Atividade adaptada “Além das palavras: cores, sons e formas”. (NAPNE)

Publicado em

WhatsApp Image 2020-10-28 at 17.09.00

ALÉM DAS PALAVRAS: cores, sons e formas

Desde a Pré-História até a era digital em que vivemos, os seres humanos vêm desenvolvendo diversas formas de expressar seus pensamentos e emoções, contar histórias, falar de suas crenças e de fatos do dia a dia.

Somos, também, capazes de criar e recriar significados para tudo ao nosso redor através de linguagens que não envolvem a palavra. Isso ocorre quando fazemos uso da expressão corporal, como na dança e no teatro, ou quando combinamos elementos visuais (cores, formas e linhas) para produzir imagens. Contamos, ainda, com os elementos sonoros (melodia, harmonia e ritmo) para nos manifestar através da música.

A seguir, demonstraremos, nos exemplos 1 e 2, algumas formas de expressão em que não ocorre a utilização da palavra.

Exemplo 1:

Exemplo_1_Natureza_ Pain_Fogo_Regina

Esses três desenhos foram feitos por uma professora do nosso campus, Regina Lima. O primeiro, Natureza, de março de 2020, mostra as cores e os elementos de uma Amazônia onde tudo é vida. Os dois seguintes, Pain (“dor” em inglês) e Fogo, são de outubro de 2020 e representam os povos originários diante da devastação com os incêndios florestais que ocorrem neste momento.

Exemplo 2:

Exemplo_3_Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento quis homenagear a sua mãe, Lilia, e, para isso, utilizou uma música. Ao compor a canção, Milton resolveu fazê-la sem letra, pois “nada na minha vida teria sido igual se não fosse pelos meus pais, Lilia e Zino. Sem eles, certamente eu não teria chegado até aqui. (…) Essa música não tem letra, porque não existe palavra no mundo capaz de descrever a beleza dessa mulher.”

Você pode ouvir a música clicando aqui.

Os exemplos 3 e 4 apresentam a combinação entre imagem e palavra.

Exemplo 3:

Exemplo_4_grafite_pátio

Fonte: Instagram da artista. https://www.instagram.com/rafamon/

O grafite é um tipo de arte urbana que traz uma crítica social e é exposto em lugares públicos, tais como edifícios e muros. No pátio do campus São Cristóvão II, perto das mesas de pingue-pongue, temos o grafite da artista RafaMon, que utiliza cores fortes e formas diversas para expressar suas ideias e sentimentos.

Exemplo 4:

O livro Mania de Explicação nos apresenta uma menina com um jeito bastante próprio de explicar o mundo e os sentimentos. Procure observar de que modo o trecho escrito se relaciona ao que é representado no desenho.

Exemplo_5 - Angustia Adriana Falcao

Exemplo_5_ - Felicidade - Adriana Falcao (1)

Fonte: FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. Ilustração de Mariana Massarani. São Paulo: Salamandra, 2013.

ATIVIDADE

 Após os exemplos que você leu, já está preparado para encarar uma nova missão! Saiba que conseguirá realizar perfeitamente esta atividade, mesmo que não tenha participado das anteriores.

Na primeira tarefa elaborada pela Comissão de Leitura, os estudantes foram convidados a produzir definições, significados bem pessoais, para os termos que apareciam nas nuvens de palavras do Projeto Cadê Todo Mundo?. Dessa forma, a partir de suas próprias experiências, explicaram o significado de palavras como “colégio”, “saudade”, “amigo”, “fé”, entre outras.

Apresentamos, a seguir, algumas das definições produzidas. Elas estão disponíveis no MURAL VIRTUAL do nosso GLOSSÁRIO (espécie de dicionário), lá no moodle do Campus SCII:

WhatsApp Image 2020-10-28 at 20.22.50

 

Glossário_colégio_12

Glossário_família_23

Glossário_saudade_42

As definições que você leu são apenas alguns exemplos do que seus colegas criaram. Gostou?  Elas estão numeradas de acordo com o nosso glossário. Para ver todas, clique AQUI.

Agora, convidamos você a criar outras maneiras de se expressar. Desta vez, NÃO DEVERÁ UTILIZAR PALAVRAS. Que tal se imaginar como o(a) ilustrador(a) que irá fazer os desenhos para essas definições? Ou quem sabe sugerir uma trilha sonora para elas?

Siga as INSTRUÇÕES abaixo:

RELEIA as definições (explicações) dos colegas para as palavras “AMIGOS”, “COLÉGIO”, “FAMÍLIA” E “SAUDADE”.

– Percebeu que elas estão numeradas? ESCOLHA apenas UMA e ANOTE O NÚMERO daquela que você mais gostou. (Atenção! Copie o número exatamente como ele aparece no topo da definição.)

Decida COMO você irá REPRESENTAR a definição que escolheu, através de UMA das sugestões a seguir:

  • Opções visuais: desenho, pintura, colagem ou foto.
  • Opções sonoras: áudios com trechos musicais (somente melodia), ruídos ou sons do dia a dia gravados por você.

– LEMBRE-SE de que sua tarefa é produzir um TEXTO SEM PALAVRAS por meio de uma IMAGEM ou de um ÁUDIO.

Caso você nos AUTORIZE, sua produção para esta atividade também fará parte do MURAL VIRTUAL, enriquecendo o nosso GLOSSÁRIO. Envie a sua resposta no FORMULÁRIO que disponibilizamos AQUI.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para a gente: leitura.sc2@gmail.com

Comissão de Leitura

Comunicação Social CSCII 

Categorizado em Atividades Remotas

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress