educandos com necessidades específicas no que diz respeito ao ingresso, a permanência na instituição e a saída para o mundo do trabalho.

O NAPNE é responsável por: 

  • Oferecer suporte educacional e atendimento pedagógico especializado aos estudantes com necessidades educacionais propiciando sua inclusão nos espaços e atividades do Colégio Pedro II, favorecendo seu acesso ao conhecimento e buscando desenvolver suas competências e habilidades;
  • Investigar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos estudantes encaminhando-os para os atendimentos específicos que necessita;
  • Assegurar a permanência e a efetiva inclusão dos estudantes com necessidades específicas estabelecendo e disponibilizando os meios e estratégias mais adequados de atendimento, avaliação e tecnologias assistivas que promovam seu desenvolvimento global, independência e a construção de sua autonomia;
  • Identificar, elaborar e organizar os recursos de acessibilidade física, de comunicação, de tecnologias assistivas e didático-pedagógicos, considerando as necessidades específicas de cada estudantes acompanhados pelo NAPNE;n2
  • Integrar a proposta pedagógica da escola, assegurando suporte técnico e pedagógico aos professores e funcionários que atuem com os estudantes com necessidades especiais / específicas.
  • Informar a comunidade escolar acerca da legislação e sobre as características gerais de pessoas com deficiência, transtornos que afetam a aprendizagem e/ou comportamento, inclusão escolar e acessibilidade física, na comunicação e informação, difundindo no Campus a cultura da inclusão;
  • Envolver a participação da família e buscar parceria com os profissionais que atendem aos estudantes com necessidades específicas;
  • Subsidiar a equipe técnico-pedagógica em relação ao atendimento e orientação às famílias dos estudantes com necessidades específicas;
  • Participar dos Conselhos de Classe para compartilhar e avaliar com os demais membros da equipe o trabalho desenvolvido pelo NAPNE, e para ponderar sobre possíveis encaminhamentos de outros estudantes com dificuldades na aprendizagem e/ou relacionamento;


  • Participar das reuniões de planejamento sempre que houver uma demanda dos professores ou por demanda do processo de trabalho desenvolvido pelo NAPNE.

 

     Estudantes atendidos:

n3 1º com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla) transtorno do espectro do autismo e altas habilidades;

 2º com transtornos do neurodesenvolvimento;

 3º indicado pelos professores, pelo SOEP ou nos Conselhos de Classe, para participar das atividades desenvolvidas no NAPNE, seja em caráter complementar ou suplementar considerando suas necessidades específicas

 

     

Profissionais que podem atuar  no NAPNE

 

Fonoaudiólogas, Técnicos em Assuntos Educacionais, Tradutores e Intérpretes de Libras, Revisores de Braille, Pedagogos, Psicólogos, Docentes das diferentes disciplinas e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Profissional de Apoio Escolar.

n4

n5

n6

E-mail de contato : napne.de.realengo2@gmail.com

GAPES – NAPNE

GAPES – 6º Ano

GAPES – 7º Ano

GAPES – 8º Ano

GAPES – 9º Ano

GAPES – 1º Série

GAPES – 2º Série

GAPES – 3º série

GAPES – PROEJA

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress