Exibição do documentário “Nosso Sagrado” abre debate sobre religião de matriz afro em SCII

Publicado em

Exibição do documentário “Nosso Sagrado” abre debate sobre religião de matriz afro em SCII

No dia 27 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) em São Cristóvão II promoveu a exibição do documentário “Nosso Sagrado”, no Anfiteatro do campus. A atividade aberta a toda Comunidade Escolar do Complexo de São Cristóvão contou com a presença do diretor e roteirista Jorge Santana e fez parte dos eventos que compuseram o Mês da Consciência Negra promovidos pelo NEAB-CPII.

A atividade visou promover a discussão sobre a perseguição sofrida pelas religiões de matriz afro no Brasil.  “Buscamos conscientizar a comunidade escolar com relação ao racismo religioso, a partir do caso dos objetos sagrados subtraídos pelo Estado na primeira metade do século XX, e que não foram devolvidos até hoje”, enfatiza a professora de História (SCII) e representante do NEAB, Suelen Siqueira Julio.

Alunos Eduardo Carvalho (à esquerda) e Luis Alberto, da turma 909.
Alunos Eduardo Carvalho (à esquerda) e Luis Alberto, da turma 909.

 

O aluno Eduardo Carvalho, da turma 909 (SCII), conta que não sabia que esse material de cunho religioso estava apreendido no Museu da Polícia da cidade do Rio de Janeiro.  “Acho um desrespeito à cultura afro no Brasil, pois trata-se de uma religião e de um povo que vêm sofrendo vários preconceitos. Ninguém cometeu crime e nada justifica a apreensão desses objetos sagrados”, afirma Eduardo.

Setor de Comunicação Social CSCII

 

Categorizado em Notícia

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress