Napne

napne5
Material de biologia adaptado para alunos cegos por alunos videntes

O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Realengo II atende alunos com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, mental, com transtorno do espectro autista ou com superdotação ou altas habilidades em alguma área do conhecimento.  Também atende indivíduos cujas necessidades educacionais específicas, decorrente de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente ou temporário, resultem em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico e/ou em suas relações interpessoais, como por exemplo alunos com dislexia ou transtorno do déficit de atenção (TDA).

Atualmente, o Napne desenvolve atividade de acompanhamento e orientação educacional com alunos, orientação de professores, adaptação de material e provas, além de aulas de apoio com turmas reduzidas e didática adaptada à necessidade específica do aluno. O núcleo também desenvolve oficinas regularmente com profissionais do Napne e com professores das diversas disciplinas do colégio.

O Napne atende em média cem (100) alunos por ano com deficiência visual, auditiva ou intelectual, TDA ou TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), transtornos de ansiedade generalizado, autismo, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), dislexia e depressão.

Profissionais que atuam no Napne

napne 2
Cartaz com material adaptado para cegos

André Tato – professor de física e chefe do núcleo

Michele Oliveira – pedagoga

Glória Tonácio – professora

Rosana Gomes – fonoaudióloga

Clemilton Lopes – revisor de braile

Alícia Palacio e Alessandra Soares – estagiárias de pedagogia

Procedimentos para atendimento

napne
Cartaz de geografia com estratégias visuais para facilitar o aprendizado de alunos com deficiência auditiva

Para ser atendido pelo Napne é preciso que o aluno tenha sido encaminhado por médico especializado ou pelo Sesop do campus.

Sistema de avaliação diferenciado

O Napne trabalha com provas adaptadas, provas mediadas e com tempo extra para a realização das avaliações. Todas as adaptações são feitas de acordo com a necessidade específica de cada aluno com plano de ação individualizado realizado por avaliação da equipe multiprofissional do Napne.


Napne

Telefone: 2406-6822

E-mail: realengo.napne@gmail.com

napne 3
Aula de química com material adaptado

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress