Atividade “Além das palavras: cores, sons e formas”

Publicado em

WhatsApp Image 2020-10-28 at 17.09.00

ALÉM DAS PALAVRAS: cores, sons e formas

Ao longo dos tempos, os seres humanos desenvolveram diversas maneiras de expressão e comunicação. Desde a Pré-História até os dias atuais – das pinturas rupestres do Período Paleolítico aos recursos de nossa era digital –, inúmeras linguagens surgiram para dar conta da necessidade humana de expressar fatos cotidianos, crenças, histórias, emoções e pensamentos.

Dentre as formas de comunicação humana, alguns povos privilegiam, por exemplo, a transmissão do conhecimento por meio da escrita, ao passo que outras sociedades utilizam a tradição oral para preservar suas narrativas e costumes.
Somos, também, capazes de criar e recriar significados para tudo ao nosso redor por intermédio de linguagens que não envolvem a palavra. Isso ocorre quando fazemos uso da expressão corporal, como na dança e no teatro, ou quando combinamos elementos visuais (cores, formas e linhas) para produzir imagens. Contamos, ainda, com os elementos sonoros (melodia, harmonia e ritmo) para nos manifestar através da música.

A seguir, demonstraremos, nos exemplos de 1 a 3, algumas formas de expressão sem o recurso da palavra:

Exemplo 1:

Exemplo_1_Natureza_ Pain_Fogo_Regina

Esses três desenhos autorais foram feitos por uma professora do nosso campus, Regina Lima. O primeiro, Natureza, de março de 2020, mostra as cores e os elementos de uma Amazônia onde tudo é vida. Os dois seguintes, Pain (“dor” em inglês) e Fogo, são de outubro de 2020 e representam os povos originários diante da devastação com os incêndios florestais que ocorrem neste momento. Todos buscam mostrar, também, o que a artista tem percebido, pensado e sentido diante dos últimos acontecimentos relacionados ao meio ambiente. A técnica utilizada é a de lápis de cor e grafite, em papel canson.

Exemplo 2:Exemplo_2_Cesta_fundo_brancoExemplo_2_Cesta_colorida

Fonte: https://historiaeculturaguarani.org/artesanato/artesanato-transmissao-e-atualizacao-dos- saberes/simbologias-e-significados-dos-grafismos-em-cestarias/

No exemplo acima, vemos padrões de desenhos reproduzidos em objetos, como cestas, elaboradas com folhas de palmeira trançadas pelo povo indígena Mbyá Guarani, que vive no Rio Grande do Sul. Cada um deles simboliza e representa algo. O primeiro representa as casas com as portas sempre abertas, e o segundo, mais voltado para a venda aos visitantes, que se importam mais com a aparência das cestas, imita os desenhos da pele das cobras.

Exemplo 3:

Exemplo_3_Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento quis homenagear a sua mãe, Lilia, e, para isso, utilizou uma música. Ao compor a canção, Milton resolveu fazê-la sem letra, pois “nada na minha vida teria sido igual se não fosse pelos meus pais, Lilia e Zino. Sem eles, certamente eu não teria chegado até aqui. (…) Essa música não tem letra, porque não existe palavra no mundo capaz de descrever a beleza dessa mulher.”
Você pode ouvir a música clicando aqui.

Os exemplos 4 e 5 ilustram manifestações artísticas em que há a combinação entre imagem e palavra.

Exemplo 4:

Exemplo_4_grafite_pátio

Fonte: Instagram da artista. https://www.instagram.com/rafamon/

O grafite é um tipo de arte urbana que se caracteriza por sua crítica social e por estar exposto em lugares públicos, tais como edifícios e muros, sendo também, por isso, uma forma de intervenção no espaço. No pátio do campus São Cristóvão II, perto das mesas de pingue-pongue, temos o grafite da artista RafaMon, que utiliza cores fortes e formas diversas para expressar suas ideias e sentimentos. Nesse caso específico, a artista trabalhou o conceito de “igualdade”.

Exemplo 5:

O livro Mania de Explicação nos apresenta uma menina com um jeito bastante próprio de explicar o mundo e os sentimentos. Ao ler algumas de suas passagens, procure observar de que modo o trecho escrito se relaciona ao que é representado no desenho.

Exemplo_5 - Angustia Adriana Falcao

Exemplo_5_ - Felicidade - Adriana Falcao (1)

Fonte: FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. Ilustração de Mariana Massarani. São Paulo: Salamandra, 2013.

ATIVIDADE

 Após os exemplos que você leu, já está preparado para encarar uma nova missão! Saiba que conseguirá realizar perfeitamente esta atividade, mesmo que não tenha participado das anteriores.

Na primeira tarefa elaborada pela Comissão de Leitura, os estudantes foram convidados a produzir definições, significados bem pessoais, para os termos que apareciam nas nuvens de palavras do Projeto Cadê Todo Mundo?. Dessa forma, a partir de suas próprias experiências, explicaram o significado de palavras como “colégio”, “saudade”, “amigo”, “fé”, entre outras.

Apresentamos, a seguir, algumas das definições produzidas. Elas estão disponíveis no MURAL VIRTUAL do nosso GLOSSÁRIO (espécie de dicionário), lá no moodle do Campus SCII:

Glossário_colégio_12

Glossário_família_23

Glossário_nostalgia_31

Glossário_saudade_42

Lembre-se de que esses são apenas alguns exemplos do que seus colegas produziram. Gostou? Para ver o glossário completo, clique aqui.

Agora, convidamos você a desenvolver e compartilhar conosco outras maneiras de representar as definições do glossário. Desta vez, você NÃO DEVERÁ UTILIZAR PALAVRAS. Que tal se imaginar como o (a) ilustrador (a) do nosso glossário no mural virtual? Ou quem sabe sugerir uma trilha sonora para as definições?

Siga as INSTRUÇÕES abaixo:

Acesse o MURAL VIRTUAL DO GLOSSÁRIO e leia as definições que lá se encontram.

Escolha, então, somente UMA delas e leia-a atentamente.

– Percebeu que as definições estão numeradas? Anote o número daquela que você escolheu.

Decida que linguagem irá utilizar para representar a definição escolhida.

  • Opções visuais: desenho, pintura, colagem ou foto.
  • Opções sonoras: áudios com trechos musicais (somente melodia), ruídos ou sons do dia a dia gravados por você.

– Lembre-se de que sua tarefa é produzir, agora, um TEXTO SEM PALAVRAS, seja por IMAGEM ou ÁUDIO.

Caso você nos AUTORIZE, sua produção para esta atividade também fará parte do MURAL VIRTUAL, enriquecendo o nosso GLOSSÁRIO. Envie a sua resposta no FORMULÁRIO que disponibilizamos AQUI.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para a gente: leitura.sc2@gmail.com

Comissão de Leitura

Comunicação Social

Categorizado em Atividades Remotas

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress